top of page
Buscar
  • Foto do escritor

1º páreo abre temporada de Corridas do Cavalo Árabe com sucesso

RG El Bak conquistou o Prêmio Augusto Maurício Wanderley, no último sábado (16/1), no Hipódromo de Cidade Jardim


RG El Back campeão do Páreo Augusto Maurício Wanderley (Divulgação JCSP)
RG El Back campeão do Páreo Augusto Maurício Wanderley (Divulgação JCSP)

A abertura da temporada 2021 de Corridas do Cavalo Árabe teve páreo emocionante na raia de 1.100 metros de distância na areia, com a participação de nove animais inscritos valendo a bolsa de R$10 mil. O exemplar da raça, RG El Bak, arrancou uma vitória eletrizante nos últimos metros, no sábado (16/1), no Jockey Club de São Paulo.

Ao ser dada a largada, RG El Bak, conduzido pelo jockey J. Severo, ficou atrás, inicialmente, disputando entre a quarta e quinta posição na primeira volta. Por outro lado, quem comandou o páreo desde o início foi Graccus Rach com o jockey F. Larroque, que conseguiu até abrir uma boa vantagem dos adversários. Contudo, na reta de chegada, pelo lado de fora, RG El Bak saiu em disparada.


Graccus Rach que, até então liderava com folga, passou a ganhar a companhia do adversário na segunda posição. Até que emparelhou e, nos metros finais, RG El Bak assumiu a dianteira, levando para casa o prêmio de forma emocionante.


RG El Bak é de propriedade e criação de Claudio Ribas, do Kazik Stud, do Paraná, e cria desde 1989. Segundo ele, essa foi a primeira corrida do animal, provando que uma boa seleção genética, produz campeões, já que o pai dele é Campeão Nacional de Corrida.


“O RG El Bak é filho de RG Karat, que ganhou todos os páreos dos quais participou e, RG Kemir é filho de Zapal (campeão brasileiro de 120 km no enduro, tendo antes corrido nos Jockey Club de Varsóvia e Curitiba) melhor matriz de corridas na Campanha em 2016. Os dois animais estrearam no Jockey Club de São Paulo, são inéditos com três anos, sendo que RG El Bak completou esta idade trinta dias antes. Eles iniciaram as atividades em São Paulo, em novembro, sob o comando do Sr. Estanislau Petrochinski, veterinário e treinador, e os resultados foram muitos bons, um campeão e 3º lugar”, explicou Claudio Ribas.


O Prêmio Augusto Maurício Wanderley foi disputado no Jockey Club de São Paulo, no Hipódromo de Cidade Jardim e contou com a presença do presidente da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA), Rodrigo Forte.


Almir Ribeiro, Diretor de Corrida da ABCCA, agradeceu a presença de todos. "Parabéns a todos os criadores participantes do páreo e que investem na Corrida. Em especial, a família do nosso homenageado que não se intimou em se deslocar mais de 1.000 Km para assistir a esse espetáculo. Ao nosso presidente, Rodrigo Forte, que veio com a família toda para assistir mais uma grande corrida. E a todos os apaixonados pelo nosso cavalo Árabe, que continuam nos estimulando nesta apaixonante missão 2021, que está apenas começando."

Homenagem

O páreo em questão homenageou o criador Augusto Maurício Wanderley. De acordo com o diretor de Corrida da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Árabe (ABCCA), Almir Ribeiro, ele foi um dos maiores entusiastas da raça no Brasil, tendo participado de competições do cavalo Árabe até seus 77 anos de idade, falecendo em 2017.


“Nosso homenageado, sem dúvida, foi um dos maiores entusiastas do Cavalo Árabe montado. Passou parte da infância no Jockey Club de São Paulo e criava PSA no estado de Mato Grosso do Sul. Montado em seus Cavalos Árabes, conquistou títulos de Campeão Nacional nas modalidade de Western Pleasure, English Pleasure, Hunter Pleasure e Pleasure Drive”.


O filho do homenageado, Flávio Wanderley esteve presente para acompanhar o páreo e agradeceu à ABCCA pela lembrança. “Ele era um apaixonado do cavalo Árabe montado e dizia que ‘a melhor forma de ver um cavalo é de cima’. Sempre se envolveu com todas as atividade do cavalo Árabe e, para nossa família, é muito gratificante receber essa homenagem da ABCCA. Parabéns aos campeões, foi um páreo bem disputado”, concluiu Flávio.


Para conhecer mais sobre cavalo Árabe, acesse www.abcca.com.br e fique por dentro do calendário de eventos.

Confira o resultado completo - Prêmio Augusto Mauricio Wanderley

1100 metros, para animais de 3 anos ou mais sem vitória

Colocação Animal Jóquei Tempo

RG El Bak J.Severo 1:16.884

2º Graccus Rach F.Larroque 1:17.108

RG Kemir R.Mendonça Ap3 1:17.915

Zarmacja Rach P.Jesus Ap2 1:19.057

Revelation Rach I.Silva Ap2 1:19.469

RG Kansas M.Silva 1:20.211

Zendaya Rach A.R.Oliveira 1:21.297

8º Maisa Do Bagda O.Pereira Filho 1:21.581

Lalaland Rach A.F.Matos 1:25.169

bottom of page