Buscar
  • by Heleno Photoequestre

"Acredito na competência e um pouco na sorte", diz Julia Yu.


Houve um tempo em que a competidora de Três Tambores, Julia Yu, alimentava "superstições" em relação às cores da roupa que vestia. Resultado bom, o motivo estava na "camisa da sorte"; se fosse ruim, também tinha o que pensar. Mas isso passou e hoje ela se diverte com isso. Acredita que sorte e competência andam juntas, mas não despreza a técnica, o treinamento de sua montaria e a perseverança em fazer o melhor.

Para conhecer um pouco mais sobre Julia Yu, Trote & Galope foi ao Centro de Treinamento Daniel Nogueira, em Jaguariúna, SP, onde encontrou uma competidora quase "triatleta". Por que? Fora das arenas, ela se desdobra como mãe de Bia e Isadora e esposa de Daniel Nogueira, há 13 anos.

Julia certamente herdou do pai a sua paixão por cavalos; era (e ainda é) um apaixonado por enduro e cavalgadas. Aos 5 anos de idade já era a "dona" de Major, um mangalarga paulista que esteve a seu lado até seus 18 anos. "Meu pai sempre foi um estímulo nesse sentido, e com seu apoio comecei no hipismo", relembra.

Naquela época, frequentava o Centro Hípico São José, em Vargem Grande Paulista. Nos finais de semana, era onde queria estar. Não tardou para descobrir seu gosto por adrenalina e velocidade, montando Campolina e Cavalo Árabe. "A molecada saia para os passeios montados de fim da tarde, que logo se transformavam em racha, para loucura do proprietário da hípica."

Em 2002, em viagem a Barretos com o pai e o irmão, descobriu e encantou-se logo que viu os Três Tambores. Foi amor à primeira vista e em pouco tempo estava treinando com Wilson Silveira. Ganhou confiança suficiente e passou a competir em tantas provas quanto podia. Depois que se casou, o foco virou apenas para rodeios e cavalos Quarto de Milha.

"Comecei com o Campolina de meu pai, fiz hipismo com o Árabe;

agora só monto Quarto de Milha em Três Tambores. Virei atleta PRO 1."

Julia Yu admite que gosta de cavalo bom, independente da raça. "Não se pode discriminar; os Paint Horse e os Apaloosa são ótimos também", admite. Mas, nada vale a qualidade do cavalo se não houver treinamento e descanso para ambos. Julia admite que passava a semana sobre a sela, mas descobriu que não é a quantidade de horas de treinamento que trazem os bons resultados. Ao contrário, é a regularidade e a qualidade do treino que "educam" o cavaleiro e sua montaria.

Ao assumir o papel de mãe e esposa, a competidora descobriu a necessidade de ficar mais regrada em seu treinamento. Por isso, hoje ela segue a rotina das meninas que vão ao CT para treinar com Daniel. Duas vezes por semana e mais o que for necessário à preparação de alguma prova.

Treinamento sob orientação de Daniel Nogueira: técnica para a competidora e responsabilidade em relação à saúde do animal.

Bull's Trouble PTF e

Julia Yu - atleta PRO 1

PRO 1 Barrel Racing é a 1ª agência para atletas de Três Tambores.

À pergunta "Quais foram suas premiações nas provas até hoje?", Julia Yu responde com a humildade de quem reconhece cada passo percorrido: "Não fico muito focada nisso. Eu tenho prêmios que não foram assim importantes, mas foram muito especiais". Ela fala do Rodeio de Americana, ano retrasado, quando estava em 10º lugar na final. Mas a "sua luz" brilhou, fez o melhor tempo daquela final e o 2º melhor tempo de todo o rodeio. Resultado: 2º lugar no rodeio e 4 mil de prêmio no bolso. "Fiquei super feliz e me senti vitoriosa."

Adrenalina foi o que motivou a sua carreira, mas para a competidora, é uma coisa que ajuda e atrapalha.

"Na entrada da arena, por exemplo, a adrenalina não te deixa pensar direito. Dá até pra sentir o coração do animal batendo forte. Se não controlar essa adrenalina toda, cadê a concentração para vencer a prova?"

Ao longo da carreira, Julia Yu vem colecionando histórias que ela nem acreditava ser possível. Uma delas aconteceu quando sugeriu ao marido Daniel que participassem de uma prova para tentar a moto da premiação, já que estavam com contas a pagar. Ele topou e viajaram com dois cavalos para Ibiúna, um deles era Bull's Trouble PTF.

Apesar de começarem sem bom aproveitamento, não desanimaram. No dia do tudo ou nada, Julia e Daniel tentaram corrigir as falhas. Decidiram montar somente o Bull"s e o resultado não poderia ser melhor. O cobiçado prêmio ficou com eles. Não um, mas dois. Ao invés da sonhada moto, o casal saiu de lá com dois automóveis. Foi uma choradeira geral.

Mas essa é apenas uma parte da história de Julia Yu. O restante, Trote & Galope contará em outra oportunidade.

#trêstambores #Tambor #cavalos #esporte #sorte #competência #JuliaYu #fotografiadecavalos

0 visualização
  • Facebook Trote&Galope
  • Instagram Trote&Galope
  • Youtube Trote&Galope

© 2014 por TROTE & GALOPE e HELENO CLEMENTE PHOTOEQUESTRE

Todos os direitos reservados. Proibido reproduzir textos ou fotos sem autorização do autor. All rights reserved.