Buscar

Amigos da Atrelagem e seus cavalos maravilhosos nas Montanhas do Japi


As trilhas da serra do Japi (Jundiaí, SP), normalmente ocupadas por caminhantes em busca da natureza e ciclistas atrás de aventura, no dia de São João (24/06) teve seu acesso um pouco congestionado devido à presença de uma tropa muito bem cuidada, atrelada a carruagens dos mais diversos tipos. Os moradores da região não sabiam que o hotel Fazenda Montanhas do Japi mais uma vez era anfitrião do grupo "Amigos da Atrelagem", agora em seu 5º Encontro. Foi lá que o grupo realizou a segunda reunião, quando ainda se estruturava esta atividade fora das pistas de competição.

Um pouco de nostalgia pode ter orientado a opção de voltar à Fazenda Montanhas do Japi, onde os primeiros participantes ficaram marcados não só pela beleza do lugar, mas também pela maneira familiar como todos são recebidos no local. E já que o grupo cresceu e a Fazenda tem a estrutura necessária, a decisão foi das mais acertadas.

No silêncio da montanha

Logo no início da manhã de sábado (24/06), em uma área verde especialmente destinada, os preparativos para o desfile aconteciam da maneira usual: escovação dos cavalos, trançamento de crinas, verificação dos arreios e itens de segurança das carruagens, enfim, rotina semelhante a qualquer dia de competição.

Mas, a semelhança parou por aí, pois o intuito do dia era o desfrute da natureza, junto ao verde e ao sol, em busca de relaxamento mental para todos os envolvidos: cavalos, condutores, equipes técnicas e, inclusive, os convidados.

Enquanto isso, na Casa de Pedra, era servido o autêntico café da Fazenda (Montanhas da Japi) aos convidados de cada grupo representado naquele dia em "Amigos da Atrelagem": Quinta da Candelária, Em Busca do Galope, Haras Larissa, Estância São Francisco de Borja, Estância do Dunga, Fazenda Interagro Lusitanos, Charretes Bertolo.

Dentre algumas surpresas do dia, um rosto conhecido: Ana Hickmann, que levou a família para conhecer e prestigiar a Atrelagem.

Tudo pronto

Com o frio da manhã, a vontade era de ficar um pouco mais ao pé do fogão a lenha, mas a natureza fez sua parte e o sol anunciou que era hora de partir. No gramado reluzia uma porção de carruagens nacionais e importadas, tendo à frente uma bela tropa das raças Puro Sangue Lusitano, Crioulo, Haflinger, Welsh Cob e Friesian.

Depois do aquecimento e passeio por trilhas do hotel fazenda, a comitiva seguiu para um trecho urbano com o apoio das Guardas Municipal e Florestal (definido pela Secretaria de Segurança da Prefeitura de Jundiaí), mostrando ao público que a prática da atrelagem pode ser muito prazerosa também longe das competições.

De volta à Fazenda, a prioridade ficou no tratamento dos animais e na arrumação do material de atrelagem, tarefas que sempre atraem ajuda de bastidor.

Flávio D'Angieri Fº homenageia Ana Hickman, que aceitou o convite para conhecer a Atrelagem.

Tal qual o café da manhã, o almoço reservou receitas típicas de fazenda, onde o fogão a lenha fica sempre em destaque. Quem provou, aprovou e pode acompanhar as demais surpresas que Flávio D'Angieri Filho e Ronaldo Ricardo de Souza colocaram na sequência, como a entrega de broches da Atrelagem às condutoras e esposas de condutores. Depois dos "Parabéns",o bolo dos aniversariantes do período adoçou o fim de tarde do quinto encontro dos Amigos da Atrelagem.

#atrelagem #AnaHickmann #AmigosdaAtrelagem #FazendaMontanhasdoJapi #Interagro

0 visualização
  • Facebook Trote&Galope
  • Instagram Trote&Galope
  • Youtube Trote&Galope

© 2014 por TROTE & GALOPE e HELENO CLEMENTE PHOTOEQUESTRE

Todos os direitos reservados. Proibido reproduzir textos ou fotos sem autorização do autor. All rights reserved.