A Agro Maripá, em Jaguariúna (SP), recebe os tops da modalidade nesse sábado (9/11) e domingo (10/11), em uma disputa que promete ser acirrada. Além do título da Copa Brasil, serão conhecidos os líderes da temporada, uma vez que o resultado do evento é somado aos das duas etapas do campeonato, realizadas em abril na Universidade do Cavalo, em Sorocaba (SP) e, em agosto, no Projeto Doma, em Capivari (SP).
Puro Sangue Lusitano, a raça que introduziu a Equitação de Trabalho no país, é a que mais representantes tem em pista (34), seguida do Quarto de Milha (28), Mangalarga Marchador (14), Mangalarga e Crioulo (11 cada), além de representantes das raças Appaloosa, Campolina, Friesian, Gypsy, ½ sangue Bretão, ½ sangue Inglês e cavalos sem raça definida (SRD). Os atletas cumprem as três fases da modalidade: Ensino, Maneabilidade e Velocidade, movimentando conjuntamente três pistas.
No sábado (9), a partir das 11h, entram em pista os competidores das categorias Amador, Cavalos Novos B, Intermediária, Mirins e Preliminar. No domingo (10), a partir das 8h, competem os atletas das categorias Aspirantes, Aberta Amadores, Cavalos Novos A, Juniores e Principal.
Dos 34 representantes do cavalo Lusitano, três categorias contam com seis duplas: Aspirantes, Aberta Amador e Preliminar. Quatro conjuntos estão na Amador e CN B, duas duplas nas categorias Especial, Intermediária e Mirins, e com um representante nas categorias Cavalos Novos A e Principal.
Eventos oficiais organizados e promovidos pela Associação Brasileira de Equitação de Trabalho (ABET), entidade presidida por Ney Messi, contam com o apoio da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL) e criatórios da raça: Coudelaria do Castanheiro, Haras das Mangueiras, Rancho Cariama e Sasa Horses, além do Centro Hípico de Tatuí.
As emoções da Copa Brasil de Equitação de Trabalho e final do ranking brasileiro da modalidade da temporada pode ser conferida pelo canal de Youtube da Revista Horse TV no link: