Buscar
  • Pedro Rebouças

40ª Expo Internacional do Cavalo Puro Sangue Lusitano acontece no Guarujá

Estrutura especial será montada junto ao Casa Grande Hotel, na praia da Enseada, para receber as atrações da principal mostra da raça nas Américas.


Concurso de Modelo e Andamentos elegerá os melhores animais da raça (foto Ney Messi)
Concurso de Modelo e Andamentos elegerá os melhores animais da raça (foto Ney Messi)

As areias da praia da Enseada, na charmosa cidade do Guarujá (litoral paulista), serão palco da 40ª Exposição Internacional do Cavalo Puro Sangue Lusitano. Considerada a principal vitrine da raça no continente americano, a aguardada mostra acontecerá no período de 19 a 22 de maio, com uma série de atrações, tais como: competições de Adestramento, leilão e aprovação de garanhões, além do trsdicional concurso de Modelo e Andamentos, responsável por eleger o Campeão dos Campeões de 2022.


Segundo Ismael Gonçalves da Silva, Presidente da ABPSL (Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano), uma grande festa está sendo preparada para receber os apaixonados pela raça, com o apoio do Casa Grande Hotel, Resort e Spa e da Prefeitura Municipal do Guarujá. “Esta exposição tem tudo para entrar para a história da raça. Afinal, estamos preparando um evento com muitas atrações, em um cenário realmente deslumbrante, pensado tanto para celebrar as qualidades do nosso cavalo como para proporcionar um momento muito especial aos apaixonados pela raça de todo o Brasil e também dos inúmeros países em que ela está presente.”


Ismael destaca ainda que o cavalo Puro Sangue Lusitano vive momento incrível no cenário

brasileiro e mundial. “A criação brasileira vem, aliás, se destacando internacionalmente já há

vários anos, com nossos animais sendo muito procurados por criadores estrangeiros e obtendo

resultados expressivos em concursos de Modelo e Andamentos em uma série de países. Além

disso, a raça ocupa uma posição cada vez mais destacada nas pistas de Adestramento, prova

disso é que ela esteve presente nas últimas cinco Olimpíadas.”


Programação movimentada

As atividades da 40ª Expo Internacional serão abertas na manhã de 19 de maio (quinta-feira) com as disputas do Concurso de Adestramento Nacional (CAN) e da Copa ABPSL de Adestramento. As competições, que contam com a parceria da Confederação Brasileira de

Hipismo (CBH) e da Federação Paulista de Hipismo (FPH), se estenderão também à sexta-feira

(20/5), contando com a participação dos principais conjuntos do País.


De acordo com os organizadores, o CAN terá caráter observatório dentro do processo seletivo para os Jogos Sul-Americanos de Assunção (Paraguai) e contará com a participação de um experiente trio de juízes internacionais, composto por Christine Winther (Dinamarca), Ingrid Everett (Argentina) e pelo coronel Marcio Camargo (Brasil), a quem também caberá a tarefa de presidir o júri da competição.


Na noite de sexta (20/5), estão previstas ainda outras duas tradicionais atrações, a Aprovação de Garanhões - responsável por selecionar os novos reprodutores da raça - com início previsto às 18h e o tradicional Leilão Oficial da ABPSL, cujo início está marcado para às 20h, no qual os criadores e usuários da raça poderão adquirir animais de elevada qualidade para aprimorar seus plantéis.


Já o Concurso de Modelo e Andamentos, que contará com a participação do juiz português Tiago João da Silva Gomes, terá início às 9h do sábado (21/5), com o julgamento das classes de fêmeas, após o qual acontecerá o Almoço dos Criadores, que sempre proporciona um momento especial de confraternização aos aficionados pelo cavalo Lusitano. Na sequência, será a vez das classes de machos passarem pela análise do jurado.


A programação do domingo (22/5) terá início às 8h, com o julgamento de machos e fêmeas de um ano hípico. Em seguida, será a vez de um dos momentos mais apoteóticos do evento, quando os vencedores das classes do dia anterior voltarão à pista para a disputa da eleição dos Grandes Campeões de 2022, culminando na escolha do Campeão dos Campeões da 40ª Exposição Internacional.


Para obter mais informações, siga as páginas da ABPSL no Instagram e no Facebook ou

acesse o portal oficial www.associacaolusitano.com.br.


fonte: Assessoria de Imprensa (Pedro C. Rebouças)


48 visualizações0 comentário