• Facebook Trote&Galope
  • Instagram Trote&Galope
  • Youtube Trote&Galope

© 2014 por TROTE & GALOPE e HELENO CLEMENTE PHOTOEQUESTRE

Todos os direitos reservados. Proibido reproduzir textos ou fotos sem autorização do autor. All rights reserved.

Buscar

Jockey Club de São Paulo preparado para a festa do GP São Paulo de Turfe 2017


O Jockey Club de São Paulo está em plena campanha de promoção do seu maior evento do ano: Grande Prêmio São Paulo de Turfe 2017. A programação começa com a reunião do sábado (06/05), tendo o ponto alto no domingo (07/05), quando acontecem as corridas que ilustram o GP, a partir das 13h. A entrada, como sempre, é gratuita. O Hipódromo Paulistano está localizado à Av. Lineu de Paula Machado, 1263, bairro Cidade Jardim, zona oeste de São Paulo.

História do JCSP

Fundado em virtude de uma paixão repentina de um republicano por cavalos, o Jockey Club de São Paulo teve sua primeira corrida em 29 de outubro de 1876, no Hipódromo da Mooca, quando ainda estava instalado na rua Bresser. Somente 65 anos mais tarde, foi inaugurado o atual Hipódromo da Cidade Jardim.

Aquele republicano era Rafael Aguiar Paes de Barros, advogado que defendia causas extravagantes como o fim da escravidão e, em pleno regime monárquico, foi eleito vereador pelo Partido Republicano Paulista. Com a esperança de abrandar seu gênio exaltado, o Barão de Itu, seu pai, o enviou para uma viagem à Europa, de onde voltou entusiasmado com as corridas de cavalo, muito em alta na Inglaterra. Foi então que teve início o Clube de Corridas Paulistano.

Atravessando altos e baixos causados pela abolição dos escravos, proclamação da República e, mais tarde, pelas revoluções de 24, 30 e 32, o Jockey Clube sofreu sucessivas suspensões de suas corridas, mas mesmo assim foi se firmando dentro da rotina e da história da cidade. Foi de lá também que, em 28 de abril de 1912, levantou voo o aeroplano pilotado por Edu Chaves, que tentaria pela primeira vez fazer o percurso Rio-São Paulo via aérea. Já em 1920 passa a ter capacidade para abrigar 2,8 mil espectadores.

Ainda no Hipódromo da Mooca, em 1923, foi criado o Grande Prêmio São Paulo, que até hoje é uma das disputas mais importantes do turfe brasileiro.

Em 25 de janeiro de 1941, do outro lado da capital, é inaugurado o Hipódromo da Cidade Jardim, moderno e adequado aos novos tempos. Atualmente, aloja cerca de 2 mil animais puro-sangue inglês de corrida, sendo que os centros de treinamento espalhados pelo interior do estado acrescentam outro contingente de animais. Conta com quatro pistas, uma de grama com 2.119 metros, e outra de areia, com 1.993 metros de volta fechada, utilizadas para corridas oficiais. Além disso, há mais duas pistas auxiliares de areia, para treinos. Os espetáculos de corridas acontecem durante o dia e à noite, com serviços de bar e terraço panorâmico.

Jockey Club de São Paulo Avenida Lineu de Paula Machado, 1263

Cidade Jardim - Zona Oeste - São Paulo (trem Cidade Jardim) Tel.: (11) 2161-8300 e-mail: jcsp@uol.com.br site: www.jockeysp.com.br

Entrada gratuita, com funcionamento aos

sábados e domingos, das 14h às 20h

Jockey Club de São Paulo. Foto: Jefferson Pancieri/SPTuris

fonte: Site oficial de Turismo da Cidade de São Paulo

http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/br/o-que-visitar/atrativos/pontos-turisticos/199-jockey-club-de-sao-paulo

#JCSP #GPSãoPaulo2017 #Joquei #JockeyClub

0 visualização