HIPISMO - Philippe Guerdat, pai do campeão olímpico Steve Guerdat, liderou a França na conquista do ouro na Rio 2016. Além das principais Copas Nações na temporada, o grande desafio será o Pan-americano 2019, valendo vaga para Tóquio 2020.
O suíço Philippe Guerdat, treinador da equipe francesa campeã olímpica, assumiu o treinamento do Time Brasil de Salto. Guerdat, 68, é pai do campeão olímpico 2012 Steve Guerdat, atual nº 1 do mundo. Como cavaleiro Philippe Guerdat integrou a equipe suíça em Olimpíadas, Jogos Equestres Mundiais e Campeonatos Europeus.
Phillippe Guerdat em registro ao lado do filho, nas Olimpíadas Rio 2016 (arquivo)
Na função de treinador, Guerdat esteve à frente das equipes da Ucrânia, Espanha e jovem da Suíça, bem como foi chefe de equipe de salto belga. Em 2013, assumiu o cargo de treinador da equipe francesa que, nos Jogos Olímpicos Rio 2016, viria a comemorar a medalha de ouro.
Pedro Paulo Lacerda, diretor de Salto da Confederação Brasileira de Hipismo e chefe de equipe do Salto, destacou a importância da parceria. "Estamos muito confiantes com o trabalho e experiência do Phillipe Guerdat, que foi treinador da atual equipe campeã olímpica", destaca Pedro Paulo.
O primeiro Concurso de Philippe Guerdat como treinador do Time Brasil será no CSIO5* de La Baule, entre 16 e 19/5, na França. O Brasil busca o bicampeonato consecutivo. Em 2018, a equipe foi ouro com Luiz Felipe de Azevedo Filho / Chaccomo, Felipe Amaral / Germanico T, Yuri Mansur / Vitiki e Pedro Veniss / Quabri de L´Isle.
Mas, em 2019, o grande desafio do Time Brasil de Salto são os Jogos Pan-americanos 2019, entre 26/7 e 11/8, qualificativos para os Jogos Olímpicos de 2020. Os três primeiros países carimbam o passaporte para Toquio.
fonte: Imprensa CBH (Carola May / Rute Araújo)
fonte: Imprensa CBH (Carola May / Rute Araújo)