top of page
Buscar
  • Foto do escritor

Largada para o Cavalo Lusitano


Nos dias 2 e 3 de abril, o Cavalo Lusitano vai agitar as pistas da Hípica Bonanza Porto Atibaia, em Atibaia (SP), nas competições de Adestramento e Equitação de Trabalho. Está aberto o Campeonato Brasileiro de Equitação de Trabalho Oficial ABPSL (Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano).

Responsável pela introdução da Equitação de Trabalho no Brasil, no início da década de 2000, a ABPSL retomou nesse ano o Campeonato Brasileiro da modalidade. A competição acontece em quatro etapas, entre março e outubro.

Campeonato Brasileiro de Equitação de Trabalho Oficial ABPSL

Com provas de Ensino, Maneabilidade e Velocidade, a competição reúne em pista desde crianças (a partir de oito anos) aos mais experientes cavaleiros da modalidade, que serão divididos em três níveis e diferentes categorias:

Nível I (Infantil, Mirim, Amador, Amador Proprietário, Preliminar e Cavalos Novos);

Nível II (Intermediária - incluindo animais que já tenham participado da categoria Principal / Forte);

Nível III (a mais exigente, equivale à categoria Principal. É aberta a qualquer conjunto que não esteja participando em nenhuma outra categoria).

ABPSL distribuirá premiação em espécie até o 3º colocado e 01 moto 0 km será sorteada entre todos os competidores de todas as etapas.

A programação da I etapa começa no sábado (02/4) às 14h, com a prova de Ensino; às 18h tem a de Maneabilidade. Termina no domingo (03/04), às 13h com a prova de Velocidade.

Campeonato Paulista de Adestramento

O Puro Sangue Lusitano é a montaria que domina inscrições, pódios e títulos nas pistas brasileiras de Adestramento, o mais clássico dos esportes hípicos olímpicos. Em 2016, a raça já tem representantes qualificados para os Jogos do Rio, o que motiva ainda mais as competições realizadas no Brasil, em especial o Campeonato Paulista, o maior e mais concorrido do País.

Para incentivar ainda mais a formação de novos conjuntos e o aperfeiçoamento técnico de quem já compete, a ABPSL firmou parceria com a Federação Paulista de Hipismo (FPH) na organização e promoção do Campeonato Paulista de Adestramento. A disputa, distribuída em seis etapas, entre abril e dezembro, vai passar pelas cidades de Atibaia, Tatuí, Ibiúna, Itapira e São Paulo.

A competição é dividida em dez diferentes séries (e subdividida em categorias): Pôneis, Amador Top, Elementar, Preliminar, Média I, Média II, Forte I, Forte II, Sênior Top e Cavalos Novos (4, 5 e 6 anos).

A ABPSL estabeleceu um ranking aberto a todas as raças. Todos os competidores, independente da raça do animal de montaria, terão direito à premiação ao longo do ano e ao sorteio de um carro popular 0 km no final da temporada.

A I etapa do Campeonato Paulista de Adestramento acontece no próximo sábado e domingo (sias 02 e 3/4), às 9h.

Todos os eventos da ABPSL são abertos ao público. A Hípica Bonanza Porto Atibaia, em Atibaia (SP), palco da I etapa, está localizada à Rua Porto Abdalla s/nº, dentro do Condomínio Porto Atibaia, na Estrada de Guaxinduva nº 3000, distante menos de 70 km da capital paulista.

Fonte: Assessoria de Imprensa

5 visualizações
bottom of page