Buscar

Festival Kia Motors do Cavalo Lusitano acontece em Tatuí (SP), de 9 a 11/12


Para encerrar o calendário 2016, a Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL) realiza um grande evento no próximo fim de semana (09 a 11/12). As atividades acontecem no Centro Hípico de Tatuí (SP), onde haverá competições funcionais e concurso para eleger os melhores machos e fêmeas do plantel nacional da raça.

Já virou tradição

Todo final de ano, o Centro Hípico de Tatuí se torna foco das atenções dos amantes do Cavalo Lusitano. Lá, o Festival Kia Motors do Cavalo Lusitano define os títulos da temporada do Campeonato Paulista de Adestramento, Campeonato Brasileiro de Equitação de Trabalho (duas competições abertas a animais de várias raças) e, ainda, quem vai levar os títulos de “Melhor Criador” e “Melhor Expositor” de 2016.

Adestramento: Campeonato Paulista define os campeões de 2016 no Festival Kia do Cavalo Lusitano de Tatuí e um carro 0 km será sorteado entre os competidores.

(foto Max Araújo Rodrigues)

Na intensa programação, destaque também para a festa dos 25 anos da Coudelaria do Castanheiro, ocasião em que a ABPSL fará homenagem à equipe olímpica de Adestramento nos Jogos do Rio 2016, toda formada com cavalos Lusitanos.

Confira as atrações

MODELO E ANDAMENTOS – Vitrina da criação nacional, o concurso de morfologia reúne os melhores produtos do plantel nacional, em uma disputa direta entre animais do mesmo sexo e geração. As disputas acontecem no picadeiro coberto, a partir de sexta-feira (9/12), terminando no domingo (11) com a definição dos grandes campeões fêmea e macho e, entre eles, o Campeão dos Campeões.

CRIADOR/EXPOSITOR – O ranking da temporada termina no Festival Kia Motors do Cavalo Lusitano de Tatuí, definindo quem leva os títulos de Melhor Criador e Melhor Expositor do Ano, em uma soma de pontos que considerou todos os festivais e a Expo Internacional.

APROVAÇÃO DE GARANHÕES - Última oportunidade do ano antes do início da temporada de monta de 2017, é o momento em que os criadores apresentam seus animais para serem avaliados para reprodução. Atração da tarde de sábado (10/12), depois do concurso de Modelo e Andamentos, no picadeiro coberto.

CAMPEONATO PAULISTA DE ADESTRAMENTO - A maior e mais concorrida competição dessa modalidade olímpica no país, aberta a todas as raças, passou a ser realizada em seis etapas a partir de 2016. A competição tem organização conjunta da Federação Paulista de Hipismo (FPH) e Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL). Em Tatuí, serão revelados os campeões da temporada 2016 com a final do ranking.

A premiação é outro diferencial desse ano, pois a ABPSL vai sortear um carro popular da marca Kia entre todos os conjuntos que cumpriram o regulamento da FPH. O proprietário do animal do conjunto sorteado leva o carro. Essa última etapa vai ter peso dois e, para concorrer ao título de “campeão 2016” em sua série/categoria, é necessário que o conjunto tenha participado de no mínimo quatro etapas.No sábado (10/12) a disputa começa às 8h; no domingo (11/12) às 9h, na pista de Adestramento. O resultado da etapa sai da soma dos dois dias de competição.

CAMPEONATO BRASILEIRO DE EQUITAÇÃO DE TRABALHO - A competição oficial da ABPSL, que voltou a fazer parte do calendário 2016, promove a sua IV Etapa no Festival. Aberta a todas as raças, a disputa reúne desde crianças (a partir de oito anos) a atletas profissionais, divididos em diferentes categorias distribuídas nos níveis I, II e III.

A prova de Ensino abre a programação do Festival na sexta-feira (9/12) às 11h, na pista de Adestramento. Na sequência, na pista central, acontece a Maneabilidade. A prova de Velocidade é atração no domingo (11/12), às 9h, na pista central, simultaneamente ao Adestramento, e define os campeões da etapa e da temporada. Todos os competidores participam do sorteio de uma moto 0 km.

25 ANOS DA COUDELARIA DO CASTANHEIRO – A consagrada genética selecionada por Aldo e Clélia Araújo Pinto tem se revelado na produção de campeões funcionais e de Modelo e Andamentos. Para comemorar os 25 anos dedicados à criação, a Coudelaria do Castanheiro abre seu picadeiro coberto para um coquetel na noite do sábado (10/12), a partir das 21h, onde serão apresentados os animais de destaque da coudelaria, demonstrações funcionais, além de uma homenagem que a ABPSL fará aos membros da equipe olímpica de Adestramento nos Jogos do Rio 2016, totalmente formada com cavalos Lusitanos.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

QUARTA-FEIRA (7/12) e QUINTA-FEIRA (8/12) - Entrada dos animais

SEXTA-FEIRA (9/12) - Modelo e Andamentos / Concurso de Morfologia (Picadeiro coberto)

9h – Fêmeas (categoria/geração): 2ª (L), 3ª (J), 4ª (I), 5ª (Adulto) e 6ª (éguas montadas)

A seguir – Machos: 2ª (L), 3ª (J), 4ª (I), 5ª (H), 6ª (Adultos)

IV etapa do Campeonato Brasileiro de Equitação de Trabalho

11h – Prova de Ensino da (pista de Adestramento)

A seguir – Prova de Maneabilidade (pista central)

SÁBADO (10/12)

8h – VI etapa do Campeonato Paulista de Adestramento (pista de Adestramento)

A seguir - Modelo e Andamentos: 1ª categoria, geração “M”, Fêmeas seguida dos Machos (picadeiro coberto)

A seguir: Aprovação de garanhões (picadeiro coberto)

21h – Coquetel comemorativo dos “25 anos da Coudelaria do Castanheiro” (picadeiro coberto da Coudelaria do Castanheiro)

DOMINGO (11/12)

9h – VI etapa do Campeonato Paulista de Adestramento (pista de Adestramento)

Simultaneamente – prova de Velocidade da IV etapa do Campeonato Brasileiro de Equitação de Trabalho (pista central)

A seguir – Premiação do Paulista de Adestramento e Brasileiro de Equitação de Trabalho; Final dos Grandes Campeonatos; Melhor Criador e Melhor Expositor de 2016 (picadeiro coberto)

ANOTE

Festival Kia Motors do Cavalo Lusitano de Tatuí

9 a 11/12/2016

Associação Brasileira de Criadores do cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL)

www.associacaolusitano.com.br

Atrações:

- VI etapa (Final) do Campeonato Paulista de Adestramento

- IV etapa (Final) do Campeonato Brasileiro de Equitação de Trabalho

- Modelo e Andamentos (Concurso de Morfologia)

- Comemoração “25 anos da Coudelaria do Castanheiro”

Local: Centro Hípico de Tatuí

Rodovia Senador Laurindo Dias Minhoto - Km 24, Tatuí/SP

(Trevo da CEAGESP. Entre no acesso pela marginal à direita)

#CavaloLusitano #ABPSL #Tatuí #KiaMotors #FestivalKiaMotors

6 visualizações
  • Facebook Trote&Galope
  • Instagram Trote&Galope
  • Youtube Trote&Galope

© 2014 por TROTE & GALOPE e HELENO CLEMENTE PHOTOEQUESTRE

Todos os direitos reservados. Proibido reproduzir textos ou fotos sem autorização do autor. All rights reserved.