top of page
Buscar
  • Rute Araújo

A festa foi do plantel “Vouga” na 41ª ExpoInternacional do cavalo Lusitano

“Melhor Criador” e “Melhor Expositor” pela 16ª vez, a Coudelaria Rocas do Vouga produziu os quatro grandes campeões do evento realizado entre 25 e 27/05 no EquoShow do Centro Hípico de Tatuí (SP).

O concurso de Modelo e Andamentos é o momento da Exposição Internacional em que os criadores conferem o resultado da seleção que estão fazendo em seus plantéis a partir do

julgamento, avaliação e comparativo do juiz com outros animais do mesmo sexo e idade. Assistir a um produto de ferro próprio vencer ou receber uma medalha de ouro é indicativo que o rumo

da criação está no caminho certo. A Coudelaria Rocas do Vouga, de Itu (SP), da família Tavares de Almeida, vem comemorando este sucesso na empreitada há muitos anos. Por 16 edições do

evento maior da raça no Brasil faturou nesta 41ª edição os cobiçados títulos de “Melhor Criador” e “Melhor Expositor”conferido pelo resultado da sua tropa em pista. O Rocas também voltou a comemorar a conquista da faixa de Campeã dos Campeões, o mais cobiçado dos títulos. Conferiu, ainda, a conquista de todos os quatro grandes campeonatos com animais de ferro próprio.

Odalisca Mito do Vouga: Campeã dos Campeões e Grande Campeã Adulta
Odalisca Mito do Vouga: Campeã dos Campeões e Grande Campeã Adulta

Grandes Campeonatos

Eleita a Campeã dos Campeões, Odalisca Mito do Vouga chegou ao título máximo da 41ª Expo do PSL depois de conquistar a faixa de Grande Campeã Fêmea Adulta e vencer na 5ª categoria.

Filha de D’ Accord do Vouga em Formosa do Vouga por Riopele, Odalisca disputou o título com Ravhel do Vouga (Riopele x Indicada do Vouga por D’Accord do Vouga), Grande Campeão Macho, Grande Campeão Macho Jovem e campeão da 2ª categoria.


Orvalho Mito do Vouga: Grande Campeão Macho Adulto
Orvalho Mito do Vouga: Grande Campeão Macho Adulto

Os outros dois destaques do plantel foram: Orvalho Mito do Vouga (Riopele x Indicada do Vouga por D’Accord do Vouga), Grande Campeão Macho Adulto, vencedor da 5ª categoria, apresentado pelo ginete Edneu Senhorini, e Rajada do Vouga (Jasmim Plus x Indicada do Vouga por D’Accord do Vouga), Grande Campeã Fêmea Jovem e vitoriosa na 2ª categoria.


Rajada do Vouga: Grande Campeã Fêmea Jovem
Rajada do Vouga: Grande Campeã Fêmea Jovem

No balanço geral, o juiz internacional Rui Rosado, de Portugal, atribuiu 21 medalhas de ouro e dez de prata.


Campeãs Fêmeas

Com vinte inscritas, divididas em seis categorias de idade, as fêmeas receberam 12 medalhas de ouro e cinco de prata, com destaque para a 1ª e 5ª categorias em que todas as inscritas receberam medalha de ouro. Todas as campeãs são produtos Rocas do Vouga que conquistaram medalha de ouro e se habilitaram a concorrer no grande campeonato jovem (1ª, 2ª e 3ª categoria) e adulto (a partir da 4ª categoria). Confiram que são as campeãs:


1ª Categoria: Savhana do Vouga (Viheste x Opastorinha Mito do Vouga por Pastor).

2ª Categoria: Rajada do Vouga (Jasmim Plus x Indicada do Vouga por D’Accord do Vouga).

3ª Categoria: Q-Russa do Vouga (Rubi (AR) em Alea do Mito por Oceano).

4ª Categoria: Perdiz Mito do Vouga (D’ Accor do Vouga x Fantasy do Vouga por Riopele).

5ª Categoria (Éguas adultas): Odalisca Mito do Vouga (D’ Accord do Vouga x Formosa do Vouga por Riopele).

6ª Categoria (Éguas montadas): Lidadora do Vouga (Viheste x Crema do Mito por Quartzo) apresentada pelo ginete Edneu Senhorini.


Campeões Machos

Didividos em cinco categorias, os machos conquistaram 9 medalhas de ouro e 5 de prata. Os vitoriosos representam a coudelaria Rocas do Vouga e a Sons of the Wind Farm, dos Estados Unidos, de Vitor Silva com produto de ferro próprio e de criação da Coudelaria do Castanheiro.


1ª Categoria: Sultão VS EUA (Escorial (SRB) x Ibiza E.C. por Diamante Negro do Juliana), criado e exposto por Vitor Silva.

2ª Categoria: Ravhel do Vouga (Viheste x Excelente do Vouga por Violino SS), da Coudelaria Rocas do Vouga.

3ª Categoria: Q-Hector do Vouga (Hector do Vouga x Dynasty do Vouga por Toleirão da Broa) foi 1º lugar com medalha de prata, da Rocas do Vouga.

4ª Categoria: Príncipe do Castanheiro (TE) (Escorial (SRB) x Lua HM por Diamante Negro do Juliana), exposto por Vitor Silva (Sons of the Wind) e criação de Clélia Erwenne Araújo Pinto.

5ª Categoria: Orvalho Mito do Vouga (Riopele x Indicada do Vouga por D’Accord do Vouga), da Rocas do Vouga e apresentado montado pelo ginete Edneu Senhorini.


Que Linda CLB: eleita a “Melhor Cabeça”
Que Linda CLB: eleita a “Melhor Cabeça”

Melhor cabeça: Que Linda CLB foi a eleita. Exposta pelo Haras Perrone, criação da Coudelaria Luso Brasileira, esta fêmea preta de três anos é filha de Isqueiro IGS x Ibiza E.C. por Diamante

Negro do Juliana e foi apresentada pelo mestre Luciano Alves Pereira, o Baianinho.


Cavaleiros premiados

Inovando este ano, a ABPSL definiu que o título de “Melhor Apresentador” do concurso de Modelo e Andamentos fosse conferido a dois profissionais: na escolha do juiz internacional

Rui Rosado, de Portugal, venceu Lindelvan da Costa Santos, da Coudelaria Rocas do Vouga, enquanto pelo voto popular o vitorioso foi Elivelton Rodrigues Luís (o Tatu), da Coudelaria

Aguilar.


O experiente e premiado cavaleiro Edneu Senhorini, da Coudelaria Rocas do Vouga foi eleito pelo juiz o “Melhor Ginete”, enquando no voto popular Bruno Lopes, da Modelo Dressage Team, foi eleito o “Cavaleiro Revelação”.


Apresentações livres

Não faltou emoção, beleza e homenagem no final da tarde da sexta-feira (26/5) no EquoShow do Centro Hípico de Tatuí (SP) com as demonstrações que dois criadores reservaram para o público presente à 41ª Expo Internacional do cavalo Puro Sangue Lusitano.


Ronaldo Souza montando Jedai SCA, do criatório de André Rambaldi, em apresentação livre de Dressage e da equitação barroca nos “Ares Altos”
Ronaldo Souza montando Jedai SCA, do criatório de André Rambaldi, em apresentação livre de Dressage e da equitação barroca nos “Ares Altos”

O criador André Rambaldi levou para o evento o lindo palomino Jedai SCA que, montado por Ronaldo Souza, fez demonstrações de exercícios de Dressage e da equitação barroca nos “Ares Altos”. Jedai SCA, de 9 anos, é filho de Xangai do Aretê x Revoada do Retiro por Luar.


O criador Milton Amadeu Junior caprichou na indumentária típica da equitação portuguesa para uma apresentação cheia de significado: a despedida das pistas do seu cavalo de sela favorito,

o ‘Faísca’, apelido que o juiz federal paulista deu para Valor Imagem. O tordilho de 21 anos foi montado por 18 e, na homenagem, também recebeu placa de Lourival Monte, do Haras Itapuã, criador de Mikonos Itapuã, pai de Valor Imagem e produtor renomado da raça.


Milton Amadeu Junior e Valor Imagem, o ‘Faísca’, de indumentária à portuguesa para homenagem e despedida do cavalo das pistas
Milton Amadeu Junior e Valor Imagem, o ‘Faísca’, de indumentária à portuguesa para homenagem e despedida do cavalo das pistas


fonte: Rute Araújo / fotos Ney Messi/ABPSL

Comments


bottom of page