top of page
Buscar
  • Foto do escritor

Derby nasceu na Inglaterra, há 235 anos


No turfe, Derby se refere a uma corrida de cavalos que faz parte da Tríplice Coroa (título oficial instituído pelas sociedades de turfe, conquistado por cavalos de três anos de idade que vencerem três provas exclusivas, disputadas em percursos de distâncias diferentes).

A origem da palavra Derby nos leva à Inglaterra antiga, ano 1780, quando - de acordo com historiadores - Lord Derby (Sir Edward Smith-Stanley), político e turfista inglês renomeou uma famosa corrida de cavalos conhecida como Epsom Oaks para Derby Stakes, tornando-a exclusiva para cavalos com três anos de idade. A partir daí, popularizou-se como Epsom Derby.

Derby no mundo

Algumas provas de Derby tornaram-se referência para os amantes das corridas de cavalos. Na Argentina, o destaque é dado ao Gran Premio El Nacional, disputado no Hipódromo Argentino de Palermo, em Buenos Aires. No Uruguai, o Derby Gran Premio Nacional acontece no Hipódromo de Maroñas, em Montevidéu. No Chile, El Derby de Viña del Mar é disputado no hipódromo do Valparaiso Sporting Club, na cidade Viña del Mar.

Já nos Estados Unidos, o grande evento é o Kentucky Derby, realizado no Hipódromo de Churchill Downs, em Louisville. E, na Inglaterra, a fama do Epsom Derby continua no hipódromo de Epsom Downs, em Epsom (Surrey).

No Brasil, são cinco que entram em destaque: Derby Riograndense, do Jockey Club do Rio Grande do Sul, realizado no Hipódromo do Cristal, em Porto Alegre; Derby Paranaense, do Jockey Club do Paraná, disputado no Hipódromo do Tarumã, em Curitiba; Derby Paulista, do Jockey Club de São Paulo, no Hipódromo de Cidade Jardim, na Cidade de São Paulo; Grande Prêmio Cruzeiro do Sul, do Jockey Club Brasileiro, também conhecido como Derby Brasileiro, que é disputado no Hipódromo da Gávea, Cidade do Rio de Janeiro.

12 visualizações
bottom of page