Em 2019, o Concurso de Salto Nacional 4* The Best Jump chega à 51ª edição, na condição de mais antigo concurso hípico do país. Nesse domingo, 5, o GP Clássico agita a Hípica Portoalegrense.
O campeão Pedro com Dasilithya Cooper na reta de chegada (foto Luis Ruas)
O cavaleiro paulista Pedro Tavora de Matos montando Dasilithya Cooper faturou o mini GP Open Gerdau, 1.35 metro, principal disputa nesse sábado (4/5), no 51º Concurso de Salto Nacional 4* The Best Jump, na Sociedade Hípica Portoalegrense. Estiveram em pista 61 conjuntos, entre os quais 15 habilitaram-se ao desempate com R$ 70 mil em jogo.
Somente cinco voltaram a zerar. Pedro com Dasilithya Cooper, sela holandesa filha de Clinton de 10 anos, último conjunto partiu com tudo e, sem faltas, em 34s25 sagrou-se campeão.
Confirmando sua boa forma, Guilherme Foroni com Chelsea JMen foi vice, pista limpa, 34s96, também por São Paulo. Já o 3º posto ficou com o top brasiliense Luiz Felipe Pimenta Alves, que defendeu o Brasil na Final da Copa do Mundo 2019 e, montando Hour Blue Método, cruzou a linha de chegada sem faltas, em 35s594.
"Foi demais com desempate super competitivo. Monto a Dasilithya Cooper há cerca de um ano e já tivemos diversas conquistas. Mas essa foi a primeira vitória dela em um mini GP aqui e também minha primeira no The Best Jump, um concurso tradicional, charmoso, certamente um dos melhores do Brasil. Somente quando cruzei a linha de chegada, vi que bati o tempo do Guilherme com o público vibrando com a gente", destacou Pedro, 34.
Completaram o placar da 4ª à 6ª colocação: Marcos da Costa Ribeiro Jr com La Noblesse Jmen II, seguido pelo tetracampeão do GP The Best Jump - Cesar Almeida com Cassino Royale, ambos sem faltas em 36s03 e 37s46s, e Bruno Pessanha com Farah Diva Jmen, um derrube, 34s57, todos por São Paulo.
Programação - O Mini GP Open Gerdau foi a segunda mais importante prova do campeonato e antecede o Grande Prêmio Cidade de Porto Alegre – White Martins, a 1.45 metro, que encerra a competição no domingo (5/5), a partir das 14h, uma das mais tradicionais e antiga competição equestre do Brasil, tendo como principal incentivador o empresário Jorge Gerdau Johannpeter. Em 1970, Jorge Gerdau, atual presidente de honra do evento, montando Ebano, foi o 2º campeão do GP The Best Jump, considerado mais antigo concurso hípico do país.
fonte: Imprensa CBH (Carola May / Rute Araújo)