HIPISMO - Doda Miranda e Marcello Artiaga, cavaleiros top do Brasil, são os idealizadores da disputa por equipes, que terá 9 etapas e vai incrementar a temporada hípica em 2019. Regulamentos estão aprovados pela Confederação Brasileira de Hipismo; na próxima semana, serão divulgadas as primeiras equipes.
O regulamento do Extreme Team's Challenge (XTC), competição inédita por equipes que acontece de abril a dezembro de 2019 e que vai distribuir cerca de R$ 2 milhões em espécie, está aprovado pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH).
Doda Miranda e Marcello Artiaga, idealizadores e organizadores do XTC (foto Divulgação)
Idealizado e organizado pelo medalhista olímpico e pan-americano Alvaro Affonso de Miranda Neto, Doda, e pelo medalhista pan-americano e treinador Marcello Artiaga, o XTC contará com 8 etapas e um PlayOff, que serão realizados em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Campinas (SP) – sob a supervisão da Federação Paulista de Hipismo, Federação Equestre do Estado do Rio de Janeiro e Federação Paranaense de Hipismo, com a chancela da Confederação Brasileira de Hipismo. Até 16 equipes, compostas por 7 a 10 atletas, podem participar.
Os regulamentos do Extreme Team's Challenge 2019, para as oito etapas da competição e o Playoff, foram aprovados e assinados pela CBH praticamente sem nenhuma alteração. A única sugestão da entidade se refere à janela para inclusão de novos cavaleiros às equipes. A formação das equipes está bem avançada e será divulgada na próxima semana, juntamente com lançamento do portal do evento.
Originalmente, as equipes teriam de definir seus atletas até 21 de janeiro e só poderiam alterar a lista em julho. Com a sugestão da CBH ao regulamento, as equipes com 7, 8 ou 9 cavaleiros e/ou amazonas não ficam mais limitadas ao período estabelecido anteriormente na janela de inclusão e podem, agora, adicionar atletas durante toda a temporada, respeitado o limite máximo de 10 atletas, desde que até 7 dias antes da próxima competição do XTC.
“Fora esta sugestão, o regulamento foi integralmente aprovado, o que demonstra, de forma inequívoca, que a Confederação Brasileira de Hipismo, as Federações Estaduais e os Clubes envolvidos darão todo o apoio ao projeto e consideram o Extreme Team's Challenge de grande importância para a continuidade da evolução do Hipismo Brasileiro, tanto organizacional quanto tecnicamente”, destaca Marcello Artiaga.
Calendário definido – Com a participação de competidores de todo o país, abrangendo desde amadores e jovens promessas do hipismo brasileiro a consagrados ginetes com experiência internacional, o Extreme Team's Challenge terá sua programação em 9 atos, sendo 8 competições na temporada regular (de abril a novembro) e um Play Off, em dezembro. Em cada competição, a cidade-sede será a capital do hipismo no Brasil. Abaixo a relação de etapas, datas e locais de competição:
1ª Etapa – Sociedade Hípica Paulista (São Paulo, SP) – de 4 a 7 de abril 2ª Etapa – Sociedade Hípica Paranaense (Curitiba, PR) – de 25 a 28 de abril 3ª Etapa – Clube Hípico de Santo Amaro (São Paulo, SP) – de 30 de maio a 2 de junho 4ª Etapa – Haras Albar (Campinas, SP) – de 7 a 9 de junho 5ª Etapa – Sociedade Hípica Paulista (São Paulo, SP) – de 13 a 16 de junho 6ª Etapa – Clube Hípico de Santo Amaro (São Paulo, SP) – de 4 a 8 de setembro 7ª Etapa – Sociedade Hípica Paulista (São Paulo, SP) – de 25 a 29 de setembro 8ª Etapa – Sociedade Hípica Brasileira (Rio de Janeiro, RJ) – de 21 a 24 de novembro Play Off – Sociedade Hípica Paulista (São Paulo, SP) – de 5 a 8 de dezembro
fonte: Imprensa CBH (Carola May / Rute Araújo)