Buscar

João Victor Marcari Oliva conquista pela 4ª vez o Prêmio Brasil Olímpico


Principal nome do Hipismo Adestramento no Brasil, João Victor Marcari Oliva (22 anos) recebe na noite desta quarta-feira (28/03) o cobiçado Prêmio Brasil Olímpico, promovido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). É a quarta vitória consecutiva do cavaleiro paulista que também é atleta militar. A cerimônia em homenagem aos melhores atletas do país em 51 modalidades acontece na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.

Esta é a 19ª edição do Prêmio Brasil Olímpico e, além de João Victor, outros dois cavaleiros também serão premiados: Márcio Carvalho Jorge, vencedor na modalidade Concurso Completo de Equitação (CCE) e Pedro Veniss, no Salto. A escolha dos melhores do ano foi realizada por um júri composto por jornalistas, dirigentes, ex-atletas e personalidades do esporte.

Sobre João Victor Marcari Oliva

Comemorando - em 2018 - dez anos desde sua estreia nas pistas do Hipismo Adestramento (conhecido internacionalmente como dressage), João Victor vem consolidando uma carreira brilhante, com conquistas inéditas para o Brasil na mais clássica das modalidades hípicas olímpicas.

A paixão por cavalos João Victor herdou do pai, o empresário Victor Oliva, mas foi da mãe, Hortência Marcari, ícone do basquete, que o garoto herdou o gosto e a disciplina pelos esportes. João Victor conquistou o primeiro dos cinco títulos de campeão brasileiro em 2008, de Amador, aos 12 anos. Depois, foi campeão Mirim em 2009, Junior em 2010 e 2011 e Young Riders em 2012. No entanto, foi representando o Brasil em competições internacionais que o cavaleiro registrou seus maiores feitos.

Morando na Alemanha desde 2014 e tendo como técnico Norbert van Laa (treinador de medalhistas olímpicos, mundiais e europeus), João Victor tem participado ativamente do circuito europeu ao lado dos tops mundiais da modalidade. Tendo à disposição vários cavalos, Lusitanos e de raças alemãs, João Victor, no entanto, obteve suas principais conquistas dos últimos quatro anos montando Xamã dos Pinhais, PSL de criação nacional. Nos Jogos do Rio 2016, registrou a melhor nota de um brasileiro em Olimpíadas (68.071%). No Pan de Toronto 2015, foi bronze por equipe e 7º lugar no individual com nota média final de 73.275% no Freestyle. Na Final da Taça do Mundo de 2017, em Omaha, Nebraska, Estados Unidos, registrou o melhor resultado do Brasil na competição, quando ficou em 14º lugar na geral (68,214% no GP e 70,321% no Freestyle).

Atual campeão Sul-americano, e também ouro por equipe, além o melhor atleta de Adestramento nos Jogos Sul-americanos (Odesur) de 2014, no Chile, o atleta do Ilha Verde Team também foi o melhor atleta da equipe brasileira nos Jogos Equestres Mundiais da Normandia, na França, em 2014, quando montou Signo dos Pinhais. No ranking da Federação Equestre Internacional (FEI), João Victor já é o melhor cavaleiro brasileiro na classificação geral em todos os tempos, e em 2017 obteve o melhor resultado entre os atletas da América Latina.

Atleta militar desde 2015, Sgtº.Oliva - João Victor Marcari Oliva - foi condecorado pelo Exército Brasileiro em 2017 com a Medalha do Mérito Desportivo Militar, a maior honraria concedida pelas Forças Armadas a atletas e personalidades ligadas aos esportes.

Criador, preparador e treinador

Além de representar o Brasil nas pistas de Adestramento, João Victor Oliva também vem se dedicando à criação, preparação e treinamento de cavalos. Na Europa, tem aprendido como funcionam os grandes criatórios e aplicado este aprendizado na seleção do plantel de Lusitanos e animais de raças alemãs da Coudelaria Ilha Verde, no Brasil e na Alemanha. O objetivo do jovem criador é obter animais de alto desempenho atlético, em especial para o Adestramento.

Outro projeto que vem se consolidando é o de preparador e treinador de cavalos próprios e de outros criadores para apresentá-los nas pistas europeias: “meu sonho é ser no Adestramento o que Neco Pessoa (cavaleiro olímpico, treinador e pai do campeão olímpico Rodrigo Pessoa) foi para o Salto”, planeja o jovem talento.

fonte: Assessoria de Imprensa (Rute Araújo) / foto Rui Pedro Godinho/Divulgação (João Victor Marcari Oliva montando o Lusitano Xiripiti TVF

#JoãoVictorMarcariOliva #PrêmioBrasilOlímpico

0 visualização
  • Facebook Trote&Galope
  • Instagram Trote&Galope
  • Youtube Trote&Galope

© 2014 por TROTE & GALOPE e HELENO CLEMENTE PHOTOEQUESTRE

Todos os direitos reservados. Proibido reproduzir textos ou fotos sem autorização do autor. All rights reserved.