top of page
Buscar
  • Foto do escritor

Amazona de Campinas vai à França apurar sua técnica na esgrima


Victória Marchesini Nogueira é a única pentatleta da região e foi convocada pela Federação Paulista de Pentatlo Moderno para o projeto olímpico 2016/2020 de Pentatlo Moderno (esporte que reúne provas de hipismo, natação, esgrima, tiro e corrida). Na próxima segunda-feira, ela inicia na França uma especialização em esgrima com Daniel Levavasseur, um dos grandes nomes do esporte e detentor de 14 medalhas olímpicas como treinador dos melhores no mundo.

A pentatleta conta que essa grande oportunidade surgiu por dois motivos. Primeiro aconteceu o convite da Federação, devido à sua excelente montaria e por estar sobressaindo com seu cavalo Cantaro Jmen no hipismo. Segundo porque o premiado esgrimista surpreendeu-se com a técnica que ela apresenta, e ofereceu a especialização no Centro de Treinamento Esportivo Pierre de Brossolet, em Saint-Maur-des-Fossés, na região metropolitana de Paris.

No pentatlo moderno, todas as modalidades são de altíssima técnica e exigem investimento. Então, enquanto busca patrocínio, Victória iniciou uma campanha através do Facebook para angariar recursos e suprir as necessidades de especialização nas demais modalidades. Até o presente momento pouco foi arrecadado, mas Victória estará lá conforme combinado com Daniel Levavasseur.

Seu instrutor brasileiro, Evandro Rodrigues de Souza - coordenador técnico de pentatlo moderno (CBPM/COB) - estará com ela sempre focando no aprimoramento das técnicas de Levavasseur, reconhecido por enxergar os erros com maestria e indicar como fazer as correções necessárias.

Victória assume seu sonho olímpico e o desejo de representar o Brasil. “Acredito que será um grande aprendizado estar em uma clínica com o grande Levavasseur, em trabalho personalizado. Afinal, no pentatlo moderno, a esgrima possibilita, dependendo do nível do atleta, somar muitos pontos e alcançar melhores colocações com apenas alguns toques a mais.”

Evandro CBPM/COB, Victoria Marchesini e Alysson Paulino comemoram o Ouro na Sociedade Hípica de Campinas, na Copa Ranking 2015.

Sonho olímpico vem de longe

Aos 12 anos de idade, Victória elegeu o hipismo como favorito, por ser o esporte de total integração entre o ser humano e o animal. E foi com muita paciência, erros, quedas, que o desejo pelo sucesso se transformou em paixão. Muito dedicada aos estudos, a atleta valoriza sua base educacional sem abrir mão do intenso trabalho que faz com o instrutor Rodrigo Forlin, especializado em cavaleiros e amazonas para o futuro.

Representando a Scuderia Prima, a amazona diz que o hipismo tem lhe rendido muito mais que medalhas. "Não há como precificar os laços que desenvolvemos com nossos cavalos. Eles precisam me entender e eu entendê-los através de simples toques, se quisermos nos tornar um conjunto de sucesso. É muito desafiador."

Victória acaba de completar 17 anos de idade, treina exaustivamente também na corrida e demais modalidades, mirando seu sonho olímpico. Para estar em plena forma, mais duas pessoas trabalham duro com ela: o personal trainer Alysson Paulino e a nutricionista dra. Mariana Mendes.

3 visualizações
bottom of page