top of page
Buscar
  • Foto do escritor

Amanhã: Quiropraxia e Acupuntura na Hípica Valinhos


A Escola de Equitação Troá promove o seu 1º Workshop de Quiropraxia e Acupuntura, que acontece neste fim de semana (25 e 26/04) na Hípica Valinhos (Valinhos, SP). Nele, os participantes vão conhecer técnicas da medicina complementar aplicadas à Medicina Veterinária.

O princípio da quiropraxia leva em conta a saúde da coluna vertebral como fator vital para a manutenção da saúde do animal. A técnica envolve a manipulação manual da coluna vertebral e das articulações do organismo, visando ao alinhamento do que estiver mal ajustado; identifica e procura as causas mecânicas de doenças, onde há pinçamentos e compressões nervosas causadas por vértebras rotadas ou bloqueadas, ou mesmo por tensão muscular.

Já a Acupuntura é a técnica de tratamento da Medicina Tradicional Chinesa, orientada na utilização terapêutica de reflexos cutâneo-viscerais. O método terapêutico utiliza a estimulação de pontos cutâneos escolhidos pelas suas indicações terapêuticas, para obter uma ação analgésica, efeito antiespasmódico, descongestionante ou excitante e aumento da capacidade de resistência do organismo às diversas agressões às quais está submetido (RULSIN, 1983).

As principais indicações para a acupuntura, em medicina veterinária, são as doenças músculo-esqueléticas, artrites, artroses (displasia coxofemoral, de cotovelo), problemas de coluna (hérnias de disco, bicos de papagaio), doenças da pele, endócrinas, reprodutivas, entre outras. A acupuntura pode, na verdade, ser utilizada em quase todos os tipos de patologias, porém a resposta pode ser maior em determinados problemas e menor em outros.

Temas fundamentais do Workshop: Princípios básicos da Quiropraxia; Anatomia equina; Biomecânica equina; Importância da Quiropraxia; Acupuntura para cavalos; Alongamentos; Selas (qual sela é a melhor para mim? compro a melhor para mim ou para meu cavalo?); Aulas teóricas e acompanhamento da prática destes métodos; Pintura a bastão no cavalo, Ilustrando / visualizando ossos, musculatura e pontos importantes em cavalos de esporte. Público alvo: veterinários; estudantes de Veterinária; proprietários de cavalos; equitadores; praticantes de esportes equestres em geral (profissionais e amadores) e demais interessados nas técnicas abordadas.

14 visualizações
bottom of page