top of page
Buscar
  • Foto do escritor

Três Tambores: jovem competidora de Bastos pode fazer história


A atual campeã da categoria ANTT Mirim disputa, após um ano, o título na Feminina adulta. Com muito talento, encerrou a temporada regular da ANTT como a sexta melhor do ranking entre 200 competidoras. A Final Organnact ANTT está marcada para os dias 13 e 14 de setembro, durante o Jaguariúna Rodeo Festival.

Ellen Sayuri Foto Elaine Kodama

Com apenas 14 anos de idade, Ellen Sayuri já faz parte do time de grandes estrelas da modalidade Três Tambores no Brasil. Natural de Bastos/SP, a jovem competidora ocupa a sexta posição no ranking da ANTT – Associação Nacional dos Três Tambores, que promove o maior campeonato da modalidade nas arenas brasileiras há 16 anos.

Campeã nacional da categoria Mirim pela própria ANTT em 2018, este ano ela se dedicou exclusivamente à categoria adulta, por ter ultrapassado o limite de idade proposto pelo regulamento da categoria para jovens estrelas e garantiu classificação para a grande final, que acontece nos dias 13 e 14 de setembro, em Jaguariúna/SP.

Estar classificada para a final, entre as seis melhores do Brasil, coloca Ellen em lugar de destaque e coroa uma temporada na qual ela enfrentou grandes desafios. “Não foi fácil, pois a Feminina tem muitas meninas mais experientes do que eu, mas foi um ano com grandes resultados”, revela. A temporada do ANTT, em 2019, teve 13 etapas e contou com a participação de mais de 200 competidoras.

Sempre em companhia das éguas Sabida Cody Whiz e Designer by Signed, da raça Quarto de Milha, a competidora venceu duas etapas competindo com as melhores do Brasil e se tornou a primeira competidora revelada pela categoria Mirim a vencer duas vezes na categoria adulta em toda a história da ANTT.

Com um futuro brilhante sendo desenhado, Ellen Sayuri começou a competir na modalidade aos cinco anos de idade. “Desde que eu tinha uns dois anos, eu falava que queria montar em touros, então, como era perigoso me apresentaram os Três Tambores”, recorda. Sua estreia na ANTT foi aos 10 anos, mesma idade que venceu sua primeira etapa no campeonato.

Em quatro anos de carreira na categoria reservada às competidoras de até 12 anos, além do título nacional ela também igualou o recorde de oito vitórias em uma mesma temporada e é a segunda maior vencedora da categoria com 11 vitórias no total.

Com foco totalmente voltado à categoria adulta, ela comemora o excelente ano e tem como objetivo terminar a temporada na melhor posição possível do ranking. Entre os objetivos também estão a conquista do título nacional, que a tornaria a primeira competidora a conquistar o campeonato nacional da ANTT tanto na mirim, quanto na adulta.

FINAL ANTT

Pelo segundo ano consecutivo, o Jaguariúna Rodeo Festival será palco da FINAL ORGANNACT ANTT, etapa decisiva da temporada 2018/2019 do Campeonato da Associação Nacional dos Três Tambores. As competições acontecem nos dias 13 e 14 de setembro, em Jaguariúna/SP, uma das arenas mais famosas do rodeio brasileiro.

Em dois dias de competições, com três rodadas, a FINAL ORGANNACT ANTT irá distribuir mais de 100 mil reais em prêmios, incluindo um carro zero km para a campeã nacional da categoria Feminina. As classificadas irão disputar premiação diária em cada um dos três rounds e também a premiação final do campeonato, que abrange as demais colocações (além das campeãs).

As finalistas desta temporada foram definidas na última semana de julho. Iniciado em setembro de 2018, o 16° Campeonato Nacional de Três Tambores esteve presente em 13 eventos, sendo sete etapas principais, quatro etapas bônus e duas etapas especiais.

Pela categoria Feminina, a temporada teve a participação de 200 competidoras, mas apenas 17 delas conseguiram cumprir os requisitos mínimos para se classificar para a decisão. Na FINAL ORGANNACT ANTT, as 10 melhores do ranking disputam o título da Feminina - Gold Race, onde a grande campeã será premiada com o carro zero.

As outras sete classificadas, que terminaram a temporada regular entre a 11ª e a 17ª posições do ranking, disputam a Feminina - Silver Race, que também irá coroar a grande campeã nacional. Já na categoria Mirim, que reúne as competidoras de até 12 anos, são cinco finalistas, em busca de se tornar campeã nacional entre as jovens estrelas da modalidade.

Como em anos anteriores, haverá antidopping na final e três passadas por competidora definirão os títulos. Todas as finalistas entrarão na arena na sexta à noite, sábado de manhã e sábado à noite. Cada uma das três rodadas, além de premiação extra diária, fornece pontuação ao ranking.

Os tempos serão somados e, ao término das passadas (de acordo com a classificação da menor para a maior soma) as competidoras recebem nova pontuação. Acrescentando os pontos da final ao ranking geral, será definida a classificação de 2019.

Veja abaixo a lista completa de finalistas:

GOLD RACE

1 – Ana Carolina Cardozo – Araraquara-SP – 965 pontos

2 – Kelly Caroline Pereira – Duartina-SP – 595 pontos

3 – Gabriela Sávio – Brotas-SP – 540 pontos

4 – Kelly Calle – Palmeira-PR – 510 pontos

5 – Rafaela Slaviero – Curitiba-PR – 505 pontos

6 – Ellen Sayuri – Bastos-SP – 445 pontos

7 – Gabriela Ferro – São Pedro-SP – 410 pontos

8 – Eduarda Peres – Potirendaba-SP – 390 pontos

9 – Viviane Gratão – Catalão-GO – 345 pontos

10 – Bianca Ramos – Atibaia-SP – 340 pontos

SILVER RACE

1 – Heloísa Medeiros de Sá – S.J. Rio Preto-SP – 290 pontos

2 – Letícia do Valle – Pres. Prudente-SP – 290 pontos

3 – Maria Eduarda Cardozo – Araraquara-SP – 250 pontos

4 – Giovana Balbo – Umuarama-PR – 190 pontos

5 – Thais Munique – Votuporanga-SP – 160 pontos

6 – Brehna Bazanella – Americana-SP – 155 pontos

7 – Jéssica Natany dos Santos – Pirassununga-SP – 140 pontos

MIRIM

1 – Luana Lima Bastos – Bataguassu-MS – 590 pontos

2 – Olívia Ianez – Tabapuã-SP – 520 pontos

3 – Maria Eduarda Fernandes – Paraguaçú Pta.-SP – 400 pontos

4 – Maria Manuela Arantes – Cravinhos-SP – 370 pontos

5 – Maria Fernanda Valentim – São Sebastião da Grama-SP – 330 pontos

fonte: Assessoria de Comunicação (Luciana Omena / foto Elaine Kodama)

12 visualizações
bottom of page