top of page
Buscar
  • Rute Araújo

Cavalo Lusitano promove Exposição Internacional em Tatuí

O mais importante evento da raça, em sua 41ª edição, acontece entre 25 e 27/05 no EquoShow, no Centro Hípico de Tatui (SP).


Adestramento: Victor Trielli Ávila é um dos atletas que compete nesta modalidade hípica olímpica. O cavaleiro é bicampeão sul-americano por equipe (2018/2022) e prata individual em 2022, ano em que também foi campeão Brasileiro Sênior montando Gabarito HI (foto Luis Ruas)
Victor Trielli Ávila é bicampeão sul-americano por equipe (2018/2022) e prata individual em 2022, ano em que também foi campeão Brasileiro Sênior montando Gabarito HI (foto Luis Ruas)

Considerado um dos mais importantes plantéis mundiais do Puro Sangue Lusitano por suas qualidades genéticas e funcionais, além de tamanho do plantel, o Brasil reúne anualmente na Expo Internacional os principais criadores da raça, incluindo visitantes estrangeiros. Por três dias (25 a 27/5), são várias as atrações deste evento aberto ao público, promovido e organizado pela Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL).


As competições de Adestramento, modalidade hípica olímpica, abrem a programação na quinta-feira (25/5), a partir das 9h. Serão dois dias de disputas com a participação de atletas que se distribuem desde as categorias de base às de alto rendimento, de amazonas e cavaleiros iniciantes e campeões brasileiros e medalhistas sul-americanos. A Copa ABPSL é exclusiva para animais da raça, e conjuntamente a ela acontece uma disputa aberta a todas as raças com resultado valendo pontuação para o Troféu Eficiência, prêmio máximo conferido anualmente aos líderes do ranking da Federação Paulista de Hipismo.


Outro momento especial da Expo Internacional é o Leilão Oficial ABPSL na sexta-feira (26), às 19h, com oferta de 30 lotes criteriosamente selecionados. Oportunidade especial de acesso a animais de alta qualidade com pagamento facilitado. Estarão à venda animais jovens e adultos, cavalos montados, garanhões, matrizes e produtos premiados que agregram qualidade a plantéis tradicionais ou iniciantes. Com organização da Perphil Leilões e tendo no comando do martelo o leiloeiro Roberto Leão, o pregão terá transmissão online pelos canais da ABPSL – Youtube e Facebook – e da leiloeira - https://www.perphilleiloes.com.br/leilao/leilao-oficial-da-abpsl -, onde já é possível antecipar lances.


Outra oportunidade de aquisição de genética de excelência é o “Leilão de Coberturas”, com venda de sêmem de alguns dos mais importantes reprodutores disponibilizados pelos criadores para a ABPSL. O pregão acontece ao longo deste sábado (27), durante o concurso de Modelo e Andamentos, mas lances antecipados já podem ser dados pelo site: www.associacaolusitano.com.br


Na sexta-feira (26), antes do Leilão Oficial, a ABPSL programou outras duas atrações: a “Aprovação de garanhões” e as “Apresentações livres”.


A “Aprovação de garanhões” é o momento em que os machos candidatos a servirem como reprodutores são avaliados pelo trio de juízes formado por Rui Rosado, de Portugal, e pelos brasileiros Neimar Roncati e Orpheu Ávila Junior.


Nas “Apresentações livres” deste ano, o criador André Rambaldi leva para a pista Jedai SCA (Xangai do Aretê x Revoada do Retiro) um lindo palomino que será montado por Ronaldo Souza em apresentações de exercícios de Dressage e “Ares Altos”, o esplendor da equitação barroca e da perfeição da equitação do século XVIII. Outra apresentação é de Milton Amadeu Junior com Valor Imagem (Mikonos Itapuã x Da-Da). Representando a nova geração de criadores da raça, o advogado paulista quer prestar homenagem ao animal que foi montado por 18 anos: “Vai ser a última exibição dele nas pistas, antes da aposentadoria". "Eu e o meu Faísca, apelido que dei a este que é meu cavalo de sela, estaremos com trajes e arreios típicos da equitação portuguesa. Depois, vou soltá-lo para um galope de despedida”, avisa.

Padrão racial em julgamento

O momento mais aguardado pelos criadores é o concurso de Modelo e Andamentos, atração do sábado (27), a partir das 8h. É a oportunidade das coudelarias e haras mostrarem o trabalho de seleção que vêm fazendo em seus plantéis.


Modelo e Andamentos: o concurso reúne animais do mesmo gênero e idade. Na foto, em clique de Ney Messi, Lidadora do Vouga, a Campeã dos Campeões de 2022.
Modelo e Andamentos: o concurso reúne animais do mesmo gênero e idade. Na foto, em clique de Ney Messi, Lidadora do Vouga, a Campeã dos Campeões de 2022.

Os animais são separados por gênero e idade para serem avaliados por um juiz internacional, este ano Rui Rosado, de Portugal. O julgamento começa com as fêmeas de dois anos (geração R) até a 6ª categoria, a de éguas montadas. Os machos entram em pista na sequência, seguindo o mesmo critério, e são julgados até a 5ª geração, a de animais adultos. Fecha esta fase do concurso o julgamento da nova geração, a de letra “S”, animais com um ano.


Todos os campeões de cada categoria que conquistarem medalha de ouro se habilitam a participar dos grandes campeonados. Disputam as faixas de grande campeão jovem (fêmea e macho) os animais puxados à mão, da 1ª a 3ª categoria. Os títulos de grande campeão adulto (fêmea e macho) são disputados por animais a partir da 4ª categoria. Depois, os eleitos grandes campeões jovens disputam com os grandes campeões adultos os títulos de Grande Campeã Fêmea e Grande Campeão Macho. O ápice do julgamento é quando estes dois grandes campeões disputam o troféu mais cobiçado do evento, o de Campeão (ã) dos Campeões.


A 41ª Expo Internacional do Cavalo Puro Sangue Lusitano é aberta ao público e gratuita. O EquoShow, arena coberta e multifuncional do Centro Hípico de Tatuí, no interior paulista, está localizado à Rodovia Laurindo Dias Minhoto, Km 24, no Trevo do CEAGESP da cidade.

































Comentarios


bottom of page