top of page
Buscar
  • Foto do escritor

Resultados em Golegã deixam equipe brasileira de Atrelagem ainda mais confiante


No último domingo (12/11), terminou o maior evento da Capital Portuguesa do Cavalo: Feira Nacional do Cavalo, em Golegã; atletas brasileiros da Atrelagem Esportiva retornam trazendo na bagagem os títulos de 1º, 2º e 3º lugares na categoria CAR1 - Concurso Completo de Atrelagem, que não inclui a prova de Maratona. Angela Schönburg foi a Campeã, Milene Greco ficou em segundo e Eduard Schönburg em terceiro.

Ainda assimilando sua conquista, a campeã Angela Schönburg conta a Trote&Galope que esta primeira - e surpreendente - participação de uma equipe brasileira nas provas de Atrelagem em Portugal foi organizada pela diretora de Atrelagem da CBH (Confederação Brasileira de Hipismo), Ana Carolina Borja de Almeida - Carol Borja. "Chegamos em 30/10 para uma Clínica de Atrelagem com o campeão Jorge Baixo, na Quinta da Boa Vista, gentilmente cedida para este fim pela proprietária Madalena Abecassis, grande entusiasta da Atrelagem e patrona do esporte em Portugal." Ambos já estiveram algumas vezes no Brasil, realizando clínicas e desenvolvendo pistas e percursos para Atrelagem.

Angela destaca que, desde a chegada até às vésperas das provas, a equipe se entregou com garra ao treinamento, não só para estar em forma nas provas como também a facilitar sua aproximação com os cavalos - além dos carros e equipamentos - cedidos por Madalena Abecassis. "O Brasil participou com três conjuntos nas provas de Adestramento e Maneabilidade (Cones) e achei que estávamos muito bem treinados. As orientações que recebemos e a confiança que nos foi passada por Carol Borja também foram muito importantes para a conquista desses resultados."

Resultado e pontuação 1º lugar - Angela Schönburg - 62,61 2º lugar - Milene Greco - 70,26 3º lugar - Eduard Schönburg - 73,41

Milene Greco resume sua participação na competição de Golegã com duas palavras: "maravilhosa e inesquecível". E muitos fatores contribuíram para isso: "a organização da equipe foi perfeita e tivemos todo o suporte necessário para estrear na categoria CAR1". A atleta diz que foi sua primeira prova fora do Brasil (assim como os demais colegas), o que gerou alguns desafios a serem enfrentados como: controlar a ansiedade e apreensão; trabalhar com um cavalo desconhecido, num ambiente novo e ter pouquíssimo tempo para interagir com ele a fim formar o conjunto.

Outro ponto importante a vencer foi o clima. "No dia da prova de Adestramento caiu uma chuva muito forte e fizemos a prova mesmo assim, o que para mim foi muito difícil. Já a prova de Maneabilidade aconteceu na praça central da cidade, com grande público; muito bonita e empolgante. Ficar em segundo lugar no Adestramento e na Maneabilidade foi muito gratificante e fiquei super feliz com o resultado. Posso dizer que não esquecerei essa experiência, tanto de vida como no esporte", assegura com entusiasmo.

Experiência internacional x amadurecimento profissional

Na opinião da diretora de Atrelagem, Carol Borja, que também aproveitou para fazer curso de condução de quadra (4 cavalos), essa estreia da equipe brasileira na Atrelagem de Portugal é muito positiva e contribui para a experiência individual dos participantes. "Eles tiveram a oportunidade de conhecer o estilo dos concorrentes, a forma de atuação dos juízes, a organização. Tudo isso pode refletir no nível de experiência que cada um acumulou até então." Carol considera a experiência internacional muito importante para atletas de um esporte ainda tão novo no Brasil, principalmente porque é a partir dessa estreia que eles estarão aptos a repetir e até melhorar os resultados na próxima Feira, em 2019.

Durante a extensa programação da Feira Nacional do Cavalo, merece destaque a inauguração - em 5/11 - da Academia Nacional de Atrelagem, que leva o nome de Academia Madalena Abecassis de Atrelagem. Durante o evento, a presença da equipe brasileira foi mencionada e recebeu elogios da homenageada (confira no link: http://www.equitacao.com/noticias/1008/8/academia-nacional-de-atrelagem/).

3 visualizações
bottom of page