top of page
Buscar
  • Foto do escritor

Turfe: Histórias e Memórias


Turfe Histórias e Memórias é o título do livro de Samir Abujamra, um bacharel em direito que advogou por 8 anos, até que se descobriu mais feliz tratando de outros assuntos. Despediu-se dos tribunais para ficar com a arte e os cavalos.

O livro é uma coletânea de histórias e memórias dedicadas ao amigo José Paulino Nogueira (Haras Bela Esperança), "como reconhecimento pelo que fez para o turfe e com a gratidão de quem recebeu os seus conselhos", como o autor escreve na introdução.

Nos capítulos iniciais, o texto convida o leitor a questionar "Como se forma um Turfista" e logo conduz a leitura para a época dos "anos dourados", contando fatos que envolvem grandes nomes do turfe (proprietários, haras especializados em PSI, além de jóqueis e cavalos que fizeram história). Helíaco e Garbosa Bruleur, juntamente com os jóqueis Oswaldo Ulloa e Luiz Rigoni, têm um capítulo exclusivo, cheio de emoção nas disputas que realizaram.

De leitura leve, mas envolvente, Turfe Histórias e Memórias contou com o apoio da Associação Carioca dos Proprietários do Cavalo Puro-Sangue Inglês e foi editado pela Arte & História. Vale à pena conhecer este trabalho.

Samir dedicou-se ao turfe, estudou e escreveu sobre o esporte, ao mesmo tempo em que buscava visitar o maior número de museus possível. Leu sobre pintura, música e fotografia, seus amores adolescentes que permanecem. Como costumam dizer sobre ele, "o turfe foi sua paixão de infância e os cavalos de corridas continuam sendo os heróis que lhe dão força e estímulo".

No mundo do Puro Sangue Inglês, Samir Abujamra percorreu muitos caminhos. Em 1959, o semanário Turf Ilustrado já era seu meio de expressão como colunista. Trabalhou no Jockey Club de São Paulo, onde mais tarde ocupou cadeira na diretoria. Por 10 anos dirigiu a revista Turf e Fomento e, entre outros feitos, seu currículo aponta para as diversas palestras que realizou sobre assuntos turfísticos, conferências e arbitragem em exposições de potros, só para citar um pouco sobre o autor.

97 visualizações
bottom of page