top of page
Buscar
  • Foto do escritor

Equitana: EAMM afirma que europeus desejam o cavalo Mangalarga Marchador


ESPECIAL EQUITANA 2019 - Celebrando 10 anos de existência, a Associação Europeia do Mangalarga Marchador – EAMM – afirma que existe fila de espera para aquisição de animais da raça. A fila só não anda devido à demora na liberação das barreiras sanitárias que ainda impedem a importação de equinos do Brasil.

Marcando presença na Equitana, junto ao estande da Agromaripá, a presidente da Associação Europeia do Mangalarga Marchador - Astrid Oberniedermayr - falou sobre o trabalho nestes 10 anos da entidade, ressaltando o interesse dos europeus – em especial os alemães – pelos cavalos da raça.

“Isto é resultado do trabalho iniciado lá atrás, com o projeto Vitrine Mangalarga Marchador na Equitana (quando o presidente da Associação Brasileira era o Magdi Shaat) cuja continuidade foi dada pelo criador Marcelo Baptista Oliveira, através da Agromaripá, presente na maior feira de cavalos do mundo pela quinta vez”, comentou Astrid. Na presidência desde a criação da EAMM, Astrid acaba sendo a referência do Mangalarga Marchador na Europa e afirma que a entidade somente não cresceu pela falta de animais e a impossibilidade de importá-los.

Dieter Mader e Astrid Oberniedermayr, a presidente da EAMM (foto Susi Freitas)

Dieter Mader e Astrid Oberniedermayr, a presidente da EAMM (foto Susi Freitas)

“Existe interesse real do europeu pelo Mangalarga Marchador, pois é um cavalo perfeito para este mercado, especialmente a Alemanha. Ele pode ser usado por aqueles que desejam ter seus próprios cavalos para montar ou mesmo fazer cross country, equitação de trabalho e até adestramento. O Mangalarga Marchador é ideal para tudo isto, além de ser muito sensível e bonito. Todas estas características são muito bem aceitas em nosso mercado, então, se os cavalos pudessem chegar aqui, com certeza teríamos uma entidade em pleno crescimento”, continuou Astrid. Contando com cerca de 100 membros, a Associação é enxuta. Para manter seus associados, está sempre buscando subsidiar clínicas que despertem a continuidade do interesse pela raça.

No estande da Agromaripá, na Equitana 2019, a pergunta que Astrid mais ouve é: onde estão os cavalos? Todo ficam muito ansiosos em experimentar os animais. “A Agromaripá já é famosa na Europa por seus cavalos e tem uma ótima reputação aqui, então, como não estamos com animais na feira, mostramos o criatório brasileiro através de vídeos. Na sequência, mais uma pergunta: quando podemos importar estes cavalos? O Marcelo Baptista é um visionário e faz um importantíssimo trabalho de marketing para o Mangalarga Marchador, além de sempre ajudar os interessados na raça, por acreditar no mercado europeu”, completa Astrid.

Assim como os criadores brasileiros, Astrid espera que as barreiras sanitárias com o Brasil sejam sanadas o quanto antes, para que - na Equitana 2021 - os animais voltem à feira, tornando possível até a realização de um leilão de Mangalarga Marchador no evento.

“Acredito muito no crescimento do Mangalarga Marchador na Europa. Vários países têm o perfil para aquisição da raça, só está faltando a possibilidade de importação. Continuamos na expectativa”, finalizou.

Sobre a Equitana

Considerada a maior feira equestre do mundo, a Equitana 2019 vai até 17 de março com exposição de mais de 750 expositores de diversas localidades da Europa, abrangendo todos os segmentos da cadeia produtiva do cavalo, não só na área comercial, mas também em seminários, conferências, concursos e shows equestres. Em média, recebe mais de 200 mil visitantes a cada edição, que acontece a cada dois anos, sempre no mês de março.

Público estimado em mais de 200 mil visitantes a cada edição (foto Equitana)

Público estimado em mais de 200 mil visitantes a cada edição (foto Equitana)

Muito apreciada pelos europeus, Atrelagem é um dos esportes de sucesso na arena da Equitana (foto EQUITANA / Sven Cramer)

Muito apreciada pelos europeus, Atrelagem é um dos esportes de sucesso na arena da Equitana (foto EQUITANA / Sven Cramer)

Desde 2010, a representante comercial da Equitana no Brasil é Patrícia Opik, cujo trabalho iniciado na edição da feira em 2011 vem permitindo divulgar um pouco mais da equideocultura brasileira. De lá para cá, a participação vem aumentando a cada evento. Mais informações podem ser obtidas no site www.equitana.com ou direto com Patrícia, no telefone (11) 99624-3377.

fonte: Assessoria de Imprensa (Susi Freitas)

26 visualizações
bottom of page