top of page
Buscar
  • Rute Araújo

Cavalo Lusitano é atração no Parque da Água Branca no feriadão

Em 42ª edição, a Exposição Internacional do Cavalo Puro Sangue Lusitano, denominada “Copa Carrera”, movimenta a pista entre quinta-feira (30/5) a sábado (1º/06) com concurso de Modelo e Andamentos, competições da modalidade olímpica Dressage e apresentações de arte equestre.


Palco das primeiras mostras da raça no Brasil, no início da década de 1980, o Parque Dr. Fernando Costa, na capital paulista, volta a receber o evento anual promovido pela Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL): “Nosso retorno objetiva sair um pouco da bolha (hípicas, haras) e voltar a mostrar o nosso cavalo para o público em geral que vai ao evento para apreciar os animais”, observa Ismael Gonçalves da Silva, presidente da ABPSL.


Reunindo criadores de todo o país e convidados internacionais, a Expo oferece atrações que revelam as qualidades morfológicas e funcionais desta raça milenar e que estarão concentradas na arena em frente à arquibancada.


Atrações:

Concurso de Modelo e Andamentos. É o julgamento morfológico, quando um juiz internacional (Rui Rosado, de Portugal) avalia as qualidades genéticas e andamentos entre animais da mesma faixa etária e gênero. Julgados em dias diferentes (fêmeas na sexta-feira, 31/5, e machos no sábado, 01/06), são eleitos os grandes campeões jovens (entre animais até três anos) e adultos. No final da tarde de sábado, os detentores dos títulos jovens e adultos disputam, entre si, a faixa de grande campeã fêmea e o grande campeão macho; entre os vencedores é eleito o Campeão (ou campeã) dos Campeões, o título mais cobiçado da Exposição.


Cavaleiro montado em cavalo branco
Animais adultos são apresentados montados no concurso de Modelo e Andamentos. Orvalho Mito do Vouga, Grande Campeão Macho da Expo 2023 montado por Edneu Senhorine (foto Ney Messi/ABPSL)

Animais até três anos são conduzidos à mão como Ravhel do Vouga, que em 2023 foi Grande Campeão Macho Jovem. Ele volta à pista apresentado pelo premiado João Oliveira, de Portugal.

Concurso de Dressage Internacional (CDI). Promovido pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) e denominado “CDI3* Parque da Água Branca”, inclui disputas nas categorias 3*, 2* e 1* e CDI Young Horse. As provas acontecem na sexta-feira (31/05) e sábado (01º/06). Conhecida no país como Hipismo Adestramento, Dressage é a mais clássica das modalidades hípicas olímpicas e será realizada pela primeira vez no Brasil em um parque público. “Para a CBH, é fundamental apresentar nossa modalidade a um número maior de pessoas. A parceria com a ABPSL nos dá a oportunidade de fazer isso no Parque da Água Branca”, observa Sérgio de Fiori, cavaleiro e diretor de Adestramento da CBH.

Além da série internacional, a modalidade também conta com um Concurso de Adestramento Nacional (CAN) e a Copa ABPSL de Adestramento. As disputas vão de quinta-feira (30/05) a sábado (1º/06).


Na Dressage (Adestramento), dominada no Brasil pelo cavalo Lusitano, compete na série internacional Thereza Almeida com Navarro do Vouga. A amazona é mãe de três atletas olímpicos da modalidade: Luiza e os gêmeos Pedro e Manuel Tavares de Almeida Neto.  (foto Ney Messi/ABPSL)

Aprovação de Garanhões. Na tarde de quinta-feira (30/05) machos das novas gerações serão avaliados por juízes em busca da chancela de “reprodutor” para passar a servir na reprodução do plantel.


Apresentações livres. Encerrando as atrações da quinta-feira (30/5), às 16h, “mestre Bentinho” proporciona um show com seus cavalos Lusitanos Tião Carreiro e Galã que vêm encantando plateias em feiras agropecuárias, rodeios e seriados da TV. Adestrando cavalos há 40 anos, “mestre Bentinho” apresentará exercícios de Alta Escola como piaffer, passage, pirueta e passo espanhol, entre outras. Também participa das apresentações o criador Milton Amadeu Junior, juiz federal e entusiasta da raça que, em trajes típicos portugueses de montaria, apresenta o tordilho Hippus SRB.


Cavalo negro se apresenta com bandeira brasileira
Apresentações livres como o show de arte equestre do mestre Bentinho e o cavalo Tião Carreiro são atrações na tarde de 5ª feira no Parque da Água Branca (foto Divulgação)

Com organização da ABPSL, CBH e Federação Paulista de Hipismo (FPH), a 42ª Exposição Internacional do Cavalo Puro Sangue Lusitano – “Copa Carrera” tem patrocínio da GWM Carrera e BCL Blindados e os patrocinadores anuais do evento: Célebre Corretora, Nutrivet, Vale Suíço Resort, Fazendeiro Nutrition, P + E Digital, Coudelaria Rocas do Vouga, Coudelaria Luso Brasileira, Coudelaria do Castanheiro, Coudelaria D’Aldeia, Haras Crystal, Haras Itapuã, Fazenda Sasa JE Brasil/Quinta da Torre Portugal, Onix Cavalos de Dressage e Velho Barreiro.


42ª Exposição Internacional do Cavalo Lusitano

Data: 30/05 a 01/06

Local: Parque Dr. Fernando Costa – “Parque da Água Branca”

Av. Francisco Matarazzo, 455 – Barra Funda – São Paulo (SP)

Instagram: ABPSL_oficial



fonte: Informações para Imprensa (Rute Araújo)

5 visualizações

Comments


bottom of page