top of page
Buscar
  • Foto do escritor

Atletas especiais emocionam a torcida no campeonato de Três Tambores paraesportivo


A 2ª edição do Campeonato de Três Tambores Paraequestre e Convidados foi o evento que agitou a vila hípica do CCSP - Clube de Campo de São Paulo no último domingo (9/12). Além das provas contra o cronômetro na pista de areia, o programa levou apresentação de volteio, exposição de carruagens e carros antigos, e pontos de venda de produtos equestres.

Organizado pela Hípica Recanto Guarapiranga, com suporte da NBHA Brazil - National Barrel Horse Association of Brazil (criadora do primeiro evento dessa natureza na América Latina), o Campeonato de Três Tambores Paraequestre visa estimular a participação social e esportiva de atletas com deficiência (auditiva, física, intelectual ou visual) na modalidade Três Tambores. Dessa forma, além de ampliar a mobilização em torno do esporte, ao invés de criar um ranking ou buscar um pódio super competitivo, o evento promove a inclusão social levando o esporte a todos, "amando os diferentes como são e não como gostaríamos que fossem".

Emoção nas provas e no pódio

O público interagiu e se emocionou com o empenho de cada participante que, a seu modo cumpriu o regulamento e superou o desafio de circundar os três tambores que caracterizam a prova. Com cavalos experientes e especialmente treinados, os participantes entraram em pista sob aplausos da grande "Família do Tambor", que a todo momento se transformava em torcida organizada. Assim, pais e amigos se uniam em gritos de incentivo, tornando os poucos segundos da prova suficientes para transmitir segurança e colocar sorriso no rosto de cada atleta.

Motivos não faltaram para comemorar, tanto pelos resultados das provas quanto pela alegria proporcionada aos competidores, cujo desenvolvimento torna-se visível a cada etapa. Para os organizadores, a participação em provas dessa natureza atua positivamente no tratamento dos paratletas e reforça os elos familiares. Outro motivo de comemoração foi o suporte que tornou possível essa 2ª edição do Campeonato, como a infraestrutura oferecida pelo CCSP e o empenho e envolvimento dos patrocinadores em torno dessa causa.

fotos: reprodução Facebook

3 visualizações
bottom of page