top of page
Buscar
  • Foto do escritor

Brasil tem Dressage, CCE e Salto nos Jogos Pan-Americanos


Após reconhecimento da pista de competição do Caledon Equestrian Park, nessa sexta-feira (10), a equipe brasileira de Adestramento (Dressage) se prepara para estrear nos Jogos Pan-americanos de Toronto amanhã, sábado (11). Ao longo do dia estarão competindo 43 atletas de 16 países.

Quem abre a pista – e as competições de Hipismo dos Jogos Pan-americanos de Toronto - é o brasileiro Leandro Aparecido da Silva montando Di Caprio. O conjunto se apresenta às 9h (10h no horário de Brasília).

Sarah Waddell montando Quixote Donelly compete às 09h36.

João Victor Marcari Oliva, com Xamã dos Pinhais, se apresenta às 10h39.

O último brasileiro em pista será João Paulo dos Santos, montando Veleiro do Top, às 12h18.

Medalha de ouro individual e por equipe nos Jogos de Guadalajara, o norte-americano Stefen Peters será o ultimo cavaleiro de Dressage a entrar em pista no primeiro dia de provas, competindo às 15h18. O júri será composto pela canadense Elizabeth McMullen (presidente do júri e juiz em E), o dinamarquês Hans Christian Matthiesen (juiz em H), o britânico Stephen Clark (juiz em C), a norte-americana Lilo Fore (juiz em M) e a mexicana Maribel Alonso (juiz em B).

Atletas hípicos

Considerando-se as três modalidades do Hipismo no Pan – Adestramento (Dressage), Concurso Completo de Equitação (CCE) e Salto -, estarão em pista 142 atletas (96 homens e 46 mulheres), representando 19 países. Canadá e Colômbia têm o maior número de representantes (13 cada); com 12 atletas, estão a Argentina, Brasil, Chile, Guatemala, México e Estados Unidos. Na sequência vêm: Venezuela (10), Uruguay (9), Equador (6), Porto Rico (4), Bermudas, Costa Rica e República Dominicana com três atletas; El Salvador e Peru têm dois atletas. Com única representação estão Barbados e Honduras.

Saiba mais sobre o hipismo

O hipismo é dividido em três categorias: adestramento, CCE e saltos, em competições individuais e por equipes, totalizando seis medalhas de ouro. Nos saltos e no CCE, os campeões são aqueles que somarem o menor número de pontos. No adestramento, ganha o ouro o que tiver a maior nota. O CCE, como é chamado, mede o conjunto mais completo da competição. Os conjuntos começam em uma prova de adestramento, passam pelo cross-country e, por fim, vão aos saltos.

Na história, nenhum cavaleiro participou da competição de salto ou adestramento e também do CCE. Os atletas são especializados no Concurso Completo de Equitação, que é disputado em três dias. Os saltos e o adestramento são disputados em regras similares às citadas acima, e o cross-country é dividido em percursos e caminhos, steeplechase (corrida de obstáculos) e cross-country (obstáculos naturais).

PROGRAMAÇÃO DO ADESTRAMENTO:

Sábado, 11/7 – a partir das 9h (10h no Brasil) - Prix St. George - Grand Prix - Qualificatória Individual e por Equipe

Domingo, 12/7 – a partir das 9h (10h no Brasil) - Intermediária I - Grand Prix Special - Final por equipes - Qualificatória individual e Final por Equipes

Terça-feira, 14/7 – 11h (12h no Brasil) - Freestyle Intermediária I - Freestyle Grand Prix - Final Individual

PROGRAMA COMPLETO DAS 3 MODALIDADES e os resultados está no link: http://results.toronto2015.org/…/e…/horario-y-resultados.htm

2 visualizações
bottom of page