top of page
Buscar
  • Foto do escritor

Leilão Celebridades reúne - amanhã - o melhor do Mangalarga e Pampa


Amanhã, sábado (14/05), o tradicional leilão de Mangalarga e Pampa, realizado pelo Haras Lagoinha, chega à sua 8ª edição no Centro Hípico Lagoinha, em Jacareí (SP). As ofertas somam 45 lotes de qualidade superior, vindos de criatórios pioneiros na seleção da pelagem pampa no país. Serão lotes simples e duplos, de animais campeões nacionais a potros inéditos, reprodutores, matrizes, barrigas e coberturas. Variedade de pelagens pampas e qualidade genética norteiam as ofertas.

O primeiro animal a entrar no palco do “Celebridades” é Zatec do Pec, que terá 50% ou 100% do direito de propriedade à venda. Dono de genética campeã, Zatec do PEC tem títulos somados nas raças Mangalarga e Pampa.

No Mangalarga, Zatec do PEC foi Grande Campeão Nacional de Andamento e Campeão Mangalarga Pampa em 2012, além de Grande Campeão Nacional Potro Mangalarga Pampa em 2009. No Pampa, foi Res. Campeão dos Campeões de Marcha e Grande Campeão Nacional Adulto em 2012 e Grande Campeão Nacional Jovem em 2008. Sua primeira geração nas pistas, em 2015, fez bonito: Fronteira do PEC foi a Grande Campeã Jovem Pampa em Portobello e Franco do PEC – à venda neste leilão – é considerado o melhor potro de sua geração e foi Grande Campeão Nacional Jovem da Enapampa.

Tradicional leilão de Mangalarga e Pampa, promovido pelo Haras Lagoinha, chega à sua 8ª edição neste sábado (14/05), no Centro Hípico Lagoinha, em Jacareí (SP), ofertando 45 lotes de qualidade superior e de criatórios  pioneiros na seleção da pelagem pampa no país. Há três décadas, o Haras Lagoinha vem se dedicando à criação e seleção do cavalo Pampa, cujos produtos levam a marca PEC. O planejamento cuidadoso, dividido em etapas ao longo de sua trajetória, levou o criatório de Paulo Eduardo Corrêa da Costa e Marisa Iório a se posicionar como o mais premiado plantel da raça no país. Seleção, fomento de mercado, criação da comunidade pampa e democratização da pelagem foram conceitos aplicados e que tem como vitrine o consagrado “Leilão Celebridades – Mangalarga e Pampa”.

Zatec do PEC: Bi Grande Campeão Nacional Potro e Cavalo das raças Pampa e Mangalarga. À venda 50% ou 100% do direito de propriedade (foto: Marisa Iório/Divulgação)

Outros grandes destaques

Pampa de preto homozigoto, Chile do PEC é um grande destaque do “Celebridades”. Competindo na categoria “marcha progressiva”, foi Campeão dos Campeões de Marcha e Reservado Grande Campeão Nacional Adulto na Enapampa 2015. Umuarama do PEC e Epopeia do PEC são duas das fêmeas que prometem disputas acirradas no “Celebridades”.

Umuarama do PEC: títulos máximos nas pistas do Mangalarga e do Pampa e produtora de Grande Campeã Nacional Pampa (foto: Marisa Iório/Divulgação)

Umuarama do PEC representa a excelência em andamento. É uma das reservas Top do plantel Lagoinha entre as filhas de Monteblanco do PEC, principal melhorador genético de pelagem pampa. No Mangalarga, Umuarama do PEC foi Res. Grande Campeã Nacional Égua Pampa 2009 e duas vezes Res. Campeã Nacional de Andamento. No Pampa, foi Campeã Nacional Égua Sênior 2013.

Da prole campeã, destaque para Bulgária do PEC, Grande Campeã Nacional Jovem da Enapampa 2011. Já Epopéia do PEC é indicada para quem busca agregar ao plantel uma matriz de potencial reprodutivo com genética campeã. Filha de Monteblanco do PEC, reconhecido pela produção de matrizes de qualidade diferenciada, em Virada JES, outra produtora de campeões, Epopéia do PEC segue com prenhês positiva de Eufrates do PEC.

Dois dos reprodutores do Haras Lagoinha terão coberturas à venda: Zagros do PEC e Xingu do PEC.

Pampa de preto homozigoto, Zagros do PEC reúne qualidade na genética, andamento, morfologia e reprodução. Nas pistas, foi Bicampeão Nacional Potro das raças Mangalarga e Pampa, Campeão dos Campeões de Marcha e Grande Campeão Adulto na Enapampa 2014. É pai de vários campeões nacionais.

Já o pampa de preto Xingu do PEC, garanhão considerado sucessor de Monteblanco do PEC, é um excepcional produtor de campeões, entre eles Celta do PEC – Grande Campeã Nacional Adulta da Enapampa e Res. Campeã das Campeãs Nacionais de Andamento em 2014 e Res. Grande Campeã de Andamento Mangalarga Pampa 2015 -, e Calábriz do PEC, bicampeã Nacional Potra 2012/2013 no Mangalarga Pampa e no Pampa.

O próprio Xingu do PEC construiu uma vitoriosa campanha nas pistas. No Mangalarga, foi Res. Grande Campeão Nacional Mangalarga Pampa de Andamento e Geral em 2013/2014 e Campeão Nacional Potro Mangalarga Pampa 2008. No Pampa, foi Campeão Nacional Cavalo Master na Enapampa 2014 e Campeão Nacional Jovem da Enapampa 2008.

Parcerias de sucesso

O “Celebridades” deste ano, mais uma vez, contará como vendedores parceiros os Haras EFI (Leonardo e Eduardo Figueiredo), de Itu (SP) e Orgin (Roberto e Rogério Nigro), de Iperó (SP), e como convidados especiais dois criatórios referência na seleção do Mangalarga Pampa: o Haras Jaó, de Jamir Alves de Oliveira, de Sorocaba (SP), e o Haras Urso Branco, de Jonas Montezel, de Santa Isabel (SP).

Na opinião de Paulo Eduardo Corrêa da Costa, “o Celebridades é o evento que promove o reencontro da comunidade Pampa, unindo criadores tradicionais e novos, usuários, esportistas equestres e admiradores da pelagem pampa. Promove, ainda, o reencontro com os compradores dos leilões anteriores, das famílias e mulheres que quando não protagonistas, participam apoiando e incentivando. Este ano esperamos fincar alicerces a sustentar o cada vez mais sólido edifício da pelagem pampa”, finaliza.

Tradição e qualidade

Há três décadas, o Haras Lagoinha vem se dedicando à criação e seleção do cavalo Pampa, cujos produtos levam a marca PEC. O planejamento cuidadoso, dividido em etapas ao longo de sua trajetória, levou o criatório de Paulo Eduardo Corrêa da Costa e Marisa Iório a se posicionar como o mais premiado plantel da raça no país. Seleção, fomento de mercado, criação da comunidade pampa e democratização da pelagem foram alguns conceitos aplicados para tornar o consagrado “Leilão Celebridades – Mangalarga e Pampa” uma vitrine de inestimável respeito.

fonte: Assessoria de Imprensa (Rute Araújo)

4 visualizações
bottom of page