O cor de rosa tomou conta da Sociedade Hípica de Campinas durante o final de semana (entre 24 e 27/8), com a realização da edição 2017 do Campeonato Paulista de Amazonas, único evento estadual do ano com participação exclusivamente feminina. A SHC recebeu atletas dos quatro cantos do Estado, totalizando 331 conjuntos, recepcionadas no amplo lounge ambientado com decoração temática e ocupado por diversos stands.
Disputado em quatro subdivisões com alturas distintas, mas sem divisão por categorias, meninas e mulheres, profissionais e amadoras competem lado a lado nas séries Amazonas B (1 metro), Amazonas A (1,20m), Amazonas (1,20m) e Amazonas Top (1,30m), além das Amazonas Iniciantes, de 0,40 a 0,90m.
Sábado (26/08) foi o segundo dia de provas para o Salto, com definição dos pódios das equipes e o primeiro para o Salto Iniciante, cujas categorias tiveram tanto as finais individuais quanto por equipes no domingo (27/08).
Das 52 amazonas que largaram na categoria Amazonas B, nove continuaram empatadas sem faltas após três percursos, e cinco com apenas um ponto perdido na competição. Na final por equipes, a Metropolitana II levou a melhor, vencendo com 5 pontos perdidos. O time Branco, de Ribeirão Preto, foi vice campeão com 8 pontos.
Amazonas B - 9 equipes
Campeã - Metropolitana II - 5 pontos
Giulia Malfatti / MSML Zebrino
Katharina Afrange Tuch / Enjoy da Cabana
Maria Eduarda Rosa Vianna / MC Fortuna Lutz
Maria Coelho Bento / Wimbledon TF
Vice - Ribeirão Preto Branca - 8 pontos
Giovanna Pereira Alves / SS Zinha
Luisa Parolin Ribeiro / Tempestade Santa Rosa
Marina Sbicca Pires / Dandara Lu
Dentre as 51 concorrentes da série Amazonas A, 16 conseguiram chegar ao final do terceiro percurso sem nenhum ponto perdido e oito ainda seguiram na briga com apenas uma falta. Na final por equipes, as meninas de Ribeirão Preto subiram novamente ao pódio, desta vez no lugar mais alto, conquistando o ouro sem penalidades. Granja Viana levou a prata com 4 pontos.
Amazonas A - 11 equipes
Campeã - Ribeirão Preto Branca - 0 pontos
Carolina Privato dos Santos / Caschira JMen
Gilda Gabriel Seabra / Avelã da Santa Helena
Camila Junqueira de Mendonça / Geysa HV
Ingrid Yuri Prioste / Cherry Pie
Vice - Granja Viana - 4 pontos
Sofia Rivera Porto / Latin Lover JC
Luiza Ferraz Cunha / Valentina
Paula Motta Maluf / Clarissa WE
Nicole Oazen Lua / Gordon
Já na categoria Amazonas, as moças do Clube Hípico de Santo Amaro não deram chance a ninguém e dominaram o pódio das equipes, com a Branca em 1º lugar e a Azul em 2º, 4 e 5 pontos perdidos respectivamente. Apenas seis conjuntos empataram na liderança individual para o terceiro e último dia de provas. Outros quatro totalizam 4 pontos perdidos no campeonato em um total de 29 participantes.
Amazonas - 7 equipes
Campeã - CHSA Branca - 4 pontos
Mariana Moraes de Barros / SL Bizu
Gabriela Lemos Torres / Roxanne Equiprime
Fernanda Ribeiro Pereira / Frederico SI
Vice - CHSA Azul - 5 pontos
Maria Beatriz Marra Fasanella / Miss Cher Xangó
Isabella Bretthauer / FM Dior
Victoria Martins Janz / VMJ Graffe das Umburanas
Flavia Helena Junqueira Lopes / Crystal Santa Dalila
Na principal categoria, Amazonas Top, foram 17 conjuntos em pista. Somados os resultados dos dois primeiros dias, apenas duas concorrentes seguiram sem faltas na liderança: Karina Goldmann com Wingina, por Santo Amaro, e Thais Balbino montando Pic Pic Une Aimeè, pela Hípica de Ribeirão Preto. Logo atrás, com apenas um derrube, apareceram no placar Claire Bays com 3I Kideo D'Alleume e Lucia Rivas apresentando Loreley JMen. Tanto Karina quanto Lucia integraram a equipe de ouro do CHSA, que venceu com 11 pontos perdidos. O vice-campeonato ficou com a equipe da casa.
Amazonas Top - 2 equipes
Campeã - CHSA Azul - 11 pontos
Karina Goldmann Torres / Wingina
Juliana Salles de Almeida / Bien Estelle
Barbara Monteiro de Souza / Cashmerecat
Lucia Maria Rivas Fernandez / Loreley JMen
Vice - SHC - 110 pontos
Fernanda Bianchi de Vuono / Pire Huet MPT
Marcia de Arruda Cury / Urucum 3K
Verena da Silveira Gouveia / Fellow Climber
Clique para ver os resultados completos:
fonte: FPH (Lucíola Cecchi / fotos João Markun)