Buscar

1ª etapa do Ranking CBH de Atrelagem Esportiva acontece nesta sexta (27/04), no Centro Hípico de Tat


ATRELAGEM - Nesta sexta-feira, o Centro Hípico de Tatuí, interior paulista, recepciona a maior festa do cavalo Lusitano no Brasil. Entre 27 e 29/04, a Expo Internacional do Cavalo Lusitano será um evento cheio de atrações, com exposição de animais, provas funcionais, disputas internacionais, fóruns e leilão de exemplares do Puro Sangue Lusitano, organizado pela Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL).

Atrelagem Esportiva é uma das modalidades em que o cavalo Lusitano se destaca e, já no primeiro dia (27/04), serão realizados dois desafios: a I Etapa do Ranking Brasileiro de Atrelagem Cones (Maneabilidade) - disputa promovida pela CBH e aberta a todas as raças - e o inédito Derby do Cavalo Lusitano, também na pista de Cones/Maneabilidade. Durante o programa, serão homenageados os condutores brasileiros que, montando animais da raça, competiram na tradicional Feira de Golegã, em Portugal, no final de 2017, e os cavalos Lusitanos classificados no Ranking da CBH (em 2016 e 2017).

A Expo Internacional do Cavalo Lusitano, criada oficialmente a partir da década de 1970, é realizada anualmente e tornou-se uma vitrina da qualidade do plantel da raça presente no país desde a colonização. Segundo a organização, a criteriosa seleção genética e funcional do plantel brasileiro é referência mundial.

Esta será a 37ª Exposição Internacional do PSL, considerada a mais importante mostra do cavalo Lusitano nas Américas, que volta a ser realizada conjuntamente à 3ª edição do IRDM – International Riding & Dressage Meeting. Também faz parte das atrações o 17º Leilão Internacional Luso Brasileiro, restrito a convidados, a ser realizado na Coudelaria do Castanheiro, também em Tatuí.

Os três eventos reúnem criadores, proprietários, profissionais do cavalo e cavaleiros de diferentes regiões do Brasil e do exterior, além de atrair empresários de diversos segmentos, produtores rurais e admiradores do cavalo Puro Sangue Lusitano. A programação se destaca também quanto aos Concursos de Morfologia – Modelo e Andamentos, competições funcionais de Adestramento, Atrelagem, Equitação de Trabalho e Salto.

Atrações

No Concurso de Morfologia (Modelo e Andamentos), os melhores representantes da raça, divididos por sexo e categoria de idade, são avaliados por juízes nacionais e internacionais. Durante a Exposição também acontece a “Aprovação de garanhões”, momento em que os criadores apresentam seus animais para serem avaliados para reprodução.

No Adestramento, serão realizadas competições de caráter nacional como a II Etapa da Copa ABPSL e um Concurso de Adestramento Nacional (CAN) organizado pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), e, em especial, um Concurso de Dressage Internacional (CDI3*) na programação do IRDM/CBH e Federação Equestre Internacional (FEI), válido como qualificativa para formação da equipe brasileira para os Jogos Equestres Mundiais de Tryon 2018, nos Estados Unidos. O Adestramento também terá um fórum internacional com palestras de três experts em cavalo atleta: o alemão Peter Holler, juiz FEI 5*, Marco Pestana, ferrador de Portugal, e a veterinária brasileira Maria Santina Moral.

Na Equitação de Trabalho, o “Desafio Internacional” conta com competidores dos Estados Unidos, México, Portugal e Brasil. Esporte de origem europeia e introduzido no Brasil pelo cavalo Lusitano, a Equitação de Trabalho é um simulacro de situações encontradas pelo cavalo na lida do campo.

Outra atração funcional é a II Etapa da Copa ABPSL de Salto, o mais popular entre os esportes hípicos em que o cavalo Lusitano, por sua montabilidade e mansidão, é a montaria ideal para quem está se iniciando e para quem compete em provas com obstáculos até 1.30m.

Leilão

Para quem deseja adquirir cavalos Lusitanos, a oportunidade está no XVII Leilão Internacional Luso Brasileiro que acontece no sábado (28/04), às 17h, no picadeiro da Coudelaria do Castanheiro, 500 metros distante do palco da Expo/IRDM e também propriedade da criadora Clélia Araújo Pinto, convidada especial como vendedora de Victor Oliva e João Victor Marcari Oliva (Coudelaria Ilha Verde), idealizadores do leilão, que voltam a contar com outro convidado, Manuel Tavares de Almeida Filho, da Coudelaria Rocas do Vouga, de Itu (SP).

Referência mundial em comercialização do cavalo Lusitano, o leilão disponibilizará ao mercado animais montados e prontos para competições, como Adestramento, Equitação de Trabalho e Salto, além de matrizes e animais jovens que representam o que existe de excelência na seleção da raça.

Eventos sociais como shows musicais e exposição de arte também fazem parte do evento.

XXXVII Exposição Internacional do PSL - evento aberto ao público

CENTRO HÍPICO DE TATUÍ

Rodovia Senador Laurindo Dias Minhoto, km 24 (no trevo do Ceagesp, acessar pela marginal direita, em Tatuí (SP).

ABPSL – Informações (11) 3729-4439

www.associacaolusitano.com.br

abpsl@associacaolusitano.com.br

fonte: ABPSL

#IRDM #Atrelagem #ExpoInternacionaldoCavaloLusitano #Tatuí

0 visualização
  • Facebook Trote&Galope
  • Instagram Trote&Galope
  • Youtube Trote&Galope

© 2014 por TROTE & GALOPE e HELENO CLEMENTE PHOTOEQUESTRE

Todos os direitos reservados. Proibido reproduzir textos ou fotos sem autorização do autor. All rights reserved.