Buscar

Cavalos exercem grande importância para a história da humanidade

Brasil possui plantel com 5,7 milhões de equinos, movimentando enorme cadeia de empregos, comércio e indústria.


Bruno Ribeiro, vice-presidente da Vetnil e o campeão Nacional de Brasileiro de Hipismo 2020, Quabriolet JCR
Bruno Ribeiro, vice-presidente da Vetnil e o campeão Nacional de Brasileiro de Hipismo 2020, Quabriolet JCR

O cavalo tem a sua importância no mundo desde os primórdios da humanidade, sendo utilizado na construção de cidades, nas guerras, locomoção de tropas, serviço da pecuária extensiva, lazer, prática de esportes e, mais recentemente, na terapia para pessoas com deficiência. Assim, em homenagem e reconhecimento às contribuições desse importante animal, que acompanha o homem há milhares de gerações, foi instituído o ‘Dia Internacional do Cavalo’, comemorado todos os anos, no dia 16 de março.


Atualmente, o Brasil possui um plantel com cerca de 5,7 milhões de equinos, o que movimenta uma cadeia de empregos, comércio e indústria. De acordo com o Estudo do Complexo do Agronegócio (MAPA), a atividade injeta, todos os anos, mais de R$ 16 bilhões na economia do país. Esse negócio é aquecido por uma paixão que passa de pai para filho. Bruno Ribeiro, vice-presidente da Vetnil, empresa fundada pelo seu pai, o médico veterinário João Carlos Ribeiro, carrega esse sentimento.


O idealizador da Vetnil também foi um dos fundadores da raça Brasileiro de Hipismo (BH), pois acreditava que, assim, com a junção de características específicas, formaria uma raça ideal para a prática da modalidade. “A partir do envolvimento com os cavalos, pensando no bem-estar deles e no que poderia contribuir para melhorar o desenvolvimento da espécie no Brasil, através de pesquisas na área de nutrição e saúde de equinos, meu pai criou a Vetnil”, revela o vice-presidente da empresa.


Os cavalos sempre fizeram parte da vida da família Ribeiro. Seu haras, além de ser um espaço de convivência com os animais, funciona como uma extensão da empresa, compartilhando valores e histórias. “A essência da Vetnil vem dos cavalos. A preocupação com outros seres, a interação e os valores que eles trazem... Meu pai falava muito do que aprendia com eles. Era um visionário e estudava muito. Dizia que o aperfeiçoamento é infinito”, destaca Bruno, sobre o papel do cavalo na fundação da Vetnil.


“Quero muito que essa essência se estenda para a próxima geração. Pois, são com valores, como amizade e determinação, que construímos os nossos sonhos e nos tornamos campeões. É muito bom saber que o sonho se tornou realidade, seja na raça Brasileiro de Hipismo, no Puro Sangue-Inglês ou no Quarto de Milha, as quais criamos hoje. Em 2020, por exemplo, animal de nossa criação, Quabriolet JCR, foi campeão da Exposição Nacional do BH e ainda tivemos um QM classificado na final do GP Torneio”, finaliza.


A Vetnil perguntou também aos parceiros o que o cavalo significa para eles. Acesse o link e confira: https://www.instagram.com/tv/B90EAPhJCi3/?igshid=1q3e3vfzr5g95

Acompanhe as mídias sociais www.vetnil.com.br, Instagram @vetnioficial, e ainda o canal no Youtube www.youtube.com/vetnilgrupos




fonte: Assessoria de Imprensa (Verônica Formigoni)

5 visualizações0 comentário