top of page
Buscar
  • Carola May

Doda Miranda fatura o Campeonato Brasileiro Senior Top 2023 e agora é penta

Disputa na Sociedade Hípica Paulista reuniu feras em atividade no país e valeu como observatória para formação do Time Brasil no Pan 2023. Com o resultado, Doda assumiu a liderança do ranking senior top, seguido por Stephan Barcha, 3º no Brasileiro, que veio especialmente da Europa para a prova.

Doda Miranda e DTC Dinozo un Prince: campeão brasileiro 2023 e líder do ranking (Felippe Saad)
Doda Miranda e DTC Dinozo un Prince: campeão brasileiro 2023 e líder do ranking (foto Felippe Saad)

Nesse domingo (9/7), a decisão do Campeonato Brasileiro Senior Top 2023 na Sociedade Hípica Paulista marcou a 5ª de sete observatórias em solo nacional para formação do Time Brasil de Salto no Pan-americano 2023, no Chile. Sagrou-se campeão o cavaleiro olímpico Doda Miranda com DTC Dinozo Un Prince, que assumiu a liderança do ranking brasileiro senior top.


O GP, a 1.60m, com armação de Gabriel Malfatti, contou com dois percursos distintos e somente Doda e DTC Dinozo Un Prince (um sela francês de 10 anos recém completos) garantiram duplo zero. Doda, que venceu a 1ª prova - bem como o GP Final - fechou o Campeonato com apenas 1 falta computada na 2ª parcial. Pelo fato de ter morado na Europa por longo tempo, fazia 18 anos que Doda, 50, medalhista olímpico e pan-americano, não garantia um título de campeão brasileiro senior top e agora é penta: 1996/2001/2003/2005/2023.


Paulo Miranda, 23, com Kentucky M: vice-campeão brasileiro senior top (Felippe Saad)
Paulo Miranda, 23, com Kentucky M: vice-campeão brasileiro senior top (foto Felippe Saad)

O vice-campeonato ficou com o jovem talento 3º Sgto Paulo Brasileiro de Miranda, 23, que montando Kentucky M, um BH de 10 anos, vinha na liderança da competição e acabou computando 15 pontos perdidos (pp) na prova final. Já a 3ª colocação coube ao Stephan Barcha, bicampeão brasileiro senior top 2021/2022, que recém integrou os Times Brasil de ouro e prata, respectivamente, nas Copas das Nações 5* em La Baule, França e St Gallen, Suíça. Stephan veio especialmente da Europa para a competição e competiu com Chevaux Goldfinger Império Egípcio que estranhou um obstáculo no 2º percurso do GP fechando com 13 pp e o campeonato com 18.


Stephan Barcha e Chevaux Goldfinger Império, 3º no GP, e vice no ranking (Felippe Saad)
Stephan Barcha e Chevaux Goldfinger Império, 3º no GP, e vice no ranking (foto Felippe Saad)

Doda passou a liderar o ranking brasileiro senior top com 98 pontos e Stephan Barcha está em 2º, 91,5 pontos. Para Doda, a liderança não o coloca necessariamente na disputa por uma vaga no Pan. "Sempre defendi a ideia de que o time deve ser formado no circuito europeu. A meu ver, estamos com seis conjuntos muito fortes em atividade no Exterior para formar a equipe no Pan. Mas, é claro, se eu puder ajudar a equipe em algum momento, sempre estarei à disposição do meu país."

A 4ª colocação no pódio foi da top carioca Stephanie Macieira com Rasputin JMen II, 2ª colocada no GP Final com 10 pp e 19 no campeonato, mesma pontuação de Lucio Osório montando Schweinsteiger, por São Paulo, sendo o critério a melhor colocação na prova final. Vitor Dantas Medeiros com N10 More Than Extra, representando São Paulo, fechou o pódio em 6º lugar, 21 pp. Rumo ao Pan, valendo vaga olímpica

A penúltima observatória em solo brasileiro rumo ao Pan será no Nacional de Salto 78º Aniversário da Sociedade Hípica Paranaense, entre 3 e 6/8, e a última movimenta o CSI-W5* Longines São Paulo Horse Show - o 33º Indoor na Sociedade Hípica Paulista, de 22 a 27/8.


GPs importantes no Brasil e Exterior e Copa das Nações fazem parte da preparação e observação para formação do Time Brasil no Pan-americano 2023. As provas do hipismo no Pan-americano 2023 no Chile acontecem em San Isidro de Quilota, na região de Santiago, e o Salto está agendado entre 31/10 e 4/11. Pedro Paulo Lacerda, que está acompanhando o Brasileiro Senior Top, é o chefe do equipe e Phillipe Guerdat, o técnico do Time Brasil. Os três primeiros países no Pan garantem vaga nos Jogos Olímpicos Paris 2024.


Comemoração no pódio GP do Brasileiro Senior Top 2023 (C. May)
Comemoração no pódio GP do Brasileiro Senior Top 2023 (C. May)

Campeonato Brasileiro Senior Top 2023 Campeão Doda de Miranda / DTC Dinozo Un Prince - FPH - 4 pp Vice 3º Sgt Paulo Brasileiro de Miranda / Kentucky - FPH - 15 pp Stephan Barcha / Chevaux Goldfinger Império Egípcio - FHBr - 18 pp 4º Stephanie Macieira / Rasputin JMen II - FEERJ - 19 pp 5º Lucio Osório / Schweinsteiger - FPH - 19 pp 6º Vitor Dantas Medeiros / N10 More Than Extra - FPH - 21 pp




fonte: Imprensa CBH (Carola May / Rute Araújo / Francine Flach)


Comments


bottom of page