top of page
Buscar
  • Foto do escritor

Nata jovem do hipismo disputa seletiva FEI Children 2017 na Hípica Paulista


Seletiva brasileira para a Final FEI Children 2017 começou nessa sexta-feira (1º/09) e segue amanhã (sábado, 02/09), na Sociedade Hípica Paulista - São Paulo (SP) - com um fabuloso time de 25 jovens talentos que buscam uma vaga na competição. Promovido e organizado anualmente pela FEI - Federação Equestre Internacional - e reunindo amazonas e cavaleiros com idade entre 12 e 14 anos, o FEI Children tem seletivas em diversos países com o objetivo de selecionar os 16 melhores conjuntos da categoria, com participação máxima de dois conjuntos por país.

A amazona da casa Julia Miguel com Rheinella GV (Tupa Video)

A amazona da SHP, Julia Miguel com Rheinella GV (foto Tupa Video)

Depois, esses 16 melhores do mundo se juntam a outros 16 conjuntos do país anfitrião, palco da Final, que é realizada em sistema de rodízio por diversos países. Os percursos de todas as seletivas são idênticos e este ano foi idealizado pelo suíço Gérard Lachat. Como a execução dos percursos é feita por um profissional de cada país, na seletiva brasileira a função foi compartilhada por dois experts: Lucia Faria Alegria e Carlos Alberto Raposo Lopes.

Programação

Em todas as seletivas são executados quatro percursos, dois por dia, divididos em duas provas. Na seletiva brasileira, onde a disputa é na pista de grama, a prova 1 - percurso “A” com obstáculos a 1,10m - aconteceu na tarde hoje (sexta-feira, 1º/09), que teve na sequência o percurso “B”, com obstáculos a 1,20m.

A prova 2 será a atração do sábado (amanhã, 02/09), às 13h, com o percurso “A” e obstáculos a 1,10m; o percurso “B” acontece às 15h30, com obstáculos a 1,20m.

A soma do resultado dos dois dias é enviada para a Federação Equestre Internacional e os 16 melhores conjuntos de nível mundial (máximo de dois por país) são convocados para a grande Final do FEI Children 2017, que acontece na virada do ano, entre 28/12/2017 e 1º/01/2018, em Pequim, China.

Quem pode participar da seletiva

Estão aptos a participar da seletiva as amazonas e cavaleiros brasileiros que competem na categoria Gold, com obstáculos de 1,10m / 1,30m, que tenham nascido entre 1º de janeiro de 2003 e 31 de dezembro de 2005, ou seja, atletas que completam de 12 a 14 anos até o final de 2017. Cada concorrente pode participar com dois cavalos, mas foi necessário indicar após a inspeção veterinária, em 31/08, qual dos animais concorre ao FEI Children.

O Brasil na Final do FEI Children

Em 2013, a final FEI Children foi em Brasília e teve Brasil no placar, com Paulo Roberto Brasileiro de Miranda (medalha de prata) e Filipe Baratella Risi, bronze. Em janeiro de 2012, a Final 2011 do Fei Children´s International Jumping aconteceu em Hong Kong e teve como campeã a brasileira Sarah Vasconcellos, também ouro por equipe. Em 2002, a final também foi na capital brasileira e o pódio foi 100% verde e amarelo: Maira Machado Pinheiro (ouro), Fabio Genes (prata), Fernando Pasmanick Schilis (bronze). Em 2003, no Canadá, Fabio Genes honrou o Brasil com a dalha ouro.

Na última final, Lys Katherine Park Kang e Rafaela Dias Melo, respectivamente, campeã e vice da seletiva brasileira em 2016, representaram o Brasil na Final em Guadalajara, em janeiro 2017. Lys garantiu o 4º posto individual.

fonte: Assessoria de Imprensa (Rute Araújo)

3 visualizações
bottom of page