top of page
Buscar
  • Foto do escritor

Adestramento e Equitação de Trabalho em disputa no Haras das Mangueiras


De 7 a 9/10, o Haras das Mangueiras, em Itapira (SP), recebe a V etapa do Campeonato Paulista e Taça São Paulo de Adestramento e a III etapa do Campeonato Brasileiro de Equitação de Trabalho. O evento é aberto ao público.

Com o objetivo de fomentar o esporte, o Campeonato Paulista e Taça São Paulo de Adestramento, que tradicionalmente aconteciam em etapa única, nesse ano foram divididas em seis etapas. Assim, além da capital, elas são realizadas em cidades do interior de São Paulo.

Jefferson Rodrigo Pereira com Ferragano (foto: Max Araújo Rodrigues)

Considerado o mais concorrido evento da modalidade no Brasil, as duas competições são abertas a todas as raças e tem promoção conjunta da Federação Paulista de Hipismo (FPH) e Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL). Os competidores se dividem em 12 séries: os da categoria Profissional disputam a Taça São Paulo, enquanto as demais categorias têm resultado válido para o Campeonato Paulista.

Nessa 5ª etapa, estarão atuando no júri Rosalind Flosi de Vasconcelos, diretora da FPH, Claudia Moreira de Mesquita, juíza da Federação Equestre Internacional (FEI) e Ricardo Mocheletto Leão, do Rio Grande do Sul. Do total de seis etapas, os quatro melhores resultados serão considerados na classificação do ranking 2016, tanto da FPH quanto da ABPSL. A única etapa que não pode ser descartada é a ultima, que terá peso dois e acontece entre 9 e 11/12, no Centro Hípico de Tatuí, em Tatuí (SP).

No ranking parcial, com resultados de quatro etapas, conjuntos formados com cavalos Lusitanos ocupam o topo de 14 das 16 possíveis lideranças.

Luiz Carlos Oliveira e Cisne SA (foto: Maria Rita Motheo)

Campeonato Brasileiro de Equitação de Trabalho

Outra atração é a III etapa do Brasileiro de Equitação de Trabalho, competição promovida pela ABPSL, mas aberta a todas as raças. Serão três dias de provas: na sexta-feira (07/10) acontece o Ensino, no sábado (08/10) a Maneabilidade e, no domingo (09/10), a Velocidade.

O Brasileiro de Equitação de Trabalho vem sendo disputado por dezenas de competidores a partir de oito anos de idade, divididos em graus de dificuldade: Nível I (Infantil, Mirim, Amador, Amador Proprietário, Preliminar e Cavalos Novos); Nível II (Intermediária - incluindo animais que já tenham participado da categoria Principal/Forte) e Nível III (a mais exigente, equivale à categoria Principal.

É aberta a quaisquer conjuntos, desde que este conjunto não participe de nenhuma outra categoria).

A IV e ultima etapa do Campeonato Brasileiro de Equitação de Trabalho é uma das atrações do Festival do Cavalo Lusitano de Tatuí, de 9 a 11/12, em Tatuí (SP).

Premiação e patrocínio

Em cada etapa são distribuídos R$ 6.000,00 em prêmios (R$ 2.000,00 por Nível), além de uma moto 0 km sorteada entre todos os competidores.

Assinam como patrocinadores do Campeonato Paulista de Adestramento e Taça São Paulo de Adestramento: Arena Lusitanos, Castanheiro Agro Pastoril, Cavaes Santa Cruz, Coudelaria dos Damas, Coudelaria Luso Brasileira, Coudelaria Santo Antônio, CER – Central Equina de Reprodução, Comunique AG, Fazenda Sasa, Haras Crystal, Haras das Mangueiras, Haras Monsanto, Haras Passargada, Haras Perrone, Hightil, Lusitano Embalagens, Nutrivel, P + E, Rações Fazendeiro, Rancho Bonanza, Rancho São Judas e Vila de Sagres.

O evento no Haras das Mangueiras é aberto ao público, no seguinte endereço:

Rua Noemia Miranda, 220 – bairro Ponte Nova – Itapira (SP).

Confira as dicas de como chegar no link: http://harasdasmangueiras.com.br/localizacao/

Mais informações e o programa completo das etapas do Campeonato Paulista de Adestramento e Campeonato Brasileiro de Equitação de Trabalho estão no site da ABPSL: www.associacaolusitano.com.br

fonte: Assessoria de Imprensa (Rute Araújo)

5 visualizações
bottom of page