top of page
Buscar
  • Carola May

3º Sgto Thiago Rhavy fatura seu 1ª titulo Brasileiro Senior Top e Doda Miranda é vice

Cavaleiro olímpico Doda Miranda, pentacampeão brasileiro senior top, foi vice. Felipe Juares, 3º, se manteve na liderança do ranking anual, agora seguido por Rhavy.



Nesse domingo (30/6), o GP Final do Campeonato Brasileiro Senior Top foi a grande atração na Sociedade Hípica Paulista, perante mais de mil visitantes. A vitória no GP, disputado em duas voltas a 1.60m, foi do cavaleiro brasiliense 3º Sargento Thiago Rhavy de Sá e Silva montando Con Chello´s Son JMen, que zerou a 1ª passagem e, na 2ª, fechou com apenas um ponto perdido. Com esse resultado, Rhavy (36 anos), que coleciona vitórias desde as categorias de base, garantiu seu primeiro título brasileiro da categoria senior top (rendimento máximo) com apenas 9 pontos perdidos ao longo do campeonato.


"Estamos cumprindo a meta do ano de buscar uma vaga na Copa do Mundo 2025: vencer o Brasileiro Senior Top 2024, conseguimos também vencer o GP de Curitiba (válido pela Copa do Mundo), o que é uma alegria enorme e que dá força pra gente trabalhar", contou Rhavy, que monta Con Chello´s Son JMen, Brasileiro de Hipismo de 13 anos recém completos, há dois anos.


"Foi um percurso grande, técnico, com participação de super cavaleiros, alguns são meus ídolos há muito tempo. Isso mostra que a gente não pode errar, os percursos de hoje certamente foram os mais difíceis pra gente até hoje", disse o campeão, referindo-se à armação do course-designer internacional Anderson Lima. 


Rhavy tem metas bem estabelecidas para o próximo ciclo olímpico. "Primeiramente, a Copa do Mundo 2025 e depois, no próximo Mundial, Pan e Olimpíada, em que espero estar à disposição da equipe brasileira", destacou o campeão. "Só tenho a agradecer toda a equipe, que é enorme: veterinário, tratador, ferrador, cavaleiros, proprietários e família. Realmente não é uma vitória minha, mas de toda a equipe."


Já Doda Miranda, pentacampeão brasileiro senior top, que vinha liderando a competição sem faltas após as duas primeiras parciais, acabou cometendo uma falta (4 pontos) a cada passagem e na 2ª perdeu o estribo o que pode ter contribuído pelo pequeno excesso de tempo fechando com 10 pontos, resultado que garantiu ao medalhista olímpico o vice-campeonato. Na 3ª colocação aparece Felipe Juares de Lima e Nina Blue M Secco Marathon que fecharam o campeonato com 12 pontos.


Com esse resultado, após cinco de 10 etapas do ranking brasileiro senior top 2024, Felipe se manteve na liderança do ranking Brasileiro Senior Top agora totalizando 168 pontos. Rhavy, que vinha em 4º lugar, assumiu a vice-liderança do ranking 154 pontos e Raphael Machado Leite, 4º no pódio final, subiu do 5º para 3º posto, 132 pontos.


Agenda

A próxima etapa do ranking acontece no Internacional - CSI-W5* Longines São Paulo Horse Show, o 34º Indoor, na Sociedade Hípica Paulista, entre 20 e 25 de agosto, primeiro grande encontro da nata do esporte no país após Paris 2024. O GP Final, a 1.60m, sob dois percursos distintos rola no domingo (25/8), a partir das 15h.



Pódio Brasileiro Senior Top 2024

Campeão 3º Sargento Thiago Rhavy de Sá e Silva / Con Chello´s Son JMen - FHBR - 9 pp

Vice Doda Miranda / DTC Dinozo um Prince - FPH - 10 pp

Felipe Juares de Lima / Nina Blue M Secco Marathon - FPH - 12 pp

Raphael Machado Leite / Carisma Império Egípcio - FPH - 22 pp

Vitor Dantas de Carvalho / N10 More Than Extra - FPH - 25 pp

Pedro Paulo Onety Cordeiro / Jumanje do Cach - FPH - 29 pp



fonte: Informações para imprensa (Carola May)

5 visualizações

Comments


bottom of page