top of page
Buscar
  • Foto do escritor

Dupla brasileira vence Três Tambores no Panamá


"No primeiro dia não estávamos muito bem, mas não nos deixamos abater por isso. No segundo, já ficamos empatadas com os Estados Unidos; no terceiro, conseguimos o sonhado primeiro lugar." É assim que Lívia Theodora Prado, competidora de três tambores, resume a participação da sua dupla com Renata Coelho, na Feria Internacional de David (República do Panamá).

A dupla - Livia e Renata - radiantes com a oportunidade.

Lívia conta que este é um dos maiores eventos daquele país e foi uma honra para ambas defender o verde-amarelo na arena em que competiram Panamá, Costa Rica, Venezuela e Estados Unidos.

O evento dura 11 dias, mas a prova dos três tambores aconteceu entre 20 e 22/03. Ela explica que o sorteio dos cavalos acontecia pouco antes da prova: "a gente descobria em qual cavalo iríamos montar com pouquíssima antecedência. Na sexta e no sábado (20 e 21/03/2015), não tivemos muita sorte com os cavalos e chegamos a desanimar um pouco. Porém, com oração e fé, não deixamos as coisas como estavam. Colocamos em nossa cabeça que precisávamos lutar e que ainda teríamos chance. A Renata seria a penúltima a passar, por isso a prova de domingo nos deixou em tensão total. Mas quando ela largou e retornou ao partidor, foi como se tudo estivesse resolvido: ela conseguiu o melhor tempo de toda a prova. Aí, junto com a minha média, o resultado nos garantiu o 1º Lugar".

O juiz americano, Bob Hess, entrega o troféu às campeãs brasileiras.

Costa Rica ficou em 2º e Estados Unidos em 3º.

Perfil

Lívia Theodora é de Bauru, monta desde criança, mas a paixão pelos três tambores começou aos 13 anos. Hoje, com 17 anos, acaba de entrar na faculdade de administração de empresas, mas sem qualquer plano de abandonar o esporte. Renata Coelho, de Taubaté, tem 27 anos e monta desde os 12 anos de idade. É casada com o treinador de três tambores André Coelho.

O evento

FIDA é a Feira Internacional de David, evento realizado anualmente no mês de março e famoso por reunir mais de 500 expositores que, motivados pelas infraestrutura e facilidades oferecidas, ampliam cada vez mais sua participação industrial, comercial, agropecuária, artesanal, folclórica e cultural.

Por sua diversidade atrativa, a Feira Internacional de David motiva a circulação de mais de 300 mil pessoas ao longo dos 11 dias de duração. David é a capital da província de Chiriquí, segunda mais relevante na República do Panamá.

Equipes finalistas, comissão técnica e torcida.

3 visualizações
bottom of page