top of page
Buscar
  • Foto do escritor

Quarto de Milha é destaque nos Três Tambores em Jaguariúna


No último sábado,Trote & Galope acompanhou a 4ª Prova de Três Tambores do CT RCL - Haras Jaguary, bairro Tanquinho Velho, Jaguariúna, que começou bem cedinho e encerrou na madrugada.

O cenário do evento lembrava um filme, onde famílias de "cowboys e cowgilrs" modernos, de todas as idades e profissões, dividiam as atividades de preparo de refeição e trato dos animais.

Quem não é do meio talvez desconheça que os cavalos com mais destaque são os Quarto de Milha, devido à sua inteligência, habilidade e extrema velocidade. Mas, Paint horse, Árabe e Anglo-árabe costumam marcar presença.

Apesar de acontecerem provas no país inteiro, muitos não sabem que a competição consiste em contornar 3 tambores distribuídos ao longo da arena, no menor tempo possível (tudo no cronômetro). Nela, os tambores são colocados de forma triangular, com uma distância que pode variar de um evento para outro (no CT RCL, a medida foi de 27,5 m entre o 1º e segundo tambores, e 32m do 2º ao 3º).

Letícia Mamede, uma veterinária apaixonada pelos três tambores.

Gabrielle Barbosa, desde os seus 11 anos nas provas de três tambores

A largada é dada quando o cavalo cruza a linha de partida (fotocélula). Cavalo e cavaleiro/amazona partem para o 1° tambor, onde devem contorná-lo numa volta de 360° da esquerda para a direita, o 2° e o 3° tambor devem ser contornados numa volta de 360° da direita para a esquerda, só então se dirigem à linha de chegada. Em média, o tempo da prova fica abaixo de 18 segundos, tanto nas provas masculinas como nas femininas.

Ianara Braga, desafiando o cronômetro.

Alessandra Alves na sua primeira competição com Cash Leo Flash.

Cavalo Quarto de Milha é o mais utilizado de todos, principalmente para quem busca vencer o cronômetro, pois são animais muito velozes em distâncias curtas. Outra curiosidade do esporte é que, a cada tambor derrubado, o competidor é penalizado em cinco segundos, que são acrescidos ao tempo final. Vence o competidor que fizer a prova em menos tempo.

7 visualizações
bottom of page