top of page

Rocas Festival acontece em Itu / SP

  • há 13 minutos
  • 4 min de leitura

Com um leque de atrações que buscam “conectar um público sofisticado com uma pluralidade de paixões que atravessam fronteiras, do esporte à polícia e a economia”, o evento que tem o cavalo Lusitano como essência está movimentando a Coudelaria Rocas do Vouga, em Itu (SP) e segue até domingo (14/09).


Em clique de Ney Messi, o 3º Sgtº Murilo Augusto Machado / Jorge V.O, que compete no Big Tour do CDI3*
Em clique de Ney Messi, o 3º Sgtº Murilo Augusto Machado / Jorge V.O, que compete no Big Tour do CDI3*

Em sua 3ª edição e já se consolidando como um dos mais importantes eventos do cenário hípico do Brasil, o Rocas Festival reúne criadores brasileiros e estrangeiros, cavaleiros tops, juízes internacionais, empresários e autoridades.


O cavalo Puro Sangue Lusitano, selecionado há três décadas pela família Tavares de Almeida, idealizadora e organizadora do evento, é o centro das atrações e destaque em competições de nível internacional e nacional de Adestramento, na dinâmica prova de Equitação de Trabalho, nos julgamentos de morfologia, no 3º Leilão Rocas do Vouga e nos shows equestres.


Internacional e nacional de Adestramento

Na programação centrada no cavalo, a Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) em parceria com a Federação Paulista de Hipismo (FPH) promovem concursos internacional e nacional de Adestramento (CDI3* e CAN) com participação de cerca de 80 conjuntos (cavalo/cavaleiro), entre eles olímpicos e medalhistas pan-americanos e sul-americanos. O Concurso de Dressage Internacional (CDI3*), chancelado pela Federação Equestre Internacional (FEI), conta com competidores nas séries Big Tour (Grand Prix, GP Special e GP Freestyle) e Small Tour (Prêmio São Jorge, Intermediária I) e disputas de sexta-feira (12/9) a domingo (14/9). No júri estarão atuando Peter Holer (Alemanha), Anne Gribons (EUA) e Carlos Lopes (Portugal), juízes FEI L4/5*, o argentino César Grana (FEI L3/4*) e presidindo o júri Cláudia Moreira Mesquita, diretora de Adestramento da CBH e juíza FEI L3/4*.


O Concurso de Adestramento Nacional (CAN), com participação de atletas amadores e profissionais em diferentes séries e categorias, promete disputas acirradas a partir dessa quarta-feira (10/9) até o encerramento do Rocas Festival.


Lidadora do Vouga, grande campeã fêmea do Concurso de Modelo e Andamentos do Festival em 2024 conduzida por João Oliveira, de Portugal
Lidadora do Vouga, grande campeã fêmea do Concurso de Modelo e Andamentos do Festival em 2024 conduzida por João Oliveira, de Portugal

A lida do campo na pista

A inédita “Copa Rocas do Vouga de Equitação de Trabalho” chega para valorizar a funcionalidade do cavalo Lusitano, raça que no início da década de 2000 introduziu no Brasil esse esporte de origem europeia inspirado na lida do campo. A disputa é realizada em percurso com até sete obstáculos que remetem aos encontrados no trabalho diário nas fazendas.


Luciano Pereira Alves, um dos veteranos na Copa Rocas do Vouga de Equitação de Trabalho (foto Montart/ABET)
Luciano Pereira Alves, um dos veteranos na Copa Rocas do Vouga de Equitação de Trabalho (foto Montart/ABET)

A competição reúne 18 conjuntos (cavalo/cavaleiro) que formarão três equipes compostas por duas duplas de cada categoria - Amador, Principal e Graduados – entre atletas amadores e veteranos.


Os competidores participam de duas fases: na quinta-feira (11/9) acontece a prova de Maneabilidade e, na sexta-feira (12/9), a Velocidade. Rui Rosado (de Portugal) e Elcio Sabadini (pelo Brasil) são os juízes responsáveis pela avaliação dos competidores. A organização da prova é de Ney Messi Eventos e Rocas do Vouga com o apoio da Associação Brasileira de Equitação de Trabalho (ABET).


Concurso de Modelo e Andamentos

Evento anual promovido pela Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL), o Festival Internacional do Cavalo Lusitano abre sua programação com a aprovação de garanhões na quarta-feira (10/9) e segue com o Concurso de Modelo e Andamentos, que começa na quinta-feira (11/9) com o julgamento das fêmeas puxadas à mão, segue na sexta-feira (12/9) com avaliação dos machos de todas as categorias de idade e retorno das fêmeas adultas apresentadas montadas, terminando no domingo (14/9) com os grandes campeonatos. Também serão definidos os melhores apresentadores e ginetes (nacional e internacional), o melhor criador e o melhor expositor.


3º Leilão Rocas do Vouga

Negócios também estão na pauta da programação com a 3ª edição do “Leilão Rocas do Vouga” na tarde de sábado (13/9), com oferta de 24 lotes, entre cavalos montados, matrizes e garanhões e cotas de um reprodutor premiado em Portugal. Os animais representam a genética de excelência selecionada pelo anfitrião Manuel Tavares de Almeida Filho e sua família. O pregão, que também conta com vendedores convidados, tem organização conjunta da Milan Leilões e IGS Leilões. Eduardo Vaz vai comandar o martelo.


Plataforma de atrações e entretenimento

Um espetáculo equestre (Garrocha) ao som de orquestra sinfônica e da voz do tenor Thiago Arancam na noite de quarta-feira (10/9) abre a programação especial do Rocas Festival.

Ao longo do evento, o privilegiado público poderá conferir vários painéis, entre eles sobre evolução e bem-estar com Paulo Muzy, curadoria de moda e influência com Gabi Silva Rolli, mentoria de economia, clínica com o consagrado tenista argentino Juan Martin Del Potro e palestra sobre nutrição do cavalo com Claudia Ceola (Guabi).


Nos intervalos das competições, o público pode conferir as esculturas da artista plástica Bia Dória e uma exposição de carros colecionáveis. O Rocas Festival também traz outras novidades nessa edição como um torneio de poker e o Dressage Couture, um “espetáculo inédito que une moda e performance equestre, em uma experiência única que celebra a criatividade e inspira novas formas de viver a moda”. O desfile fecha com chave de ouro a programação de entretenimento no domingo (14/9).


Outro momento esperado são os debates com personalidades do meio político, entre eles os governadores de Goiás, Ronaldo Caiado, e de Minas Gerais, Romeu Zema, no painel “As mentes que vão moldar o futuro” entre sexta-feira (12/9) e domingo (14/9).


Tradição do evento, as variadas atrações musicais começam na quarta-feira (10/9) com a orquestra sinfônica e o tenor Thiago Arancam. Na quinta-feira (11/9) a festa é portuguesa com um show de Fado. Na sexta-feira (12/9), o show Sambô dá o ritmo. No sábado (13/9), são dois shows: com Thiago Abravanel seguido de Michel Vieira e encerra a programação musical o show Samba em Família na tarde de domingo (14/9).


O Rocas Festival tem transmissão online na ZRTV - https://www.youtube.com/live/pj2Ww4shaWo e os resultados do Adestramento podem ser conferidos no Gira.io





 
 
  • Facebook Trote&Galope
  • Instagram Trote&Galope
  • Youtube Trote&Galope

© 2014 por TROTE & GALOPE e HELENO CLEMENTE PHOTOEQUESTRE

Todos os direitos reservados. Proibido reproduzir textos ou fotos sem autorização do autor. All rights reserved.

bottom of page