top of page
Buscar
  • Foto do escritor

1º Workshop de Quiropraxia e Acupuntura acontece em abril, em novo local


Nos próximos dias 25 e 26 de abril, você terá a oportunidade de conhecer algumas técnicas aplicadas à Medicina Veterinária com bons resultados. Vista como medicina complementar, utiliza técnicas da quiropraxia e acupuntura, originária da tradicional medicina chinesa. O evento será realizado nas instalações da Hípica Valinhos (Valinhos, SP).

A quiropraxia é baseada no princípio de que a saúde da coluna vertebral é vital para a manutenção da saúde global do animal, visto que todos os sistemas do organismo estão inter-relacionados através do sistema nervoso. Já a acupuntura é uma técnica de tratamento da Medicina Tradicional Chinesa orientada na utilização terapêutica de reflexos cutâneo-viscerais. Nos últimos anos, a procura por estas técnicas tem crescido muito, tanto para cavalos de esporte como para os de passeio, recreação, trabalho rural ou cria.

A técnica quiroprática envolve a manipulação manual da coluna vertebral e das articulações do organismo, visando ao alinhamento de articulações que estejam mal ajustadas; identifica e procura as causas mecânicas de doenças, onde há pinçamentos e compressões nervosas, causadas por vértebras rotadas ou bloqueadas ou mesmo por tensão muscular. É um método terapêutico muito útil no tratamento de cães, gatos e cavalos que apresentem problemas neurológicos, articulares e musculares.

De forma diferente, a acupuntura é um método terapêutico que utiliza a estimulação de certos pontos cutâneos escolhidos pelas suas indicações terapêuticas, em vista de se obter uma ação analgésica, efeito antiespasmódico, descongestionante ou excitante e aumento da capacidade de resistência do organismo às diversas agressões às quais está submetido (RULSIN, 1983). Como principais indicações para a acupuntura em medicina veterinária, podemos citar as doenças músculo-esqueléticas, artrites, artroses (displasia coxofemoral, de cotovelo), problemas de coluna (hérnias de disco, bicos de papagaio), doenças da pele, endócrinas, reprodutivas, entre outras. A acupuntura pode, na verdade, ser utilizada em quase todos os tipos de patologias, porém a resposta pode ser maior em determinados problemas e menor em outros. Neste workshop, serão abordados os seguintes assuntos: Princípios básicos da Quiropraxia; Anatomia equina; Biomecânica equina; Importância da Quiropraxia; Acupuntura para cavalos; Alongamentos; Selas - qual sela é a melhor para mim? compro a melhor para mim ou para meu cavalo?; Aulas teóricas e acompanhamento da prática destes métodos; Pintura a bastão no cavalo, Ilustrando / visualizando ossos, musculatura e pontos importantes em cavalos de esporte. Público alvo: Veterinários; Estudantes de Veterinária; Proprietários de cavalos; Equitadores; Praticantes de esportes equestres em geral (profissionais e amadores) e demais interessados nas técnicas abordadas.

Valor do curso: Inscrições até o dia 15 de Março - R$300,00 (trezentos reais) por pessoa + almoço no local. Após o dia 15 de Março - R$400,00 (quatrocentos reais) por pessoa + almoço no local. Inscrições com Priscila Thomazelli - pthomaze@ig.com.br / (11) 9 9944-2168 / 9 9944-2138 / 9 9867-6566. Formas de pagamento: através de boleto bancário ou depósito em conta. O valor do almoço no local será enviado por email a todos os inscritos, antes da data de início do workshop. Observações gerais

1:Todos os participantes devem ter conhecimento que a prática da equitação, bem como o manuseio e aplicação de técnicas a animais de grande porte, implica em riscos. A natureza dócil, cooperativa, amistosa e equilibrada do cavalo pode ser repentinamente alterada por seu instinto natural de preservação, levando-o a reações de fuga, com risco de ocasionar possíveis acidentes. Todos devem estar cientes dos riscos inerentes à atividade, assumindo-os e adotando medidas preventivas e limitadora de danos, por meio do uso de equipamentos de proteção individual e modo de agir, necessários à prática solicitada por este curso. Em virtude disso, a organização do evento não assume nenhum tipo de responsabilidade por eventuais danos causados pelos riscos inerentes ao contato com cavalos e demais animais do local. 2: A organização do evento em hipótese alguma fará a devolução de quantias arrecadas, nem mesmo em virtude de infortúnios e doenças que ocorram no período da organização, evolução e término do evento. Em caso de desistência, o valor quitado e/ou contratado só será devolvido caso a organização do evento tenha um participante para ocupar a vaga do desistente, em caso contrário, após o preenchimento da ficha de inscrição, o valor referido acima será cobrado de qualquer forma.

2 visualizações
bottom of page