top of page
Buscar
  • Foto do escritor

Exército Brasileiro presta homenagem aos atletas militares do hipismo Adestramento


Os atletas militares olímpicos - Luiza Tavares de Almeida e João Victor Marcari Oliva - serão homenageados neste domingo (09/10) durante o Campeonato de Hipismo do Exército, que acontece na Academia Militar de Agulhas Negras, Resende (RJ). Terceiros-sargentos do Exército Brasileiro e atletas militares, Luiza e João Victor fazem parte do programa de atletas de alto rendimento das Forças Armadas, sendo apontados como modelo de esportistas, inspiração e exemplo para os cadetes da AMAN e alunos do Colégio Militar do Rio de Janeiro.

Luiza Tavares de Almeida: Sargento Luiza Almeida (24 anos) competia no Salto até os 12 anos, quando se transferiu para o Adestramento, construindo uma sólida carreira nas pistas. É a atleta da modalidade que mais representou o Brasil em Olimpíadas (Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016).

Luiza Tavares de Almeida: Sargento Luiza Almeida (24 anos)

Como atleta militar, foi medalha de ouro individual e prata por equipe nos Jogos Mundiais Militares de 2011, no Rio de Janeiro. Em Pan-americanos, duas participações: Jogos do Rio 2007, quando foi bronze por equipe, e Jogos de Guadalajara/México 2011. Luiza Almeida também integrou a equipe nos Jogos Equestres Mundiais de Kentuck/EUA 2010 e Normandia/França 2014, sendo a primeira representante da América do Sul no FEI World Dressage Cup em ‘s-Hertogenbosch, Holanda. Pentacampeã brasileira (Junior 2006 e Sênior Top em 2008/2011/2012 e 2013). A amazona venceu por cinco anos consecutivos - de 2009 a 2013 - o Prêmio Brasil Olímpico, o “Oscar” dos esportes conferido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Luiza Almeida pertence à tradicional família luso-brasileira, os Tavares de Almeida, que seleciona cavalos Lusitanos há quase três décadas na Coudelaria Rocas do Vouga, em Itu (SP).

João Victor Marcari Oliva: Sargento Oliva (20 anos) foi o melhor brasileiro da modalidade Adestramento (Dressage) em Olimpíadas, quando nos Jogos do Rio 2016 fechou sua apresentação com Xamã dos Pinhais, alcançando 68.071% no Grand Prix. Além de talentoso cavaleiro, também é dele o comando da seleção de cavalos Lusitanos na Coudelaria Ilha Verde, em Araçoiaba da Serra (SP). Enquanto a paixão por cavalos e pela Dressage é herança do pai (o empresário Victor Oliva, que deu início a seleção dos animais no início dos anos 1990), João Victor tem na mãe (Hortência Marcari, ícone do basquete brasileiro) sua inspiração como atleta.

João Victor Marcari Oliva: Sargento Oliva (20 anos) foi o melhor brasileiro da modalidade Adestramento (Dressage) em Olimpíadas

João Victor aprendeu a montar aos três anos no haras; aos 12, em 2008, fez estreia vitoriosa nas pistas. De lá até as Olimpíadas do Rio, soma várias conquistas, entre elas a medalha de bronze por equipe nos Jogos Pan-americanos de Toronto 2015; medalha de ouro individual e por equipe nos Jogos Sul Americanos de 2014, no Chile; melhor resultado da equipe nos Jogos Equestres Mundiais da Normandia, na França, também em 2014; Pentacampeão brasileiro (Amador em 2008, Mirim 2009, Junior em 2010 e 2011 e Young Rider 2012); vencedor do Prêmio Brasil Olímpico - “Oscar” dos esportes conferido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) – em 2014 e 2015, além de indicado em 2012 e 2013. João Victor contabiliza dezenas de participações em Concursos de Dressage Internacional (CDI) de 3 a 5 estrelas , realizados no Brasil, América do Sul e diferentes países europeus.

Desde julho de 2014, João Victor vive em Möhnesee/Günne, Alemanha, onde além de treinar com Norbert van Laak e participar de competições internacionais, também prepara e treina cavalos Lusitanos de outros criadores e os apresenta ao mercado europeu.

fonte: Assessoria de Imprensa (Rute Araújo) / fotos: Ney Messi (Luiza Almeida) / Divulgação

15 visualizações
bottom of page