Até domingo (2/6), o Clube Hípico de Santo Amaro é o point do hipismo brasileiro com mais de 1,6 mil participações nas provas de 1 a 1.45 metro. Sábado (1/6), a final da 3ª Etapa do Longines XTC é a grande atração; no domingo (2/6), o GP Clássico encerra a competição. A entrada é franca.
Com mais de 1,6 mil participações em pista, começou nessa quinta-feira (30/5) e segue até domingo (2/6), o 5º Concurso de Salto Nacional D´ Maio no Clube Hípico de Santo Amaro (SP). O evento também culmina com a 3ª Etapa do Longines Extreme Teams Challenge (LXTC), inédita competição por equipes criada pelo cavaleiro olímpico Doda Miranda.
Ao todo, serão disputadas 33 provas de 1 a 1.45 metro. As principais são a final do 3ª Etapa do Longines Extreme Teams Challenge, no sábado (1/6), às 17h, seguida da Copa Ouro, a partir das 19h. No domingo (2/6), o GP Clássico, a 1.45 metro, encerra a competição que marca um recorde de participação na temporada nacional 2019. Em 2018, o grande campeão do GP Clássico foi Marcelo Gozzi, então com 18 anos e atual vice campeão sul-americano Junior. Gozzi, recém recuperado de uma fratura no pé, volta a defender a equipe Audicius no LXTC.
Marcelo Gozzi, campeão do GP Clássico no CSN D Maio 2018 (foto Luis Ruas)
Ação social No final de semana (1 e 2/6), também haverá apresentação dos alunos da Equoterapia da Escola de Equitação CHSA. Com mais de 195 praticantes, o CHSA atende gratuitamente 65 portadores de diferentes síndromes, carentes, graças a patrocinadores que abraçaram a causa e uma parceria com o SUS. Vale lembrar que em 14/5, a lei que aprovou a equoterapia como método de reabilitação de pessoas com deficiência foi sancionada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. O CHSA já oferece equoterapia há mais de 30 anos e vem incrementando o atendimento com ações beneficentes em prol da causa.
Briga pela liderança do Longines XTC Com apenas 2 pontos separando o time líder do terceiro colocado, o campeonato criado pelo cavaleiro olímpico Doda Miranda, que também participa da competição, promete emocionante disputa pela liderança. Atualmente, a equipe Exitum lidera com 47 pontos, contra 46 da Artem, em segundo, e 45 da Opus, em terceiro. O equilíbrio é tanto que o time que chegar na frente, entre eles, provavelmente irá para a 4ª etapa, na Sociedade Hípica Paulista, em meados de junho, como líder.
Na qualificatória dessa quinta (30/5), no Clube Hípico de Santo Amaro, com obstáculos de 1,40 metro de altura, na pista de areia, o team Exitum deve ser representado pelo seu capitão - o cavaleiro olímpico Stephan Barcha - e os cavaleiros Luís Felipe Pimenta Alves e André Moura, vencedores da segunda e última etapa na Sociedade Hípica Paranaense, em Curitiba.
Cada competidor marca seu tempo, no cronômetro, sendo que o pior dos três é descartado, somando os dois mais rápidos para o resultado final da qualificatória. Em cada obstáculo derrubado no percurso é somado quatro segundos ao tempo de cada um deles.
Pela equipe Artem, segunda colocada do momento, devem competir Artemus de Almeida (capitão) e os cavaleiros Gabriel de Queiróz Gouveia e Bruno Chaves Peçanha. Já a terceira colocada, a Opus, vencedora da primeira etapa na Sociedade Hípica Paulista, deve ser representada pelo capitão José Reynoso Fernandez Filho e os cavaleiros José Luiz Guimarães e Giulia Scampini.
Classificação Longines XTC após 2 de 7 etapas
1º Team Exitum 47 pontos 2º Artem 46 pontos 3º Opus 45 pontos 4º Aurum 40 pontos 5º Fortuna 36 pontos 6º Crystallini 32 pontos 7º Imperium 32 pontos 8º Vitae 20 pontos 9º Opportuna 18 pontos 10ºE Equus e Passion 15 pontos 12ºE Audacius e Auxilium 13 pontos
CSN D Maio e 3ª Etapa Longines XTC Rua Visconde de Taunay, 508 Entrada Franca Estacionamento: R$ 25
fonte: Imprensa CBH (Carola May / Rute Araújo) / Assessoria Longines Extreme Challenge