top of page
Buscar
  • Carola May

Doda Miranda vence GP no 33º Internacional Indoor na Sociedade Hípica Paulista e agora é tri

A disputa fechou o CSI-W5* Longines São Paulo Horse Show, primeiro concurso de nível 5* em uma década. O GP , a 1.60m, foi a última observatória pan-americana no país e o medalhista olímpico Doda Miranda segue líder do ranking brasileiro senior top, seguido por Stephan Barcha, vice no GP.


Cavaleiro de casaca azul montado em seu cavalo supera os obstáculos diante da plateia
Doda e Dinozo un Prince a caminho da vitória no GP5*, a 1.60m (foto Luis Ruas)

No domingo (27/8), o GP Longines Troféu Jayme Loureiro Filho, a 1.60m, dotado em R$ 1 milhão, fechou o Internacional de Salto - CSI-W5* Longines São Paulo Horse Show, o 33º Indoor, perante casa lotada na Sociedade Hípica Paulista. Sagrou-se campeão o medalhista olímpico Doda Miranda montando Dinozo Un Prince, único a cumprir os dois exigentes percursos sem faltas.


Dos 35 conjuntos, conforme a regra, os 12 melhores habilitaram-se à 2ª e decisiva volta com armação do course-designer olímpico Guilherme Jorge, entre os quais cinco sem faltas. Com percurso limpo e o melhor tempo na 1ª volta, Doda com Dinozo un Prince foi a último a largar, precisando bater o então líder Stephan Barcha com Chevaux Goldfinger Império Egípcio que

havia zerado o 1º percurso e com traçado mais cauteloso no 2º, em 50s62, totalizando 2 pontos perdidos por excesso de tempo, viria a garantir o vice.

Cavaleiro de casaca azul montado em seu cavalo olha o céu e agradece a vitória
Missão cumprida para Doda Miranda: tricampeão do GP Indoor 2023/2022/1998 (foto Luis Ruas)

Doda mostrou a que veio e com mais uma pista perfeita em 46s89, conquistou o bi consecutivo 2022/2023 e - com o título conquistado em 1998 - entrou para o hall dos tricampeões. Pela conquista, o cavaleiro garantiu a fatia de 250 mil de um total de R$ 1 milhão em jogo. "Foi uma vitória bonita, o cavalo do Doda é muito cuidadoso. É um cavaleiro com muita experiência o que faz diferença", destacou Philippe Guerdat, técnico do Time Brasil, que acompanhou a competição ao lado do chefe de equipe Pedro Paulo Lacerda.

"Realmente, vencer esse GP é uma alegria muito grande. Tenho trabalho muito todo apoio da minha equipe e família e tenho procurado diariamente superar meus próprios limites e, graças a Deus, os resultados estão acontecendo. Quero seguir trabalhando com os pés no chão", destacou Doda.


Também, com ótima atuação, a 3ª e 4ª colocação coube - respectivamente - a Guilherme Foroni apresentando Chelsea JMen e ao jovem talento 3º Sgt Paulo Miranda montando Kentucky M, ambos com apenas uma falta no primeiro percurso e pista limpa no segundo em 45s73 e 46s15. Em 5º lugar aparece o 3º Sgto Thiago Rhavy de Sá e Silva montando Concello S Son JMen, seguido por Gabriel Kayan Soares Magalhães montando Expecto du Vieux Chateau do Santo Antonio, respectivamente, com 5 e 6 pontos na soma dos dois percursos em 64s15 e 50s43.


Com o resultado, Doda Miranda, que recém conquistou o pentacampeonato senior top, segue na liderança do ranking brasileiro senior top após 7 de 10 etapas com 118 pontos; Stephan Barcha, que vinha em 3º, agora é vice-líder totalizando 111 pontos. O GP Longines também foi uma importante oportunidade para os cavaleiros em atividade no país pontuarem no ranking mundial da Federação Equestre Internacional. Logo após o GP, Stephan voltou para Europa, onde também vem quente na corrida por uma vaga no Time Brasil no Pan 2023.


Na cerimônia de premiação estiveram presentes, entre outros, o anfitrião Fernando Sampaio Ferreira Filho, presidente da Sociedade Hípica Paulista, Stephan Ellenbruch, presidente do comitê de Salto da Federação Equestre Internacional que também presidiu o júri e Miguel Palmer, vice-presidente da Longines na América Latina.


Rumo ao Pan

GPs importantes no Brasil e Exterior e Copas Nações fazem parte da preparação e observação para formação do Time Brasil no Pan-americano 2023. As provas do hipismo no Pan-americano 2023 no Chile acontecem em San Isidro de Quilota, na região de Santiago, sendo que o Salto está agendado entre 31/10 e 4/11. Os três primeiros países no Pan garantem vaga nos Jogos Olímpicos Paris 2024. Nessa semana, a Confederação Brasileira de Hipismo anunciará uma lista de pré-convocados (short list) para Final da Copa das Nações FEI entre 29/9 e 2/10, onde também há uma chance do Brasil conquistar uma vaga em Paris, bem como para formação do Time Brasil no Pan-americano.


Cavaleiros de hipismo erguem seus respectivos troféus no pódio da Hípica Paulista
Comemoração no pódio do GP Longines no 33º Indoor SHP (foto Luis Ruas)

Pódio GP5* Longines

Campeão Doda de Miranda / Dinozo Un Prince - BRA - 0/0 - 0/46s89

Vice Stephan Barcha / Chevaux Goldfinger Império Egípcio - BRA - 0/2 - 2/50s62

3º Guilherme Foroni / Chelsea JMen - BRA - 4/0 - 4/54s73

4º 3º Sgt Paulo Miranda / Kentucky M - BRA - 4/0 - 4/46s15

5º 3º Thiago Rhavy de Sá e Silva / Con Chello S Son JMen - BRA - 4/1 - 4/49s63

6º Gabriel Kayan Soares Magalhães / Expecto du Vieux Chateau do Santo Antonio - BRA - 0/6 - 6/50s43



fonte: Informações para Imprensa (Carola May / Rute Araújo)


Comments


bottom of page