Rocas Festival acontece em Itu / SP
- há 13 minutos
- 4 min de leitura
Com um leque de atrações que buscam “conectar um público sofisticado com uma pluralidade de paixões que atravessam fronteiras, do esporte à polícia e a economia”, o evento que tem o cavalo Lusitano como essência está movimentando a Coudelaria Rocas do Vouga, em Itu (SP) e segue até domingo (14/09).

Em sua 3ª edição e já se consolidando como um dos mais importantes eventos do cenário hípico do Brasil, o Rocas Festival reúne criadores brasileiros e estrangeiros, cavaleiros tops, juízes internacionais, empresários e autoridades.
O cavalo Puro Sangue Lusitano, selecionado há três décadas pela família Tavares de Almeida, idealizadora e organizadora do evento, é o centro das atrações e destaque em competições de nível internacional e nacional de Adestramento, na dinâmica prova de Equitação de Trabalho, nos julgamentos de morfologia, no 3º Leilão Rocas do Vouga e nos shows equestres.
Internacional e nacional de Adestramento
Na programação centrada no cavalo, a Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) em parceria com a Federação Paulista de Hipismo (FPH) promovem concursos internacional e nacional de Adestramento (CDI3* e CAN) com participação de cerca de 80 conjuntos (cavalo/cavaleiro), entre eles olímpicos e medalhistas pan-americanos e sul-americanos. O Concurso de Dressage Internacional (CDI3*), chancelado pela Federação Equestre Internacional (FEI), conta com competidores nas séries Big Tour (Grand Prix, GP Special e GP Freestyle) e Small Tour (Prêmio São Jorge, Intermediária I) e disputas de sexta-feira (12/9) a domingo (14/9). No júri estarão atuando Peter Holer (Alemanha), Anne Gribons (EUA) e Carlos Lopes (Portugal), juízes FEI L4/5*, o argentino César Grana (FEI L3/4*) e presidindo o júri Cláudia Moreira Mesquita, diretora de Adestramento da CBH e juíza FEI L3/4*.
O Concurso de Adestramento Nacional (CAN), com participação de atletas amadores e profissionais em diferentes séries e categorias, promete disputas acirradas a partir dessa quarta-feira (10/9) até o encerramento do Rocas Festival.

A lida do campo na pista
A inédita “Copa Rocas do Vouga de Equitação de Trabalho” chega para valorizar a funcionalidade do cavalo Lusitano, raça que no início da década de 2000 introduziu no Brasil esse esporte de origem europeia inspirado na lida do campo. A disputa é realizada em percurso com até sete obstáculos que remetem aos encontrados no trabalho diário nas fazendas.

A competição reúne 18 conjuntos (cavalo/cavaleiro) que formarão três equipes compostas por duas duplas de cada categoria - Amador, Principal e Graduados – entre atletas amadores e veteranos.
Os competidores participam de duas fases: na quinta-feira (11/9) acontece a prova de Maneabilidade e, na sexta-feira (12/9), a Velocidade. Rui Rosado (de Portugal) e Elcio Sabadini (pelo Brasil) são os juízes responsáveis pela avaliação dos competidores. A organização da prova é de Ney Messi Eventos e Rocas do Vouga com o apoio da Associação Brasileira de Equitação de Trabalho (ABET).
Concurso de Modelo e Andamentos
Evento anual promovido pela Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL), o Festival Internacional do Cavalo Lusitano abre sua programação com a aprovação de garanhões na quarta-feira (10/9) e segue com o Concurso de Modelo e Andamentos, que começa na quinta-feira (11/9) com o julgamento das fêmeas puxadas à mão, segue na sexta-feira (12/9) com avaliação dos machos de todas as categorias de idade e retorno das fêmeas adultas apresentadas montadas, terminando no domingo (14/9) com os grandes campeonatos. Também serão definidos os melhores apresentadores e ginetes (nacional e internacional), o melhor criador e o melhor expositor.
3º Leilão Rocas do Vouga
Negócios também estão na pauta da programação com a 3ª edição do “Leilão Rocas do Vouga” na tarde de sábado (13/9), com oferta de 24 lotes, entre cavalos montados, matrizes e garanhões e cotas de um reprodutor premiado em Portugal. Os animais representam a genética de excelência selecionada pelo anfitrião Manuel Tavares de Almeida Filho e sua família. O pregão, que também conta com vendedores convidados, tem organização conjunta da Milan Leilões e IGS Leilões. Eduardo Vaz vai comandar o martelo.
Plataforma de atrações e entretenimento
Um espetáculo equestre (Garrocha) ao som de orquestra sinfônica e da voz do tenor Thiago Arancam na noite de quarta-feira (10/9) abre a programação especial do Rocas Festival.
Ao longo do evento, o privilegiado público poderá conferir vários painéis, entre eles sobre evolução e bem-estar com Paulo Muzy, curadoria de moda e influência com Gabi Silva Rolli, mentoria de economia, clínica com o consagrado tenista argentino Juan Martin Del Potro e palestra sobre nutrição do cavalo com Claudia Ceola (Guabi).
Nos intervalos das competições, o público pode conferir as esculturas da artista plástica Bia Dória e uma exposição de carros colecionáveis. O Rocas Festival também traz outras novidades nessa edição como um torneio de poker e o Dressage Couture, um “espetáculo inédito que une moda e performance equestre, em uma experiência única que celebra a criatividade e inspira novas formas de viver a moda”. O desfile fecha com chave de ouro a programação de entretenimento no domingo (14/9).
Outro momento esperado são os debates com personalidades do meio político, entre eles os governadores de Goiás, Ronaldo Caiado, e de Minas Gerais, Romeu Zema, no painel “As mentes que vão moldar o futuro” entre sexta-feira (12/9) e domingo (14/9).
Tradição do evento, as variadas atrações musicais começam na quarta-feira (10/9) com a orquestra sinfônica e o tenor Thiago Arancam. Na quinta-feira (11/9) a festa é portuguesa com um show de Fado. Na sexta-feira (12/9), o show Sambô dá o ritmo. No sábado (13/9), são dois shows: com Thiago Abravanel seguido de Michel Vieira e encerra a programação musical o show Samba em Família na tarde de domingo (14/9).
O Rocas Festival tem transmissão online na ZRTV - https://www.youtube.com/live/pj2Ww4shaWo e os resultados do Adestramento podem ser conferidos no Gira.io