top of page
Buscar
  • Foto do escritor

O amigo de sempre tem seu dia comemorado em várias datas; hoje é internacional.


Considerado o tanque de guerra de muitas batalhas ao longo da história, em todas elas o cavalo foi peça fundamental para conquistas de territórios. Foi no dorso de cavalos que independências foram proclamadas. Tornou-se amigo fiel do homem campeiro, na lida com o gado, no transporte, nas caçadas e no lazer. Nas diversas provas esportivas, olímpicas ou não, é o único animal que participa junto com o cavaleiro. Hoje, em muitas cidades, o pelotão hípico é a forma mais prática de deslocamento policial e, na equoterapia, são eles que auxiliam no trabalho e recuperação de Portadores de Necessidades Especiais.

Hoje, 16/03, é considerado o Dia Internacional do Cavalo. No entanto, no Rio Grande do Sul, em 2003, o governo estadual sancionou a Lei 11.973, instituindo o dia 14/09 como o Dia do Cavalo naquele estado, como forma de valorizar as tradições e costumes do povo riograndense.

Nenhum outro animal marcou tanto a história da civilização quanto o cavalo. Impérios floresceram ou foram destruídos, por isso não há como negar a sua contribuição ao desenvolvimento humano nos mais diversos campos, do econômico ao militar. Daí a nossa concordância com o pensamento do francês Ephrem Houël, conhecido principalmente como o iniciador de raças trote na França, que escreveu: "Cercado pelos elementos que conspiram para sua ruína e por animais cuja velocidade e força superam as suas, o homem teria sido um escravo sobre a terra. O cavalo fez dele um rei".

Para homenagear e reconhecer o trabalho do animal que acompanha o homem na construção do mundo, desde o segundo milênio antes de Cristo, existem algumas datas comemorativas. Hoje, 16/03, é considerado o Dia Internacional do Cavalo. No entanto, no Rio Grande do Sul, em 2003, o governo estadual sancionou a Lei 11.973, instituindo o dia 14/09 como o Dia do Cavalo naquele estado, como forma de valorizar as tradições e costumes do povo riograndense. Existe também, em 24/11, o Dia Nacional do Criador de Cavalos, além de 14/03, para a comemoração do Dia Nacional dos Animais.

Mas, independente das datas oficiais, quem vive no mundo equestre sabe que o Cavalo merece homenagens todos os dias.

539 visualizações
bottom of page