Buscar

Jockey Club de São Paulo nasceu na Mooca


A rica história do Jockey Club de SP pode ser lida diretamente no site da entidade, mas foi por acaso que Trote & Galope descobriu (em um trabalho entitulado "A Herança Indígena em São Paulo – O Bairro da Mooca") algumas imagens e dados relacionados à mesma história.

Conta o autor que, no ano de 1876, "um acontecimento importante marcou a história da Mooca: Rafael Paes de Barros, senhor de muitas terras na região, que se estendiam até a Vila Prudente e Vila Alpina, criava o Clube Paulista de Corridas de Cavalo, atual Jockey Club".

O texto também destaca que o "Jockey ficava no sopé das chamadas colinas da Mooca, no mesmo local onde hoje está instalada a Administração Regional da Mooca. Em consequência disso, um ano depois, para atender aos apaixonados pelo esporte, foi criada a linha de bonde Mooca-Centro, movida a tração animal".

no ano de 1876, "um acontecimento importante marcou a história da Mooca: Rafael Paes de Barros, senhor de muitas terras na região, que se estendiam até a Vila Prudente e Vila Alpina, criava o Clube Paulista de Corridas de Cavalo, atual Jockey Club".

"Estava formado um centro de lazer, logo frequentado pela sociedade do café, que vinha do Centro para apostar grandes somas nas corridas de cavalo, inclusive onde a Marquesa de Santos, já envelhecida, era uma das animadoras das corridas.

Vale ressaltar que a Mooca foi escolhida para a localização do Turfe de São Paulo porque era um ambiente de alta categoria, considerado um bairro excelente para se morar. O 'Prado' permaneceu no local por 64 anos."

Notícias do turfe, no jornal O Estado de São Paulo.

Conheça mais fatos dessa interessante história da Mooca em:

http://www.saopauloinfoco.com.br/novosite/bairro-da-mooca/

Conheça a história oficial do Jockey Club contada com riqueza de detalhes no site: http://www.jockeysp.com.br/historia.asp

#fotografiadecavalos

10 visualizações0 comentário
  • Facebook Trote&Galope
  • Instagram Trote&Galope
  • Youtube Trote&Galope

© 2014 por TROTE & GALOPE e HELENO CLEMENTE PHOTOEQUESTRE

Todos os direitos reservados. Proibido reproduzir textos ou fotos sem autorização do autor. All rights reserved.