top of page
Buscar
  • Foto do escritor

Nelson Pessoa e Stephan Barcha falam da importância de renovar conhecimentos


Depois de muito tempo fora do Brasil, Neco Pessoa volta ao país em agosto para as Olimpíadas Rio 2016 e também para conduzir uma semana de clínica no Haras Albar, Campinas, SP, que será encerrada com a III Etapa da Copa Chevaux de Salto.

Depois dos Jogos Olimpícos Rio 2016, o experiente Nelson Pessoa permaneceu no Brasil para conduzir uma semana de clínica de hipismo no Haras Albar (Campinas, SP), onde acontece a III Etapa da Copa Chevaux de Salto neste sábado e domingo (03 e 04/09).

Na opinião de alguns participantes, deu até para esquecer que a semana foi intensa e cansativa, porque ela representou muito mais que a oportunidade de renovar conhecimentos. Afinal, quem poderia desprezar a chance que foi dada a esse grupo (de maioria jovem), de estar em um programa de exercícios técnicos e práticos, ministrado pelo maior nome da história do hipismo brasileiro?

Nessa sexta-feira (02/09), no encerramento da clínica, Neco falou aos jornalistas sobre essa experiência, contou um pouco sobre a sua trajetória no esporte e, de forma bastante realista, analisou o atual nível de ensino do esporte. Acompanhe no vídeo:

Todas as atividades da clínica aconteceram na novíssima estrutura de provas de salto do Haras Albar, que conta com pista de areia de alta absorção de impacto, arquibancada coberta e mobiliada com capacidade para 400 pessoas, além de iluminação para eventos noturnos.

cavaleiro Stephan Barcha, confirmado nesta semana para o time brasileiro nas Olímpiadas Rio 2016,

Na condução dos trabalhos, ao lado de Neco também esteve o jovem cavaleiro olímpico brasileiro Stephan Barcha, que recentemente compôs o time brasileiro nas Olimpíadas Rio 2016. Atualmente, Barcha é treinado por Neco Pessoa na Europa, onde tem conquistado excelentes resultados.

Avaliando a profundidade do programa, que passou pela revisão da base da equitação clássica; estudo de percursos bem elaborados; revisão da postura adequada do cavaleiro; exercícios de treino para concursos (dentre outros), Stephan aguarda com confiança de que os participantes da clínica possam aplicar, neste fim de semana (na etapa da Copa Chevaux de Salto), um pouco do que Neco e ele se esforçaram para repassar.

No vídeo abaixo, Stephan Barcha comenta como sentiu essa experiência na clínica, ao lado de seu treinador, e aproveita para dar um testemunho sobre aquilo que considera a maior de todas as alegrias: participar das Olimpíadas na sua cidade natal.

Hipismo em família

Logo após a entrevista de Neco Pessoa e Stephan Barcha, a clínica seguiu sua programação com palestras de Hélio Pessoa e Rogério Saito. A primeira merece um comentário à parte devido à coincidência do sobrenome Pessoa, comprovando que o hipismo está presente no sangue da família (Neco, Rodrigo e Hélio).

Sempre de forma bastante didática e objetiva, Hélio Pessoa conduziu os "alunos" ao desconhecido mundo dos "desenhadores de percurso". Falou sobre cada etapa do trabalho, mostrou as ferramentas que usa para elaborar e montar um percurso de prova e incentivou a todos a participarem de uma atividade prática: a montagem da pista que desenhou para a III Etapa da Copa Chevaux de Salto. Veja algumas imagens da palestra:

4 visualizações
bottom of page