top of page
Buscar
  • Foto do escritor

Sim, os cavalos sorriem, afirma pesquisa


De acordo com um novo estudo, publicado no PLOS ONE, as caras de cavalos possuem grandes similaridades com a face humana. Depois de um aprofundado estudo da cabeça equina, analisando sua musculatura (além de pesquisar vários vídeos), cientistas chegaram à conclusão que os cavalos sorriem da mesma forma que os humanos. Isso não é intuitivo, já que o formato facial das duas espécies é bem diferente. Mas, em relação às expressões, somos bastante similares.

"Ronaldinho", do Centro Hípico Kawalus, com seu colega de piquete.

Os pesquisadores usaram um sistema chamado Facial Action Coding (FAC), que mede de forma quantitativa o movimento facial. Enquanto humanos têm 27 FACs (movimentos faciais separados), os chimpanzés têm 13 FACs e cachorros 16. Cavalos, por sua vez, têm 17 FACs, o número que mais se aproxima do nosso.

Ainda não se sabe se esse grande repertório de expressões é usado para a comunicação entre os próprios animais, mas o fato é que a variedade impressionou os cientistas responsáveis pela pesquisa. "Um dos cavalos que analisamos está erguendo a parte de dentro das sobrancelhas, algo que humanos fazem quando estão surpresos ou tristes", afirmaram à revista Time.

O 'sorriso' também foi observado nos cavalos. Para eles, é um gesto de submissão mostrar os dentes - para nós também é um gesto de vulnerabilidade, se refletirmos sobre o assunto. E, quando estão com medo, os cavalos também arregalam os olhos.

À direita:

Heloisa Carvalho se diverte com as "caras e bocas" de Porto Fino.

4 visualizações
bottom of page