top of page
Buscar
  • Foto do escritor

Seletiva pan-americana de Adestramento volta a agitar a Sociedade Hípica Paulista


ADESTRAMENTO - Quatro seletivas em solo brasileiro para formação do Time Brasil de Adestramento acontecem na Hípica Paulista. Neste final de semana (25 e 26/5), a 3ª seletiva ocorre em paralelo com a Nacional de Adestramento e Exposição do Cavalo Lusitano.

Continua acirrada a disputa por uma das quatro vagas no Time Brasil de Adestramento nos Jogos Pan-americanos de Lima, entre 26/7 e 11/8, no Peru. Neste fim de semana (25 e 26/5), na Sociedade Hípica Paulista, local das quatro seletivas pan-americanas em solo brasileiro, 11 conjuntos (cavalo/cavaleiro) estão inscritos, divididos em duas categorias: oito no Small Tour e três no Big Tour. Em paralelo acontece um Concurso de Adestramento Nacional com quase 100 conjuntos, além da 38ª Exposição Internacional do Cavalo Puro Sangue Lusitano.

Mauro Pereira Junior com Don Enrico AMM (foto Jane Monteiro)

Mauro Pereira Junior com Don Enrico AMM (foto Jane Monteiro)

O Prix St. George acontece no sábado (25/5) e a Intermediária I no domingo (26). Já no Big Tour, o Grand Prix será no sábado; o Grand Prix Special, no domingo. O júri da série Internacional será formado pelo francês Raphael Saleh, juiz 5* da Federação Equestre Internacional (FEI), e por outros três juízes FEI 4*: Claudia Mesquita (Brasil), Sandra Smith Oliveira Martins e César Lopardo Grana (Argentina).

A 4ª e última seletiva para formação do Time Brasil de Adestramento será em 22 e 23/6, na Sociedade Hípica Paulista, durante o CDI2* Laffranchi e Haras Crsytal.

A CBH tem até o dia 26 de junho para definir os conjuntos que integrarão o Time Brasil de Adestramento na 18ª edição dos Jogos Pan-americanos de Lima. A equipe será formada por quatro conjuntos, mais um reserva, e deve ter no mínimo um conjunto de nível Big Tour (Grand Prix). As outras três vagas podem ser preenchidas por conjuntos nível Small Tour (St Georges e Intermediate I).

Contabilizando os índices

Nas duas primeiras seletivas realizadas em março e abril, oito conjuntos registraram índice técnico estabelecido pela Confederação Brasileira de Hipismo, de no mínimo 69% de aproveitamento no Small Tour e 68% no Big Tour. Para se habilitar à vaga na equipe é necessário o registro de no mínimo dois índices. Com dois índices estão João Victor Marcari Oliva montando Biso das Lezírias e Mauro Pereira Junior com Don Enrico AMM, que competem no Small Tour, e Pedro Tavares de Almeida montando Aoleo (Big Tour).

João Paulo dos Santos com Carthago Comando SN: conjunto pré-qualificado pro Pan (foto Jane Monteiro)

João Paulo dos Santos com Carthago Comando SN: conjunto pré-qualificado pro Pan (foto Jane Monteiro)

Com um índice estão cinco conjuntos do Small Tour: João Paulo dos Santos / Carthago Comando SN – conjunto pré-qualificado por ter obtido o melhor resultado no CDI1* de Buenos Aires -, Paulo César dos Santos, com duas montarias, Fidel da Sasa JE e Espartano LS, Luiza Tavares de Almeida / Baluarte do Vouga e Yara do Amaral Fernandes / Dileto HI.

Agenda do Adestramento no Pan de Lima, Peru

A modalidade abre as disputas do hipismo no domingo (28/07), com o Prix. St. George (Small Tour) e o Grand Prix (Big Tour), com disputas que começam às 9h e seguem até às 17h com resultados válidos para a qualificativa individual.

Na segunda-feira (29/7), com a realização das provas Intermediária I (Small Tour) e Grand Prix Special (Big Tour), se define o pódio por equipes e os resultados servirão para a qualificativa individual.

Na quarta-feira (31/7), o Freestyle (Intermediária I e GP Special) define o pódio individual.

Nos Jogos de Lima, o Hipismo Adestramento contará com 48 atletas divididos em dez equipes, mais oito atletas que participam da disputa individual. A equipe campeã e a vice carimbam passaporte de seus países para as Olimpíadas de Tóquio 2020. EUA já garantiram vaga no WEG 2018 e, se conquistar ouro ou prata, abre vaga para o ganhador do bronze.

Transmissão ao Vivo

Evento

CDI e CAN Laffranchi Sociedade Hípica Paulista Rua Quintana, 206 ou Rua Porto Martins, nº 342 - portão 4 Entrada franca

fonte: Imprensa CBH (Carola May / Rute Araújo)

2 visualizações
bottom of page