Buscar
  • Pedro Rebouças

40ª Expo Internacional do Cavalo Lusitano acontece em São Paulo

Concurso de Adestramento Nacional (CAN) e Copa ABPSL de Adestramento abriram a programação do evento na Sociedade Hípica Paulista


Provas de Adestramento abriram a programação nessa quinta-feira (foto Tupa)
Provas de Adestramento abriram a programação nessa quinta-feira (foto Tupa)

A Exposição Internacional do Puro Sangue Lusitano, principal mostra da raça nas Américas, teve início na manhã dessa quinta-feira (19/5), na Sociedade Hípica Paulista, em São Paulo (SP). Em sua quadragésima edição, o evento apresenta uma programação movimentada que prossegue até o fim de semana, contando com competições de adestramento, leilão e aprovação de garanhões, além do tradicional concurso de modelo e andamentos, responsável por eleger o Campeão dos Campeões de 2022.


Na avaliação de Ismael Gonçalves da Silva, presidente da ABPSL (Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano), o evento tem tudo para ser um grande sucesso. “Nós teremos a presença de cerca de 150 dos melhores exemplares da raça na atualidade, que irão demonstrar ao público o elevado padrão de qualidade alcançado pela criação brasileira do cavalo Lusitano.”


Ainda de acordo com o dirigente, os apaixonados pela raça também poderão desfrutar de momentos muito agradáveis durante o evento. “A Exposição Internacional vai ser, com certeza, uma grande festa em ambiente acolhedor e muito bonito, preparado com toda a atenção para receber os apaixonados pelo cavalo Lusitano. Aliás, além de criadores de diversos pontos do país, já temos a presença confirmada de visitantes da Colômbia, México, Espanha, Portugal e Estados Unidos, que vêm em busca justamente da qualidade do nosso cavalo.”

Programação movimentada

A programação foi aberta oficialmente na manhã dessa quinta-feira (19/5) com as disputas do Concurso de Adestramento Nacional (CAN) e da Copa ABPSL de Adestramento, que contam com a parceria e organização da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) e da Federação Paulista de Hipismo (FPH).


No total, 84 conjuntos participam das disputas da modalidade olímpica, que se estenderão também ao longo da sexta-feira (20/5), contando com a participação do trio de juízes internacionais composto por Ingrid Everett (Argentina), Christine Prip (Dinamarca) e pelo coronel Marcio Camargo (Brasil), a quem também caberá a tarefa de presidir o júri de campo da competição. O CAN, além disso, será qualificatório para os Jogos Sul-Americanos (Odesur), previstos para acontecer no mês de outubro, na capital paraguaia Assunção.


As atrações, entretanto, não param por aí, com a noite de sexta-feira (20) reservando outros dois momentos especiais para os apaixonados pelo cavalo Lusitano. O primeiro deles será a Aprovação de Garanhões, marcada para acontecer a partir das 18h, com a participação dos jurados Neimar Roncati, Orpheu Ávila e Raul de Maura Silva. Em seguida, às 19h, será a vez do Leilão Oficial ABPSL, que ofertará 16 lotes provenientes das melhores linhagens e seleções da raça.


Já o Concurso de Modelo e Andamentos, que contará com a participação do juiz português Tiago João da Silva Gomes, será a grande atração do fim de semana. A previsão é que as atividades tenham início às 9h do sábado (21/5) com o julgamento das classes de fêmeas e machos, cujos campeões participarão da disputa pelos títulos de Grandes Campeões de 2022, culminando na escolha do Campeão dos Campeões da 40ª Exposição Internacional.


A Sociedade Hípica Paulista está localizada na rua Quintana, nº 206, no bairro do Brooklin, na zona sul da capital paulista. Para obter mais informações sobre a 40ª Exposição Internacional, siga as páginas da ABPSL no Instagram e no Facebook ou acesse o portal oficial www.associacaolusitano.com.br.


fonte: Assessoria de Imprensa (Pedro C. Rebouças)


13 visualizações0 comentário