top of page
Buscar
  • Foto do escritor

Festival do Cavalo Lusitano de Tatuí


Misto de atrações, o evento de encerramento do calendário oficial do cavalo Lusitano acontece de 11 a 13/12, no Centro Hípico de Tatuí (Hípica Centaurus), definindo os campeões dos rankings 2015 da ABPSL. Entre as novidades deste ano, destaque para o Leilão Oficial e a inédita Copa do Mundo de Equitação de Trabalho, com participação de oito países.

Quem vai levar os troféus de Melhor Criador e Melhor Expositor da temporada?

Quais serão as fêmeas e machos que mais pontuaram nas pistas de morfologia nas categorias jovem e adulto?

Quem serão os líderes do ranking do Grand Prix de Velocidade e do Campeonato Paulista ABPSL de Adestramento?

Quem vai ocupar o topo do pódio, entre as equipes dos oito países que competem na I Copa do Mundo de Equitação de Trabalho?

Todas as respostas aprecerão neste fim de semana, durante o Festival do Cavalo Lusitano de Tatuí, evento que anualmente encerra as atividades da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL). Confira todas as atrações:

Grand Prix de Velocidade do Cavalo Lusitano: competição instituída em 2015 movimentou as pistas e define o ranking da temporada durante o Festival do Cavalo Lusitano de Tatuí. (Foto: Tupa Vídeo/ABPSL)

CONCURSO DE MORFOLOGIA - MODELO E ANDAMENTOS - Momento em que os melhores representantes da raça, divididos por sexo e categoria de idade são avaliados por juízes internacionais. No Festival do Cavalo Lusitano de Tatuí, acontece a IV etapa do ranking ABPSL 2015 e serão conhecidos os vencedores da temporada nas categorias: Melhor Criador, Melhor Expositor, Melhor Fêmea Jovem, Melhor Macho Jovem, Melhor Fêmea Adulta e Melhor Macho Adulto. A programação começa amanhã, sábado (12), às 8h30 com as fêmeas (categorias 2ª, 3ª, 4ª, 5ª. 6ª e 1ª), seguida dos machos (categorias 2ª, 3ª, 4ª, 5ª e 1ª). No domingo (13), às 14h, acontece o Grande Campeonato seguido da cerimônia de premiação.

GRAND PRIX DE VELOCIDADE DO CAVALO LUSITANO - Inspirado na Equitação de Trabalho e idealizado pela ABPSL neste ano, o Grand Prix de Velocidade do Cavalo Lusitano foi uma das novidades da raça na temporada 2015. A disputa é dividida em sete categorias e conta com participação desde crianças a criadores, de atletas experientes a cavaleiros amadores.

CAMPEONATO PAULISTA ABPSL DE ADESTRAMENTO - A IV e última etapa da competição exclusiva para a raça abriu as atrações do Festival do Cavalo Lusitano de Tatuí, na manhã desta sexta-feira, quando foram revelados os campeões do ranking 2015 em diferentes categorias.

LEILÃO OFICIAL ABPSL 2015 - Depois de vários anos, está de volta um dos momentos mais esperados da comercialização de cavalos Lusitanos no País, oportunidade para que os sócios da ABPSL disponibilizem o que selecionam de melhor em seus haras. O Leilão é atração deste sábado (12), às 14h, no picadeiro coberto. Estarão à venda cerca de 30 lotes, de animais jovens a reprodutores e matrizes, cavalos montados e prontos para competições funcionais e de morfologia. São lotes que representam diferentes linhagens e a seleção que vem sendo feita no Brasil há quatro décadas.

APROVAÇÃO DE GARANHÕES - É o momento em que os criadores apresentam seus animais para serem avaliados para reprodução. Última oportunidade do ano, antes do início da temporada de monta de 2016. A Aprovação de Garanhões acontece nesta sexta-feira (11) às 16h, na pista Grand Prix.

COPA ABPSL DE SALTO: com obstáculos de 0.80m a 1.20m, a prova é aberta a todas as raças. A prova de 0,80m a 0,90m é no tempo ideal; a de 1,00m a 1,10m ao cronômetro, e a de 1,10 a 1,20m com desempate. A disputa é atração do domingo (13) às 12h na pista Grand Prix.

I COPA DO MUNDO DE EQUITAÇÃO DE TRABALHO - Evento da International Working Equitation (WAWE) e instituída em 2015 por iniciativa da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL) e da Coudelaria do Castanheiro, a disputa conta com equipe de oito países (Brasil, Bélgica, Colômbia, França, Holanda, Itália, México e Portugal) que cumprirão quatro fases que abrangem a modalidade: Ensino, Maneabilidade e Velocidade (provas individuais) e a prova da Vaca (executada em equipe). A soma de pontos nestas três fases é que define a classificação.

O programa começou nesta sexta-feira (11), às 14h, com a prova de Ensino (pista de Adestramento), segue às 20h com a Maneabilidade (pista Grand Prix); amanhã, sábado (12) é a vez da Velocidade (pista Grand Prix) e termina no domingo (13) às 10h com a prova da Vaca, quando será conhecida a equipe campeã.

O Festival do Cavalo Lusitano de Tatuí reúne criadores, proprietários, cavaleiros e amantes da raça e traz, ainda eventos sociais como show musical, lançamentos de produtos, demonstrações equestres e confraternização.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Rute Araújo

9 visualizações
bottom of page