Buscar

Imbatíveis Luciana Lóssio e Lady Louise batem feras no Clássico Sabemi, no Rio de Janeiro

Atualizado: há 6 dias

Luciana, amazona amadora, superou 13 conjuntos no desempate apontando para a força da mulher, nesse que é o único esporte olímpico em que homens e mulheres competem em condições de igualdade. Stephan Barcha segue líder do Grand Slam rumo ao 84ª Aniversário da Sociedade Hípica Brasileira.

Luciana e Lady Louise a caminho da vitória (Luis Ruas)
Luciana e Lady Louise a caminho da vitória (Luis Ruas)

Na noite do sábado (17/9), todas as atenções na Sociedade Hípica Brasileira, no Rio de Janeiro, estavam voltadas ao Clássico Sabemi, a 1.45m. Dos 31 conjuntos, 14 zeraram a 1ª passagem habilitando-se para a 2ª decisiva volta, com armação de Gabriel Malfatti e R$ 80 mil em jogo. Luciana Lossio, campeã do ranking brasileiro senior top 2021, que vem de vitória no Clássico do Indoor na Sociedade Hípica Paulista em 27/8, mais uma vez não deu chances aos adversários.


Montando Lady Louise JMen, Luciana, amazona amadora e renomada jurista, cruzou a linha de chegada sem faltas em 46s22. Participaram da decisão 12 cavaleiros e apenas mais uma amazona, todos top nacionais, mostrando a força da mulher nesse que é o único esporte olímpico em que homens e mulheres competem em condições de igualdade e, de quebra, que amadores e profissionais podem competir no mesmo nível.


Luciana com sua mãe, tia e irmã e o treinador Marcos Alves, o Joca (Acervo pessoal)
Luciana com sua mãe, tia e irmã e o treinador Marcos Alves, o Joca (Acervo pessoal)

Luciana, 48, amazona na juventude voltou a montar há pouco mais de 10 anos e por trás de uma vitória sempre tem uma equipe, nesse caso, em especial, Marcos Fernandes Alves, o Joca, treinador de Luciana. Joca foi um bem sucedido cavaleiro de salto que, em 1985, sofreu um acidente que o deixou paraplégico.


Mas, Joca não se afastou dos cavalos: voltou a montar em 2003, disputou a Paralimpíada de 2004 e quatro anos mais tarde conquistou dois bronzes na Paralimpíada de Pequim 2008. Hoje, Joca tem um centro de treinamento em Brasília formando uma legião de cavaleiros e amazonas em todos os níveis. "O Joca é inspirador, me faz sempre acreditar que é possível", costuma destacar Luciana, que levou sua égua Lady Louise JMen, Brasileira de Hipismo de 11 anos, da série 1.20m até o mais alto rendimento.


Luciana Lossio no alto do pódio entre feras do hipismo nacional (Luis Ruas)
Luciana Lossio no alto do pódio entre feras do hipismo nacional (Luis Ruas)

Sagrou-se vice-campeão Lucio Osório, mineiro sempre competitivo radicado em São Paulo, com Etoniam Master Polana, pista limpa, 47s09. Em 3º lugar, chegou o atual bicampeão e líder do ranking brasileiro Senior Top, Stephan Barcha, cavaleiro criado na Hípica Paulista e defende Brasília. Montando Chevaux Hex Lup, com o qual venceu a 1.40m em 17/9 e já venceu nove Clássicos em menos de um ano, completou o circuito sem faltas, 47s26. Completaram o placar da 4ª à 6ª colocação: o carioca Marcello Ciavaglia com HST Cartouc, o cearenses Jorge Luis Passamani com Carenthus JMen I e o representante da casa Rodrigo Ullmann Lima com QH Miss Potter do Santo Antonio, todos zerados, em 48s50, 50s04 e 53s21.


A primeira prova a 1.40m e o Clássico do Concurso de Salto Nacional 4* Sabemi foi válido pela 2ª de três Etapa do Grand Slam, que premia o campeão com um carro VW Nivus zero km. Com o resultado do Clássico Sabemi, Stephan Barcha se manteve na liderança do ranking, seguido de perto por Lucio Osório. A 3ª e decisiva etapa do Grand Slam acontece no 84º Aniversário da Sociedade Hípica Brasileira, entre 23 e 27/11.


O CSN Sabemi, seguradora que comemora 49 anos no mercado, tem patrocínio BTG Pactual, Grupo Sabemi, Shopping Leblon, Manège Santa Cecília, Coudelaria Santo Antônio, Grupo AB, Rituaali - Saúde do Corpo, Mente e Espírito e VQ Jewellery, além de apoio da Maison du Cavalier, Vetnil, Seriflex, Royal Horse e MXM Sistemas.


O evento terminou nesse domingo (18/9), com a Copa Ouro, a 1.35m.


Transmissão ao vivo e resultados no site www.shb.com.br


fonte: Informações para imprensa (Carola May / Natasha Simonato)

0 visualização0 comentário