top of page
Buscar
  • Foto do escritor

Diferenças entre Andar a Cavalo e Montar Cavalo


por Priscila Thomazelli

Muitas pessoas me questionam sobre o uso da expressão "montar cavalo" ao invés de "andar a cavalo". A verdade é: apesar de serem termos parecidos e mostrar o mesmo resultado, andar cavalo está mais para "hobby" ou lazer, por isso não exige técnica, nem grandes aptidões ou preparo de cavaleiros e cavalos. Todos podem andar a cavalo, mesmo quem nunca fez uma aula sequer de equitação.

Já montar a cavalo é um termo técnico usado por pessoas que praticam um esporte, sempre com um objetivo ao subir no animal. Hoje em dia, há vários esportes equestres em prática, nem todos montados, sendo que os mais famosos de montaria são o Salto e o Adestramento Clássico.

ExpoCavalos 2013 no Parque da Água Branca, SP

Todos que montam, andam a cavalo, mas nem todos que andam a cavalo, montam.

Hipismo é a arte montar cavalo que compreende todas as práticas desportivas, dentre elas: Salto, Adestramento Clássico, CCE (Concurso Completo de Equitação), Enduro, Rédeas, Tambor. Apesar de existir desde a antiguidade, suas regras e competições modernas surgiram no ano de 1883, nos Estados Unidos. No programa dos Jogos Olímpicos modernos, o hipismo foi incluído nos Jogos de Verão de 1912 em Estocolmo, Suécia.

Todos os esportes equestres são definidos pela Federação Equestre Internacional (FEI) e, aqui no Brasil, pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH). Além disso, cada Estado tem seu órgão regulamentador, ou seja, uma federação. Por exemplo, São Paulo tem a Federação Paulista de Hipismo - FPH, e o Rio de Janeiro a Federação Equestre do Estado do Rio de Janeiro - FEERJ.

Na lista de esportes equestres olímpicos aparecem:

Adestramento - Também conhecido como "Dressage", nele, o conjunto (cavaleiro e cavalo) deve realizar uma série de movimentos (chamados de "figuras") com diferentes graus de dificuldade. Há figuras obrigatórias, mas o objetivo é que elas sejam executadas com a maior perfeição possível, as quais os juízes atribuirão notas nos quesitos disciplina, prontidão e elegância, exigindo perfeita sintonia do conjunto. As figuras envolvem andaduras naturais do cavalo no passo, trote, galope, "piaffe" e "passage", piruetas, círculos, transições, mudanças de mão etc.

É preciso tomar muito cuidado, pois há quem também confunda o Adestramento / Dressage com o "Circense", que em muitas cidades também está sendo chamado de adestramento. Porém, fazer o cavalo sentar, deitar, subir em bancos, passo espanhol, ajoelhar, cumprimentar são apresentações lindas, mas esporte e também não se utiliza das mesmas técnicas do Dressage.

Adestramento clássico no Parque da Água Branca, durante a Expo Cavalos

"Dressage" - o conjunto (cavaleiro e cavalo) deve realizar uma série de movimentos

Salto - Nele, o cavaleiro e seu cavalo devem transpor, em sua totalidade, de 10 a 15 obstáculos ordenados em uma pista que mede entre 700 a 900 metros. A altura dos obstáculos vai de 0,40m a 1,65m, dependendo da categoria. Para a chamada Equitação Fundamental, a altura dos obstáculos vai de 0,40m a 0,90m, sendo que - segundo nossa legislação - só termina a equitação fundamental quem já competiu em mais de 0,90m. Neste caso, o vencedor da competição é aquele que termina a prova o mais próximo possível do chamado "tempo ideal".

José Roberto Reynoso na Sociedade Hípica de Campinas

José Roberto Reynoso em prova de salto na Sociedade Hípica de Campinas

O tempo ideal foi implementado recentemente com a intenção de diminuir o número de acidentes nas pistas de salto. Como as provas da fundamental não são tão altas, os cavaleiros tendiam a correr muito; sendo a maioria iniciantes, acabavam sofrendo acidentes. Para determinar este "tempo ideal", usa-se a extensão do percurso em

metros dividido pela velocidade da prova e multiplicada por 0,95m. Para a pista de 1,0m - dependendo da competição - disputa-se no tempo ideal ou no cronômetro. Nas demais alturas, vence quem acabar a prova mais rápido e com menos faltas.

Na atualidade, existem muitas pessoas dando aula de Salto. Mas sempre é importante frisar que, ao contratar um profissional, tenha certeza que ele já saltou provas mais altas que 1,0m. Ou seja, ele já saiu da Equitação Fundamental e tem experiência suficiente para auxiliar em qualquer situação que ocorra nos treinamentos.

Concurso Completo de Equitação - O CCE é uma espécie de triatlo equestre, reunindo provas de adestramento, salto e cross-country, e pode ser disputada em dois formatos: um dia (ODE) e três dias (3DE), não sendo permitido trocar de cavalo após ter começado. Trata-se de uma prova completa, na qual o conjunto deve mostrar habilidade em diversas situações.

ABHIR e o hipismo rural

Prova de salto no hipismo rural

Além disso, há ainda os Esportes Paralímpicos e Esportes Não-Olímpicos, caso do enduro, volteio, atrelagem, rédeas e polo. Todos os Não-Olímpicos possuem vasto regulamento e anualmente há campeonatos mundiais.

Atrelagem Interagro na Expo Cavalos do Parque da Água Branca

Exibição de atrelagem com cavalos lusitanos no Parque da Água Branca,SP

Polo Feminino, time inglês nos campos Helvetia Polo

Jogadoras inglesas de polo feminino em torneio no Helvetia Polo, Indaiatuba, SP.

Todos que montam, andam a cavalo, mas nem todos que andam a cavalo, montam. Quem monta tem um objetivo específico em cada treinamento, tendo começo, meio e fim. Já quem anda a cavalo tem apenas o local com o caminho que quer percorrer, sem se preocupar com o cavalo. Logicamente, quem monta acaba tendo uma ligação muito maior com seu animal, além de ser esportista e desfrutar de todos os benefícios da prática de um esporte de competição.

CURIOSIDADES:

Uma das primeiras modalidades a colocar homens e mulheres competindo como iguais foram os esportes equestres. A idade para participar de jogos olímpicos vai desde 18 anos até 70 / 80 anos, com diferentes níveis (desde amadores, infantis até profissionais).

Priscila Thomazelli é treinadora e instrutora de equitação na Escola de Equitação Troá. Começou a montar com 12 anos de idade na escola da Sociedade Hípica Paulista. Na época, o lema da escola acabou influenciando toda a vida de Priscila: Aqui se aprende a bem montar e depois a saltar.

Chegou a saltar 1,30m, mas a partir de 2000 passou a frenquentar competições como Course Designer, trabalhando e estudando com os maiores nomes do mundo. Em 2010, com o marido "personal trainer", fundaram a Força & Cia, primeira academia de ginástica especializada em preparo físico do cavaleiro (por exemplo, Treino do Ginete é um programa de preparo físico do cavaleiro para aumentar a qualidade de vida do conjunto, prevenir doenças e ainda aumentar a performance do praticante).

A partir de 2010 tornou-se discípula de Dominique Barbier, com quem até hoje estuda e pratica os fundamentos da Escola Francesa. Em 2013, além de continuar com Dominique Barbier, iniciou o Straightness Training Mastery de Marijke de Jong.

6.237 visualizações
bottom of page