top of page
Buscar
  • Foto do escritor

Jockey Club de São Paulo nasceu na Mooca


A rica história do Jockey Club de SP pode ser lida diretamente no site da entidade, mas foi por acaso que Trote & Galope descobriu (em um trabalho entitulado "A Herança Indígena em São Paulo – O Bairro da Mooca") algumas imagens e dados relacionados à mesma história.

Conta o autor que, no ano de 1876, "um acontecimento importante marcou a história da Mooca: Rafael Paes de Barros, senhor de muitas terras na região, que se estendiam até a Vila Prudente e Vila Alpina, criava o Clube Paulista de Corridas de Cavalo, atual Jockey Club".

O texto também destaca que o "Jockey ficava no sopé das chamadas colinas da Mooca, no mesmo local onde hoje está instalada a Administração Regional da Mooca. Em consequência disso, um ano depois, para atender aos apaixonados pelo esporte, foi criada a linha de bonde Mooca-Centro, movida a tração animal".

"Estava formado um centro de lazer, logo frequentado pela sociedade do café, que vinha do Centro para apostar grandes somas nas corridas de cavalo, inclusive onde a Marquesa de Santos, já envelhecida, era uma das animadoras das corridas.

Vale ressaltar que a Mooca foi escolhida para a localização do Turfe de São Paulo porque era um ambiente de alta categoria, considerado um bairro excelente para se morar. O 'Prado' permaneceu no local por 64 anos."

Conheça mais fatos dessa interessante história da Mooca em:

Conheça a história oficial do Jockey Club contada com riqueza de detalhes no site: http://www.jockeysp.com.br/historia.asp

81 visualizações
bottom of page