top of page
Buscar
  • Foto do escritor

O criador e suas criaturas


Nesta semana, os quartistas que marcarem presença em Avaré - SP (de 12 a 18/10), nos eventos "Potro do Futuro, Copa dos Campeões e Derby da Raça Quarto de Milha de Trabalho e Conformação", terão a oportunidade de conhecer algumas esculturas de cavalos QM em tamanho real, criadas pelo artista plástico Zê Vasconcellos.

As peças em exposição representam um garanhão e uma égua, criadas a pedido de um cliente para decorar a entrada de seu haras. A arte impressiona, pois exibe o poder da mente criativa e das mãos habilidosas do escultor na transformação da matéria prima. Para camuflar a dureza do aço inox e provocar sensações de leveza e movimento, Zê Vasconcellos tem soluções que já viraram uma espécie de assinatura em todas as suas obras.

E é com muita versatilidade que o artista alterna seu trabalho entre esculturas de cavalos (raças e esportes) e outras tão distintas quanto a onça / jaguar que aparece na novela "A Regra do Jogo" (Rede Globo), decorando a sala da personagem de Suzana Vieira: Adisabeba.

Mas, quem acompanha o trabalho de Zê Vasconcellos, certamente conhece o clássico "São Jorge e o dragão", recentemente mostrados em Copacabana (RJ) ou mesmo o "Fórmula Um", que despertou a atenção de pilotos de corrida por tê-lo realizado sem modelos ou gabaritos.

Semanas atrás, o artista surpreendeu os fãs que o seguem nas redes sociais com uma delicada escultura dedicada a Nossa Senhora Aparecida. Por essas e outras razões, não é exagero algum afirmar que o artista dá vida a qualquer metal que possa reciclar.

A trajetória do artista

Zê Vasconcellos participa de eventos e exposições no Brasil e exterior, tendo marcado presença em território alemão nos últimos dois anos. Sobre o processo de criação, o artista dá pistas de como se beneficia de sua incrível visão espacial / tridimensional: "Realizo cada obra por inspiração própria ou, então, imaginadas por aqueles que se tornam meus clientes. Isso é o que torna cada peça exclusiva, já que não faço produção em série. A partir de fotos ou desenhos, enriqueço cada escultura com a minha visão de artista, levando em conta a expectativa de quem a encomendou (se for o caso)". Por tais habilidades, Zê Vasconcellos já foi desafiado a criar esculturas - em tamanho real - da cena que até então só existia no emblema de um conhecido haras. O resultado ficou impressionante.

Mas, antes do metal, o artista experimentou a sua veia criativa em outras bases. Em meados de 1978, pequenas esculturas em giz escolar já destacavam Zê Vasconcellos em salões de arte de Minas Gerais e São Paulo. Isso o colocou, inclusive, como defensor de sua cidade Guaxupé no programa "É proibido colar", conduzido à época por Antonio Fagundes na TV Cultura. Mais recentemente, o artista realizou o que ele chama de sonho antigo: foi ao Programa do Jô.

Assim, o espírito sempre inquieto o levou a experimentar sua arte na argila, madeira, pedra e até na criação de joias. Em 2004, já ingressando no mundo dos metais e dos cavalos, concluiu a primeira escultura equestre Cheval de Fer, revelando fortes tendências às linhas anatômicas e realistas que caracterizam suas esculturas atuais.

Depois de duas temporadas em Paris (2005 e 2006), onde estudou sob as mais diversas influências artísticas, Vasconcellos percebeu que a escultura tinha de ser o principal foco de seu trabalho artístico. De volta ao Brasil, escolheu os metais reciclados para colocar a sua arte a favor da sustentabilidade, revelando um estilo inovador e exemplar de reuso dos materiais.

O atelier Zê Vasconcellos está montado na cidade de Campinas (SP), mas você pode acompanhar novidades em sua página do Facebook (https://www.facebook.com/zevasconcellos1?fref=ts) ou no site www.zevasconcellos.com.br

4 visualizações
bottom of page